Pesquisa personalizada

segunda-feira, 26 de março de 2007

E isso caí no vestibular!
















(UFG-2006-2ª fase- História) Leia os trechos do poema de Murilo Mendes:

Eu quis acender o espírito da vida,

Quis refundir meu próprio molde,

Quis conhecer a verdade dos seres, dos elementos;

Me rebelei contra Deus.

[...]

Então o ditador do mundo

Mandou me prender no Pão de Açúcar:

Vem, esquadrilhas de aviões

Bicar o meu pobre fígado.

Vomito bílis em quantidade,

[...]

Mas não posso pedir perdão.

Citado por RODRIGUES, Antonio Medina. As utopias gregas.São Paulo: Brasiliense, 1988. p. 51-52.

A poesia de Murilo Mendes reatualiza o mito grego, apresentando uma percepção do mundo contemporâneo. Identifique e caracterize a narrativa mítica grega à qual o poema se refere.

A imagem da águia e de Promteu acorrentado não ilustrava a questão: era necessário que o aluno já conhecesse esse mito, o Mito de Prometeu. Prometeu desafiou Zeus ao roubar o fogo divino e leva-ló para os mortais. Essa centelha divina trouxe aos homens inteligência. Como punição por sua ousadia, Promteu foi condenado por Zeus a ficar eternamente acorrentado numa montanha onde, durante o dia uma águia vêm lhe bicar o figado. Durante a noite esse se regenera. A rebeldia de Prometeu que heroicamente desafia os deuses para beneficiar a humanidade tornar-se-ia motivo de diversas homenagens na literatura.

Para ler mais sobre Prometeu clique em sua imagem.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ok, mas qual é a resposta dessa pergunta?

Anônimo disse...

Esquece a minha pergunta! Você já respondeu. Obrigada pela ajuda! ^^

Inez disse...

Está escrito em 1° pessoa, é uma poesia, é mais abstrata, pois pertence ao gênero lirico e mais subjetivo.

Anônimo disse...

O texto está escrito em 1° pessoa, é uma poesia, é mais abstrata, pois pertence ao gênero lírico e mais subjetivo.