Pesquisa personalizada

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Questões de Vestibular: Renascimento



1)(UNICAMP_1996) “Embora a origem da Reforma de Lutero se deva a uma experiência pessoal, ela refletiu, na verdade, o estado de espírito comum a muitos seguidores da Igreja Romana. De fato, a iniciativa da livre interpretação da Bíblia deve ser compreendida como mais uma das muitas manifestações típicas do individualismo do homem renascentista.”

( Carmem Peris, Glória Vergés e Oriol Vérges, El Renacimiento. Barcelona: Parramón Ediciones, s/d, p. 32.)

a) Quais foram as relações culturais da Reforma Protestante com o Renascimento?

b) Por que a livre interpretação da Bíblia era criticada pelo alto clero medieval?


2)(UNICAMP-1997 ) “Já fiz planos de pontes muito leves (...). Conheço os meios de destruir seja que castelo for (...). Sei construir bombardas fáceis de deslocar, carros cobertos, inatacáveis e seguros, armados com canhões. Estou (...) em condições de competir com qualquer outro arquiteto, tanto para construir edifícios públicos ou privados como para conduzir água de um lugar para outro. E, em trabalhos de pintura ou na lavra do mármore, do metal ou da argila, farei obras que seguramente suportarão o confronto com as de qualquer outro, seja ele quem for.” [Leonardo da Vinci (retirado de Jean Delumeau, A Civilização do Renascimento, Lisboa, Editorial Estampa, 1984, vol. 1, p. 154)]

O texto acima é parte da carta com que Leonardo da Vinci, em 1482, pedia emprego na corte de Ludovico, o Mouro. No trecho, estão alguns dos elementos principais que caracterizam o Renascimento como movimento cultural.

a) Identifique três desses elementos.

b) Como se dava o patrocínio dos artistas e técnicos do Renascimento?

Um comentário:

Anônimo disse...

tava indo tudo bem mas cade a resposta porr@@