Pesquisa personalizada
domingo, 9 de março de 2008
Gonçalo Armijos Palácios e a leitura como prazer
Ler o mundo de modo filosófico. Essa deveria ser uma das competências que a filosofia deveria formar nos alunos do ensino médio segundo a LDB. Então, a filosofia nada mais é do que uma técnica de leitura, um modo de ver o mundo? Essa é uma boa questão. É interessante também investigar como os filósofos lêem, como eles se relacionam com os textos. O professor da UFG Gonçalo Armijos Palácios investigou esse tema em dduas série de artigos
: uma investigando a relação entre prazer e leitura e outra sobre como os filósofos lêem uns aos outros. POsto aqui os links para os artigos de Gonçalo sobre leitura e prazer.
Ortega y Gasset criticava a ideia de que a educação formal geralmente se volta muito para o estudo e deixa pouco espaço para a investigação. A forma como lidamos com a leitura é a chave para entender essa diferença: lemos para nos instruir ou para investigar problemas? Estudar é sim importante, mas não deveria ter como preço perder a capacidade de imaginar e multiplicar "mundos no mundo".
I
II
III
IV
V
VI
VII
VIII
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário