Pesquisa personalizada
sexta-feira, 30 de março de 2007
Platão e as Mulheres de Atenas
O sexo feminino é de sua natureza e na razão da sua fraqueza, mais inclinado que o nosso para o mistério e para a astúcia.(Leis. 780)
A diferença evidente é que a mulher dá à luz enquanto que o homem engendra. (República. 454e).
As frases acima são de Platão e mostram uma faceta interessante de seu pensamento: a posição da mulher. (existe uma entrevista imaginária sobre esse tema, não gostei muito mas pra quem quizer vai o link ). É por meio da figura de uma mulher, Diotina que nO Banquete Platão apresenta sua teoria sobre Eros.
O professor Gonçalo Armijos Palácios destacou em seus artigos a igualdade que Platão percebia entre homens e mulheres. Gonçalo destaca esse fato e dá enfase a como era por parte do filósofo grego uma posição revolucionária para Atenas (vale lembrar que em Esparta as mulheres contavam com bem mais liberdade que na cidade democrática)...
É interessante a valorização da mulher por parte de Platão, mas não podemos deixar de lembrar que de certa forma, mesmo no comunismo platônico a mulher continuava sendo vista a partir de uma posição inferior: ela, por exemplo, não poderia se negar a um guerreiro durante um periodo de batalhas...a própria gramática traia ( e ainda trai) os ideais de igualdade.
Vale conferir os textos de Palácios:
Marcadores:
filosofia antiga,
Gonçalo Palácios,
mulheres,
PLatão
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário