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terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Prova e Alternativa Correta - Secretaria de Estado da Educação - Paraná - UFPR - 2007


Prova e Alternativa Correta - Secretaria de Estado da Educação - Paraná - UFPR - 2007  
FILOSOFIA

21 - Na sua principal obra, O príncipe, de 1513, Nicolau Maquiavel disse que a finalidade da política se define pela tomada e pela manutenção do poder. Um dos conceitos trabalhados, nessa obra, é o de virtu que significa:
1. qualidade do dirigente de tomar e manter o poder.
2. qualidade do homem que o capacita a realizar grandes obras e feitos.
3. poder humano de efetuar mudanças e de controlar eventos ou poder de gerir a outra metade que não fica a cargo da fortuna ou do destino.
4. qualidade de quem governa que o faz ser amado e respeitado; ser respeitado é ser temido sem ser odiado.
5. qualidade de ser amado como um pai, embora isso caracterize o poder do déspota.
Assinale a alternativa correta.
*a) Apenas os itens 1, 2, 3 e 4 são verdadeiros.
b) Apenas os itens 1, 2 e 5 são verdadeiros.
c) Apenas os itens 3 e 4 são verdadeiros.
d) Apenas os itens 1, 4 e 5 são verdadeiros.
e) Apenas os itens 2, 3 e 5 são verdadeiros.

22 - A teoria da autonomia dos três poderes foi desenvolvida por:
a) Diderot.
b) Voltaire.
*c) Montesquieu.
d) Vico.
e) Maquiavel.

23 - Em certos períodos da história da Filosofia e das ciências, chegou-se a pensar num único método que ofereceria os mesmos princípios e as mesmas regras para todos os campos do conhecimento. Assim, tornou-se célebre a seguinte frase "a natureza é um livro escrito em caracteres matemáticos", formulada por:
a) Descartes.
b) Copérnico.
c) Newton.
d) Bacon.
*e) Galileu.

24 - A Teoria do Conhecimento torna-se uma disciplina específica da Filosofia quando aparecem os filósofos modernos no séc. XVII. Isso não significa que antes deles outros filósofos não tenham se preocupado com o conhecimento. Na verdade, o que os modernos trouxeram foi uma mudança de perspectiva, pois eles passaram a considerar o problema do conhecimento como anterior à ontologia e pré-condição ou pré-requisito para a filosofia e as ciências. Essa mudança de perspectiva se deu porque, entre os gregos e os modernos, instala-se o cristianismo e introduzemse distinções que influenciam o mundo ocidental até hoje. Acerca do tema, considere as seguintes afirmativas:
1. Há a ruptura com a perspectiva grega de uma participação direta e harmoniosa entre nosso intelecto e a verdade, nosso ser e o mundo.
2. Considera-se a distinção entre fé e razão, verdades racionais, matéria e espírito, corpo e alma.
3. Tem-se a afirmação do erro e da ilusão como partes da natureza humana em decorrência do caráter pervertido de nossa vontade, após o pecado original.
4. Aceita-se que a fé ilumina nosso intelecto embora não guie nossa vontade nem permita que nossa razão chegue ao conhecimento do está ao seu alcance.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
*e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

25 - A percepção é um conceito filosófico bastante utilizado em nossos dias. Ela envolve a personalidade das pessoas, sua história pessoal, sua afetividade, seus desejos e paixões. É uma maneira fundamental de os seres humanos estarem no mundo, percebendo-o qualitativamente, afetivamente e valorativamente. Portanto, ela é uma maneira de se estar aberto ao mundo, tendo dele idéias sensíveis ou significações perceptivas.
Assinale a alternativa que apresenta três teorias que valorizam o papel da percepção.
*a) As teorias empiristas, as racionalistas intelectualistas e a fenomenológica do conhecimento.
b) As teorias racionalistas, as funcionalistas e as idealistas.
c) As teorias racionalistas, as sensualistas e as idealistas.
d) As teorias empiristas, as funcionalistas e a fenomenológica.
e) As teorias empiristas, as racionalistas intelectualistas e as idealistas.

26 - O mito e o rito, escreveu Lévi-Strauss, não são lendas nem fabulações, mas uma organização da realidade a partir da experiência sensível enquanto tal. Para explicar a composição de um mito, esse autor recorre a uma atividade que existe em nosso meio, embora o termo que a represente - bricolage - venha do francês. O bricoleur, ou seja, quem pratica a bricolage, produz um objeto novo a partir de pedaços e fragmentos de outros objetos. Do mesmo modo, diz Lévi-Strauss, o pensamento mítico reúne experiências, narrativas, relatos até compor um mito geral. Juntas, essas matérias heterogêneas produzem a explicação sobre a origem e a forma das coisas, suas funções, suas finalidades, a relação entre poderes divinos, natureza e seres humanos. Desse modo, para Lévi-Strauss, o mito possui três características principais:
a) função explicativa, função substitutiva, função exploratória.
b) função conservatória, função organizativa, função compensatória.
*c) função explicativa, função organizativa, função compensatória.
d) função conservatória, função exploratória, função compensatória.
e) função explicativa, função substitutiva, função exploratória.

27 - Considere a frase: "O homem é a medida de todas as coisas". Quem foi seu autor e o que significa?
a) O autor foi Protágoras e significa que, sendo o logos divino, todo conhecimento humano é relativo.
*b) O autor foi Protágoras e significa, na verdade, uma exaltação da capacidade humana de construir a verdade.
c) O autor foi Górgias e significa que o logos não era divino, mas decorrência do exercício técnico humano.
d) O autor foi Górgias e significa que todo conhecimento é relativo e exercício técnico humano.
e) O autor foi Górgias e significa que o logos não era divino nem exercício técnico humano.

28 - Segundo Aristóteles, o movimento pode ser explicado pelas noções de matéria e forma e de ato e potência. Enquanto toda substância é constituída pela forma - principio inteligível pelo qual todo ser é o que é -, a matéria indiferenciada é pura passividade e possui a forma em potência de. Para passar da potência para o ato é preciso que um ser já em ato atualize o ser em potência de. Logo, o movimento é a passagem da potência para o ato, embora seja preciso examinar os tipos de causa que ocasionam a passagem do ato para a potência. Aristóteles explica esse processo lançando mão de quatro causas, que são:
a) causa material, causa atual, causa formal e causa sensível.
b) causa substancial, causa atual, causa formal e causa sensível.
c) causa material, causa eficiente, causa formal e causa final.
d) causa substancial, causa atual, causa substancial e causa sensível.
*e) causa material, causa eficiente, causa formal e causa final.

29 - No famoso mito da caverna, Platão (428-347 a.C.) imagina uma caverna onde estão acorrentados os homens desde a infância, de tal forma que, não podendo se voltar para a entrada, onde há uma fogueira, apenas enxergam o fundo da caverna. A luz da fogueira projeta, nesse fundo, sombras das coisas que passam as suas costas. Ora, se um desses homens se libertasse das correntes e chegasse à luz do dia, voltaria contando aos outros o que são realmente os verdadeiros objetos. Entretanto, seus companheiros o tomariam por louco, pois não acreditariam em suas palavras. Esse mito pode ser analisado sob dois pontos de vista: o epistemológico e o político. Do ponto de vista epistemológico, é correto afirmar:
1. Acima do mundo ilusório sensível, há o mundo das idéias gerais e essências imutáveis.
2. O mundo dos fenômenos só existe se participa do mundo das idéias.
3. O homem atinge as essências imutáveis através da contemplação e da depuração dos enganos dos sentidos.
4. A alma humana pode elevar-se das coisas múltiplas e mutáveis às coisas unas e imutáveis.
5. As idéias unas e imutáveis são hierarquizadas e no topo delas está a idéia de Bem.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1, 4 e 5 são verdadeiras.
*c) As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras.

30 - O séc. XVII representa na história do Ocidente o processo em que o homem subverte a imagem que ele possui de si próprio e do mundo. Surge uma nova classe social, a dos burgueses, que vai determinar a produção de uma nova realidade cultural influenciada pela ciência física que tudo exprime matematicamente. A filosofia, influenciada por essa tendência, passa a determinar a quebra de modelo de inteligibilidade apresentado pelo aristotelismo. Uma revolução científica se faz em nome de se evitar o erro, surgindo a questão do método. O pólo de atenção da filosofia moderna difere da grega por que passa a centrar-se:
a) na existência do objeto e da realidade do mundo.
*b) no sujeito e na questão do conhecimento.
c) na idéia de que o pensamento deve concordar com o objeto e vice-versa.
d) no fato de buscar uma verdade primeira que possa ser posta em dúvida.
e) na afirmação do senso comum e no destaque do testemunho dos sentidos.

31 - A palavra empirismo vem do grego empeiria, que significa experiência. Os empiristas, ao contrário dos racionalistas, enfatizam o papel da experiência no processo do conhecimento. Francis Bacon (1561-1626), influenciado pelo espírito da nova ciência, procurava não um saber contemplativo ou desinteressado, que não tivesse um fim em si, mas sim um saber instrumental, que possibilitasse a dominação da natureza. Seu lema era:
a) Querer é conhecer.
b) Tem que se ver para se crer.
c) Perceber é dominar.
*d) Saber é poder.
e) Educar é observar.

32 - No período helenista, a questão da moral se formulou em duas tendências opostas: para uns, o Bem se encontrava no prazer; para outros, os prazeres deviam ser desprezados, pois deles se originava o Mal.
Assinale a alternativa que apresenta essas tendências, respectivamente.
a) Hedonismo e Epicurismo.
*b) Hedonismo e Estoicismo.
c) Estoicismo e Idealismo.
d) Realismo e Idealismo.
e) Hedonismo e Idealismo.

33 - Engels foi o amigo mais próximo de Marx, co-autor de algumas de suas obras e benfeitor em suas necessidades econômicas. Ambos, do mesmo modo que Feuerbach na sua dialética do eu e do tu, queriam abolir uma oposição dicotômica.
Assinale a alternativa que contém a oposição dicotômica que esses filósofos queriam abolir:
a) homem e natureza.
b) alma e corpo.
*c) sujeito e objeto.
d) causa e efeito.
e) espaço e tempo.

34 - Martin Heidegger (1889-1976) é um dos representantes mais relevantes do existencialismo moderno. Na sua obra central, datada de 1927, aplica à existência humana o método fenomenológico de seu mestre, Husserl. É um projeto arrojado o seu, pois mostra que nascemos em circunstâncias que não podemos eleger e que, portanto, devemos outorgar a nós mesmos um sentido para nossa existência. Tal obra é conhecida pelo titulo de:
a) O nome da rosa.
b) Ser e nada.
*c) Ser e tempo.
d) Ser e não-ser.
e) O homem e o cosmos.

35 - Assinale a alternativa que apresenta o filósofo que disse que Hume o acordou de seu sonho dogmático, revolucionou a moral da época com suas críticas e muito influenciou a Revolução Francesa 1789, sendo conhecido como principal filósofo do iluminismo.
a) Heidegger
b) Schopenhauer
*c) Kant
d) Voltaire
e) Marx

36 - O princípio da não-contradição diz que "o ser não pode ser e não-ser do mesmo modo e do mesmo aspecto". Seu autor e criador das bases da lógica formal é:
a) Platão.
b) Parmênides.
*c) Aristóteles.
d) Plotino.
e) Sócrates.

37 - A Revolução Industrial mudou radicalmente o modo de vida na Europa. Nesse período, foi grande o entusiasmo em torno da idéia de progresso humano e social, entendendo-se que já se possuía os instrumentos para a solução de todos os problemas. Pensava-se à época que esses instrumentos, vindos da ciência, aplicavam-se à indústria, ao livre intercâmbio de produtos e à educação. É o momento em que emerge o positivismo, estabelecendo-se em tradições culturais bem diferentes. Foram seus principais representantes na França e na Inglaterra, respectivamente:
*a) Auguste Comte e John Stuart Mill.
b) Leszek Kolakowski e Ernest Heckel.
c) Marie-François-Pierre Maine de Biran e Roberto Ardigò.
d) Herbert Spencer e Jakob Moleschott.
e) Soren Kierkegaard e Ernest Heckel.

38 - Guilherme de Ockhan (1280-1349) é o pensador mais importante da escolástica tardia. Tinha consciência da fragilidade teórica da relação entre razão e fé. Dizia que a razão humana tem um domínio e uma função diferente do domínio e da função da fé. Além de empirista, ficou conhecido na história da filosofia como:
a) aristotélico, averroísta e tomista.
*b) o príncipe dos nominalistas.
c) platonista, idealista e anticlericanista.
d) o fundador da nova lógica.
e) agostiniano e boaventurista.

39 - O que favorece o aparecimento da filosofia na Grécia antiga?
1. A condição geográfica.
2. O fato de Atenas estar em pleno desenvolvimento político-cultural.
3. A invenção da moeda, do calendário e do alfabeto.
4. As discussões políticas em praça pública e no senado.
5. O fato de Platão e Aristóteles terem nascido lá.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente os itens 1, 2 e 3 são verdadeiros.
b) Somente os itens 1, 3, 4 e 5 são verdadeiros.
c) Somente os itens 2, 4 e 5 são verdadeiros.
*d) Somente os itens 1, 2, 3 e 4 são verdadeiros.
e) Os itens 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiros.

40 - Nasceu em Paris, em 1859. Escreveu a Evolução criadora e sua tese, intitulada Ensaio sobre os dados imediatos da consciência, foi publicada em 1889. Matéria e memória foi sua obra de maior sucesso. Membro da Academia Francesa, em 1928 recebeu o prêmio Nobel de literatura. Sua filosofia pretendia ser fiel à realidade, entendendo-a como algo que não pode ser concebido, reduzido, nem envolvido pelos "fatos" dos positivistas.
O texto acima se refere a:
a) Martin Heidegger.
b) Friedrich Nietzsche.
c) Jean Lacroix.
*d) Henri Bérgson.
e) Emmanuel Mounier.

Gabarito: As questões corretas estão assinaladas por asterisco.

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