Pesquisa personalizada

sábado, 24 de março de 2007

Diretizes e conteúdo programático da prova de filosofia da Universidade Federal de Uberlância (UFU)

DIRETRIZES GERAIS:
O papel da Filosofia é estimular o espírito crítico, portanto, ela não pode assumir uma atitude dogmática nem doutrinária; deve apresentar, de maneira plural, teorias diversas e estimular a discussão, porém de maneira sistemática e com método. É justamente este potencial de diversidade de abordagens e de variedade temática que permite ao aluno o exercício da função crítica. Por isso, é importante que o programa não seja restritivo, mas contemple uma multiplicidade de temas sempre com preocupação de permanecer dentro da especificidade dos temas genuinamente filosóficos.
Parece-nos que, hoje, esta é a tarefa pedagógica da reabilitação da Filosofia no Ensino Médio, pois tal reabilitação da filosofia tem como objetivo contribuir com a restituição do rigor do pensamento e com a formação de um repertório cultural mais crítico, que saliente momentos marcantes do pensamento ocidental e das instituições construídas no seu contexto; também cumpre-lhe despertar habilidades e resgatar nossa cidadania enquanto participação consciente, crítica e construtiva no interior do corpo social.
O conteúdo da filosofia deverá ser abordado em duas grandes seções - O Conhecimento e a Ação.

O CONHECIMENTO
Nesta Seção, o aluno estudará tópicos selecionados de filosofia grega, medieval e moderna, tomando contato com questões fundamentais para a formação do pensamento ocidental e com disciplinas que se tornaram fios condutores deste longo processo, como a lógica, a metafísica, a
teologia e a teoria do conhecimento.

A AÇÃO
Nesta Seção, o aluno deverá estudar tópicos selecionados relativos à ética e à filosofia política, tendo oportunidade de conhecer e discutir algumas idéias fundamentais da formação de nossa cultura política pública, como as idéias de democracia, legalidade, poder, dever moral, liberdade e virtudes. A filosofia política preocupa-se com a natureza e os fundamentos do Estado, especialmente, com a justificação da autoridade política diante dos cidadãos que a ela se submetem. A ética, como estudo filosófico do pensamento e das ações morais, propicia um contato com as idéias que justificam as decisões humanas e outras que esclarecem os fundamentos dos problemas e respostas morais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

I - A Filosofia Grega
1. Mito e logos.
2. Pré-socráticos:
- Parmênides: a imobilidade do ser.
- Heráclito: o eterno fluxo.
3. Platão:
- Sócrates: ironia e aporia.
- Teoria das idéias: a alegoria da caverna.
4. Aristóteles:
- Metafísica:
. As categorias: substância e acidentes.
. Teoria das quatro causas.
- Noções de lógica:
. Proposição: verdade e falsidade.
. Os termos do silogismo: a validade.

II - Razão Natural e Fé Cristã
1. A patrística:
- Agostinho: a doutrina da iluminação.
2. A escolástica:
- O problema dos universais:
. A posição realista.
. A posição nominalista.
3. Tomás de Aquino:
- Os princípios do conhecimento.
- As provas da existência de Deus.

III - Teoria do Conhecimento
1. Descartes:
- As regras do método.
- A dúvida e o cogito.
-As idéias inatas.
2. Hume:
- A origem das idéias.
- O hábito.
3. Kant:
- A revolução copernicana:
. Fenômeno e coisa em si.
. A filosofia transcendental.
- Juízos analíticos e juízos sintéticos.

IV - Política
1. O Estado como direito e força:
- Maquiavel:
. Força e poder.
. Fortuna e virtù.
- Hobbes, Locke e Rousseau:
. Estado de natureza e direitos naturais.
. Contrato e estado civil.
2. O Estado como processo histórico:
- Hegel e Marx:
. A história como dialética em Hegel.
. O materialismo histórico-dialético.
. Modos de produção: forças produtivas
e relações sociais de produção.

V - Ética
1. Aristóteles:
- virtudes e caráter.
2. Kant:
- Dever e inclinação.
- Autonomia e Esclarecimento.
3. Sartre:
- Existencialismo: liberdade e angústia.
- A ação e a responsabilidade.

Sugestões Bibliográficas
ARANHA, M. L. & MARTINS, M. H. P. Filosofando. São Paulo: Moderna, 1986.
CHAUÍ, M. Introdução à história da filosofia: dos pré-socráticos a Aristóteles. São Paulo: Brasiliense, 1986.
_________. Convite à filosofia, São Paulo, Ática, 1986.
_________. et alii. Primeira filosofia. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.
_________. Filosofia. Série Novo Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2000.
MARCONDES, D. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
MATOS, O. Filosofia: a polifonia da razão. São Paulo: Scipione, 1997.
ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. 2. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1982.

COLEÇÕES
Coleção Logos. São Paulo: Moderna.
Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural.

Nenhum comentário: