Pesquisa personalizada

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Gabarito UFU 2009/2 2a Fase

Gabarito Final com Distribuição dos Pontos - Questão 1 - FILOSOFIA

A questão obedece a distribuição de pontos abaixo:

a) o trecho se refere à via da verdade (ou via do ser, ou via do conhecimento, ou primeira via, ou via da aletheia, ou via do pensamento). Valor: 4,0 (quatro) pontos.

b) no trecho do Poema de Parmênides citado na questão, o candidato deve escolher e transcrever três adjetivos – de seis possíveis – vinculados à doutrina sobre o Ser do filósofo, quais sejam: “incriado”, “indestrutível”, “completo”, “imóvel”, “nãodivisível” (ou “indivisível”) e “análogo” (ou “todo análogo”). As explicações acerca

de cada um deles devem contemplar os seguintes elementos:

_ Incriado: o Ser não é criado porque o que É deve ser sempre. Ele é em sentido absoluto, sem que possamos atribuir-lhe um início, anterior ao que É. De fato, se teve um início, não pode ser, pois antes não era e teria que ser gerado pelo não-ser, o que é impossível.

_ Indestrutível: o que É nunca deixa de ser o que é.

_ Completo: o Ser é todo contínuo, que se basta e que é Ser, por igual, em toda a sua extensão. É idêntico a si mesmo e nada lhe falta.

_ Imóvel: o que É repousa em si mesmo. Nada o impele para fora de si, porque fora dele nada é. Ele está sempre em repouso e em equilíbrio, num todo inteiro e coeso.

_ Não divisível (ou indivisível): o Ser é uno, completamente idêntico a si mesmo, persistentemente fixo e indivisível. Só ele É e, portanto, nada poderia ser-lhe acrescido (o que o impediria de manter-se coeso), nem retirado (pois ele é todo pleno).

_ Análogo (ou todo análogo): o Ser é todo igual a si mesmo, em toda a sua extensão. Nada nele é diverso dele mesmo.

Valor: 12,0 (doze) pontos: 2,0 (três) pontos para cada adjetivo correto e 2,0 (dois) pontos para cada explicação correta.

Coerência, coesão, correção ortográfica. Valor: 4,0 (quatro) pontos.

Gabarito Final com Distribuição dos Pontos - Questão 2 - FILOSOFIA

A questão obedece a distribuição de pontos abaixo:

a) Guilherme de Baskerville defende a posição nominalista. Em sua fala, ele procura contradizer o realismo das essências expresso na fala de Adso (“o livro da natureza nos fala por meio de essências”), afirmando que as idéias que se usa para referir-se às coisas reais (o cavalo, p. ex.) bem como os sinais que nos remetem as essas idéias (os rastros na neve) são meros signos; ora, o nominalismo é a posição filosófica segundo a qual as idéias universais são apenas signos que usamos para referir-nos às coisas; as idéias universais não tem existência real.

A resposta certa “nominalismo” vale 4 (quatro) pontos. Se o aluno definir o nominalismo corretamente, destacando os dois elementos, “crítica do realismo das essências” e “uso das idéias como meros signos”, ganha mais 4 (quatro) pontos (2 pontos para cada parte da definição)

b) Trechos da fala de Guilherme que corroboram a sua posição nominalista podem ser usados como elementos de justificativa:

1) “as idéias eram puro signos”;

2) “usam-se signos e signos de signos quando nos fazem falta as coisas”;

3) “eram signos da idéia de cavalo as pegadas”;

4) Na fala de Adso: “o tinha escutado falar com ceticismo das idéias universais e com respeito pelas coisas individuais”.

Cada elemento (itens 1 a 4) citado pelo aluno vale 4 (quatro) pontos, até o máximo de 8 (oito) pontos (um elemento citado: 4 pontos; dois ou mais elementos citados: 8 pontos).

Se o aluno responder errado o item A, a citação desses elementos valerá no máximo 4 (quatro) pontos.

Serão distribuídos 4 (quatro) pontos de acordo com a coerência argumentativa do texto, a correção ortográfica e a clareza de expressão.

Gabarito Final com Distribuição dos Pontos - Questão 3 - FILOSOFIA

A questão obedece a distribuição de pontos abaixo:

1) O texto refere-se sobretudo ao princípio de causalidade

Se na resposta figura a palavra “causalidade”, atribui-se 4 (quatro) pontos. Se, ao contrário, a resposta contiver “semelhança” ou “contigüidade”, atribui-se 1 (um) ponto.

2) A progressão do nosso conhecimento por inferência se funda sobre a experiência.

Se a resposta conter a palavra “experiência”, ou “hábito”, atribui-se 4 (quatro) pontos.

3) Segundo Hume, nosso conhecimento acerca das relações de causa e efeito é extraído da experiência. Nesse sentido, a pessoa que foi trazida de súbito a este mundo pode observar uma contínua sucessão de objetos empíricos, mas ela ainda não consegue inferir, a partir de um objeto percebido, o aparecimento de um outro, ou seja, mesmo que ela possua conhecimento a priori, eles são insuficientes para estabelecer relações de causa e efeito. A segunda pessoa, em virtude de aqui viver de longa data, já adquiriu a base da inferência, a qual é obtida mediante o hábito, ou seja, mediante a observação usual de seqüência de objetos empíricos. A partir do exercício dessa observação é que

ela denomina causa a um objeto percebido e designa como efeito o suposto objeto que a este sucederia.

Este item será avaliado em quatro partes:

a) À resposta que define ou comenta “experiência” ou “hábito” atribui-se 4 (quatro) pontos

b) Se a resposta indica “inferência” como critério de distinção entre as duas pessoas, atribui-se 2 (dois) pontos. Se a resposta contém algum sinônimo de inferência, como, por exemplo, associação, ou se contém idéia equivalente, atribui-se 1 (um) ponto.

c) Se a resposta faz referência explícita à diferença entre as duas pessoas, atribui-se 2 (dois) pontos.

d) À coerência na argumentação serão distribuídos 4 (quatro) pontos.

Gabarito Final com Distribuição dos Pontos - Questão 4 - FILOSOFIA

A questão obedece a distribuição de pontos abaixo:

a) “Moral de escravo”: este é um dos conceitos-chave do pensamento nietzschiano, conforme o programa do vestibular: “a moral do escravo é caracterizada pelo ódio dos impotentes”. (4 PONTOS)

b) Há mais de uma frase ou expressão que pode ser retirada do texto para responder a esta pergunta, seguem abaixo alguns exemplo:

1) “O cristianismo, por sua vez, esmagou e alquebrou completamente o homem, e o mergulhou como que em um profundo lamaçal”;

2) “[...] no sentimento de total abjeção, fazia brilhar de repente o esplendor de uma piedade divina”;

3) “[...] de tal modo que o surpreendido, atendido pela graça, lançava um grito de embevecimento e por um instante acreditava carregar o céu inteiro em si”. Observa-se, nesta frase, que o “surpreendido” é o fraco que se acredita forte por “carregar o céu inteiro dentro de si” (4 PONTOS)

c) O cristianismo, para Nietzsche, nega (4 PONTOS) o valor vida. Nesse sentido, nega igualmente tudo o que a ele se relaciona (saúde, criatividade, força). O objetivo de Nietzsche é revalorizar o equilíbrio entre as forças instintivas e vitais do homem que foram subjugadas pela filosofia socrático-platônica e pelas religiões. (4 PONTOS)

Mais 4 (quatro) pontos serão atribuídos pela argumentação, correção ortográfica e gramatical.

Nenhum comentário: