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domingo, 2 de janeiro de 2011

Prova com questões respondidas - Professor de Filosofia - Prefeitura Municipal de São José - SC - FEPESE - 2009

Prova com questões respondidas - Professor de Filosofia - Prefeitura Municipal de São José - SC - FEPESE - 2009  
Conhecimentos Específicos

11 - A lógica dialética se opõe à lógica clássica aristotélica porque esta:
a.( ) Aceita que seja possível simultaneamente negar e afirmar, pelas mesmas razões, uma mesma proposição.
b.( ) Repudia os princípios lógicos percebidos pela intuição e anteriores a qualquer raciocínio.
c.( ) Não tem leis ou regras que identifiquem um raciocínio considerado válido ou correto.
d.( ) Não produz conclusões de tipo dedutivo ou indutivo.
e.( X ) Não aceita que duas proposições contraditórias entre si sejam, ao mesmo tempo e pelas mesmas características, igualmente verdadeiras.

12 - Quanto à possibilidade do conhecimento, é correto afirmar:
a.( X ) Kant discutiu e criticou o dogmatismo e advertiu sobre os limites e as possibilidades da Razão.
b.( ) A experiência sensível é, para Descartes, a principal fonte de conhecimento. Por isso, o pensamento cartesiano também é chamado de empirismo.
c.( ) O dogmatismo torna possível o conhecimento crítico a partir de Kant.
d.( ) Locke defende que as ideias são inatas e repudia a experiência como fonte de conhecimento.
e.( ) O ceticismo admite várias possibilidades de conhecimento, pois defende sempre que, de alguma forma, é possível conhecer a verdade.

13 - Sobre a função pedagógica da arte, sabemos que:
a.( ) Para Hegel, a principal função pedagógica da arte está em propiciar o contato com imagens do belo natural.
b.( ) Em Kant, a função da arte passa a ser a manifestação estética do Espírito.
c.( ) Platão considerava fundamental a presença dos artistas na vida dos cidadãos da pólis.
d.( X ) Na Poética, Aristóteles define que a principal função da tragédia é confrontar o espectador com o destino trágico dos personagens e produzir no público a catarse.
e.( ) Desde Platão, a ideia de gosto é subjetiva e independente de características ou funções presentes nos objetos estéticos.

14 - O que é necessário para que exista uma conduta ética?
a.( ) Juízos éticos pré-existentes à conduta, de forma que a sociedade seja regulada sem precisar recorrer à consciência moral dos indivíduos, sendo a responsabilidade ética uma aplicação da lei.
b.( ) A aceitação de que a consciência moral é universal e um atributo natural dos seres e nessa naturalidade estão compreendidas as condutas boas e más.
c.( X ) Consciência da diferença entre atitudes boas e más, segundo a avaliação das consequências para si e para os outros e responsabilidade para assumir tais conseqüências.
d.( ) Juízos normativos que prescrevam as obrigações do sujeito moral e o que pode ser considerado sua responsabilidade, de modo que a conduta do sujeito não depende da atuação de sua consciência, mas da norma.
e.( ) Procurar agir com a máxima liberdade de escolha, para evitar coações externas; para manter a própria liberdade, qualquer meio é justificável e legítimo.

15 - O racismo é uma ideologia social e política surgida no inicio do século XX, que pretendeu se passar por uma teoria científica produzida por:
a.( ) uma concepção de ciência que não escondia as suas preferências ideológicas.
b.( X ) uma concepção de ciência que não reconhecia a interferência de fatores culturais e subjetivos na atividade científica e que, por isso, se autointitulava neutra.
c.( ) uma concepção de ciência que pretendia emancipar a sociedade da objetividade do conhecimento; por isso, se autointitulava positivista.
d.( ) uma concepção de ciência que recusava a separação epistemológica entre sujeito e objeto.
e.( ) uma concepção de ciência que não estava de acordo com os princípios do positivismo; por isso, se autointitulava cientificista.

16 - O método socrático apresenta-se:
a.( ) em três fases dialéticas nas quais se sucedem a afirmação e a negação do que o sujeito sabe e, finalmente, segue-se um novo conhecimento chamado de síntese.
b.( ) como produção simultânea do conhecimento objetivo e subjetivo, através da união de opostos.
c.( ) como sucessão de duas fases: a fase pré-socrática e a fase socrática, que são aplicadas para mostrar a passagem do relato mítico ao conhecimento filosófico.
d.( ) pela aplicação de regras lógicas sobre a origem dos mitos e, consequentemente, pela comprovação de que a filosofia é imanente ao conhecimento mítico.
e.( X ) em duas fases nas quais se aplicam sucessivamente a fase da ironia, pela qual o sujeito descobre que nada sabe, e a fase maiêutica, pela qual o sujeito descobre que ele próprio é capaz de produzir o conhecimento.

17 - É possível distinguir uma democracia pelos seus aspectos formais e substanciais. Isso significa que:
a.( ) podemos distinguir o Estado de direito do Estado autoritário.
b.( ) podemos definir o alcance social de uma democracia pelos órgãos e cargos representativos de que dispõe o Estado.
c.( ) a existência da democracia formal é equivalente à existência da democracia substancial.
d.( X ) podemos distinguir os meios institucionais de que dispõe o Estado das ações que realmente alcançam a sociedade.
e.( ) a democracia substancial é sempre proporcional ao poder conferido aos órgãos e cargos representativos e, portanto, não serve para definir o seu alcance social.

18 - Em cada fase da história da filosofia ocorre a prevalência de um método filosófico. Assim, temos que o silogismo é um atributo do método de:
a.( ) Galileu.
b.( ) Espinosa.
c.( X ) Aristóteles.
d.( ) Bacon.
e.( ) Descartes.

19 - A famosa frase "os fins justificam os meios" - geralmente creditada ao pensador italiano Nicolau Maquiavel - significa que:
a.( ) O chefe político deve ser indiferente ao bem e ao mal causados pelo seu governo.
b.( X ) Quem governa o Estado não deve seguir incondicionalmente as normas morais de conduta.
c.( ) É necessário negar sem reservas as chamadas razões de Estado.
d.( ) O realismo político deve ser combatido e evitado.
e.( ) A relação entre moral e política nunca deve ser posta em causa pelo pensador político.

20 - Diderot e Rousseau defenderam Maquiavel das criticas à sua obra principal, O Príncipe (1513), afirmando que, na verdade, tratava-se de uma sátira sobre o poder e os poderosos.
A que Diderot e Rousseau se referiam?
a.( X ) Aos aspectos do discurso de Maquiavel que, ao invés de ensinar aos governantes, revelariam ao povo que, no próprio exercício do poder, está a essência do despotismo.
b.( ) Ao fato de que Maquiavel teria defendido a necessidade do maquiavelismo, ou seja, de que no exercício do poder o governante deve abrir mão de qualquer principio ético.
c.( ) Aos aspectos que, no discurso de Maquiavel, mostram a necessidade do bom governante de sempre consultar o povo.
d.( ) À ideia de que nenhum governante pode ser virtuoso e afortunado sem ter uma conduta ética que preserve a coerência entre fins e meios.
e.( ) Ao fato de que a maioria dos governantes usava alguma violência e eram, portanto, contrários ao que apregoava o mito criado por Maquiavel.

21 - Qual das alternativa a seguir define didaticamente o materialismo histórico e dialético?
a.( ) Ideia que defende que o espírito é eterno e este determina a história humana, em suas várias fases de evolução.
b.( X ) Teoria que se fundamenta nas mudanças históricas e estas consistem na produção de ações humanas em vários níveis de complexidade e de consciência.
c.( ) Teoria que defende que o homem é produto das necessidades da matéria e são tais necessidades que determinam a história humana.
d.( ) Teoria que se baseia na constatação de que as ações divinas e as dos grandes homens promovem o desenvolvimento do espírito que, por sua vez, cria as condições materiais necessárias para a história.
e.( ) Ideia que apresenta o mundo como um conjunto complexo e orgânico, organizado e regido por leis próprias, sem sofrer as determinações do processo histórico.

22 - Segundo o pensamento platônico, é correto afirmar:
a.( ) chegamos aos conceitos por meio da experiência.
b.( ) é impossível classificar os objetos em classes ou categorias.
c.( X ) todo conhecimento é uma recordação.
d.( ) a alma não consegue transmigrar de um corpo a outro após a morte.
e.( ) o corpo favorece o conhecimento, na medida em que ele é puro e racional.

23 - Que filósofo moderno nos convocou ao exercício metódico da dúvida?
a.( ) Rousseau.
b.( ) Montesquieu.
c.( ) Espinosa.
d.( ) Hume.
e.( X ) Descartes.

24 - Para Aristóteles, a filosofia nasce:
a.( ) como resposta ao nosso desejo de imortalidade.
b.( ) da necessidade de dominarmos o mundo exterior.
c.( ) para nos livrarmos das paixões e das percepções sensíveis.
d.( X ) do assombro que sentimos diante do mundo.
e.( ) com a tarefa de suplantar as superstições e todas as formas de dominação.

25 - A teoria aristotélica do justo meio termo implica que:
a.( X ) a excelência se encontra num certo ponto intermediário entre o excesso e a falta.
b.( ) a justiça se esgota na moralidade.
c.( ) os defeitos de um homem nunca podem ser transformados em bem.
d.( ) a ética aristotélica se confunde com a sua metafísica.
e.( ) não se pode aceitar que um mandamento moral seja condicional.

26 - Sobre a doutrina hedonista pode-se afirmar que:
a.( ) o prazer estável, isto é, aquele que elimina a dor, é sempre inatingível.
b.( ) o homem não pode entregar-se à atração que o prazer exerce sobre ele.
c.( ) corresponde à doutrina contrária a de Epicuro.
d.( ) só existem prazeres efêmeros.
e.( X ) o prazer é o princípio de toda ação.

27 - Pensando na relação (grega) filosofia e medicina, é possível afirmar que:
a.( ) a filosofia sempre procurava manter um distanciamento em relação à medicina.
b.( ) na visão de Sócrates, os procedimentos científicos contradiziam o seu método filosófico.
c.( ) tanto a filosofia quanto a ciência não acreditavam em algum tipo de remédio eficaz contra os males da vida.
d.( X ) se a medicina se preocupava com a cura do corpo, à filosofia coube ser um consolo para a alma que sofria.
e.( ) filosofia e medicina compartilhavam secretamente a mesma finalidade, ou seja, a aquisição passiva de informações.

28 - É comum afirmar que o principal objetivo da filosofia em sala de aula é fazer com que o aluno pense melhor, criticamente e por si próprio. Entretanto essa finalidade não poderá ser cumprida, se não:
a.( ) apresentar a história da filosofia como uma sucessão coerente, linear e autoexplicativa.
b.( ) conseguir que os alunos memorizem certas técnicas e habilidades necessárias ao desenvolvimento do seu pensamento filosófico.
c.( X ) possibilitar que o aluno se envolva com os conceitos da filosofia, experimentando, a partir deles, um conflito, isto é, uma inquietação intelectual e emocional.
d.( ) aplicar um livro didático particular, no intuito de manter um mesmo e único encadeamento metodológico.
e.( ) crer numa predisposição natural do aluno para aprender filosofia e, conseqüentemente, para exercer voluntariamente a sua liberdade.

29 - Qual dos preceitos abaixo corresponde à moral kantiana?
a.( X ) "Age de tal sorte que a regra da tua ação possa ser elevada ao grau de lei universal."
b.( ) "Envergonha-te de ti mesmo."
c.( ) "Torna-te o que és."
d.( ) "Não sei o que sou e não sou o que sei."
e.( ) "O homem só é quando escolhe."

30 - Sobre o ideário renascentista que "o homem vitruviano" de Leonardo Da Vinci representa, é correto afirmar que esse ideário é:
a.( ) escolástico e teocentrista.
b.( ) místico.
c.( ) iluminista e espiritualista.
d.( X ) humanista e clássico.
e.( ) alegórico.

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