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domingo, 2 de janeiro de 2011

Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Secretaria de Educação - Goiás - Agência Goiana de Administração e Negócios Públicos


Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Secretaria de Educação - Goiás - Agência Goiana de Administração e Negócios Públicos  
FILOSOFIA

Questão 31
A filosofia surgiu nas colônias gregas da Magna Grécia, entre o final do século VII e o início do século VI a.C. Várias condições históricas propiciaram o surgimento dessa forma de conhecimento que iria influenciar decididamente o Ocidente.
Entre outras causas do surgimento da filosofia, é CORRETO apontar:
a) a invenção da arte náutica, da matemática e da astrologia.
b) a introdução de pesos e medidas nos territórios da Grécia por parte dos orientais.
c) a invenção da lógica por Aristóteles, que definiu as regras do silogismo, tornando possível o tratamento científico da opinião pública e abatendo a pretensão dos sofistas de manipulá-la.
d) a Guerra do Peloponeso que aperfeiçoou as técnicas de combate naval e dos hoplitas, os primeiros infantes, cujo status de corpo armado democrático favoreceu a busca da isonomia e enterrou de vez a pretensão dos partidos aristocráticos.
e) a invenção da política, com o surgimento da lei como "instrumento regulador" das ações humanas em conjunto, e a descoberta do espaço público onde o discurso mítico e enigmático é substituído por aquele persuasivo, acessível a todo cidadão, que pôde, então, argumentar racionalmente, sustentando sua tese contra os demais.

Questão 32
Baseado nas grandes preocupações dos filósofos gregos e nos acontecimentos históricos que vão desde o fim do século VII até o final do século III a.C., pode-se dividir a filosofia grega em três períodos:
a) 1º- período pré-socrático, quando a filosofia ocupou-se principalmente com a origem e o devir do cosmos; 2º- período socrático, quando a filosofia, através de Sócrates, Platão e Aristóteles, investiga e elabora os princípios da ética, da lógica e da metafísica e 3º- período pós-socrático, de decadência, no qual a filosofia, abandonando as grandes questões metafísicas anteriores, dissolve-se em questões éticas, como o cinismo, o epicurismo e o estoicismo.
b) 1º- período pré-socrático ou cosmológico, quando a filosofia ocupou-se principalmente com a origem e o devir do cosmos; 2º- período platônico-aristotélico, quando a filosofia sistematizou os primeiros princípios da lógica e da metafísica e 3º- período socrático, quando a retórica é substituída pela filosofia como dialética, possibilitando a construção da ética e dos métodos racionais de investigação.
c) 1º- período pré-filosófico, em que se constroem as grandes concepções mitológicas da Grécia com Hesíodo e Homero; 2º- período pitagórico, quando a filosofia destaca-se da física jônica e eleática e transforma-se em busca metafísica através dos princípios matemáticos e 3º- período pedagógico, fundamentalmente de elaboração de um método educativo para a juventude ateniense, do qual fazem parte a ironia e a maiêutica.
d) 1º- período mitológico, em que as questões naturais são tratadas fantasticamente; 2º - período alexandrino, em que as cidades gregas caem sob o Império Macedônico; 3º - período religioso, em que o platonismo se funde com o cristianismo.
e) 1º- período pitagórico, em que se elaboram as primeiras cosmologias matemáticas; 2º- período democrático, em que o governo de Péricles leva Atenas ao ápice cultural; 3º- período sofístico, em que a retórica assume a condução do processo educativo.

Questão 33
Platão viu no ensino sofístico da retórica um perigo para o Estado; por isso, escreveu várias obras sobre questões de política, filosofia etc. Entre elas, é CORRETO citar:
a) O Fedro, O sofista e o Organon.
b) A República, Tópicos e Elencos.
c) Discurso sobre o método, Protágoras e As leis.
d) Metafísica, Sobre a natureza e Teeteto.
e) O banquete, O fedro e A república.

Questão 34
São escolas helenísticas de filosofia:
a) O ecletismo, o atomismo e o socratismo.
b) O pitagorismo, o ecletismo e o epicurismo.
c) O ecletismo, o estoicismo e o epicurismo.
d) O estoicismo, o tomismo e o epicurismo.
e) O cinismo, o socratismo e o pitagorismo.

Questão 35
Os processos de indução e de dedução foram tratados nos Tópicos e nos Analíticos posteriores, na Metafísica e Ética a Nicômaco.
As obras em destaque foram escritas por
a) Platão.
b) Aristóteles.
c) Cartésio.
d) Kant.
e) E. Husserl.

Questão 36
O advento do cristianismo trouxe consigo conceitos estranhos à filosofia grega, como criação, redenção, fé etc. Esses conceitos foram incorporados ao saber filosófico na Idade Média. Vários filósofos cristãos tiveram de enfrentar a questão da relação entre fé e razão, entre eles
a) Averróis e Agostinho.
b) Plotino e Tomás de Aquino.
c) Agostinho e Plotino.
d) Agostinho e Tomás de Aquino.
e) Porfírio e Plotino.

Questão 37
Cartésio é considerado o "pai da filosofia moderna" por vários motivos, entre os quais é CORRETO citar:
a) Ter considerado a questão do conhecimento como o primeiro problema filosófico a ser resolvido, fazendo a filosofia iniciar-se não por questões ontológicas mas epistemológicas.
b) Por ter reclamado a matemática como fundamento de todas as ciências.
c) Por ser a principal referência teórica das grandes navegações.
d) Por ter separado a química da alquimia.
e) Por ter lançado os fundamentos do contratualismo.

Questão 38
No processo cognitivo, observando a seqüência lógica, a inteligência pode encontrar-se diante da realidade nas seguintes situações ou estados:
a) Opinião, dúvida, certeza, ignorância.
b) Certeza, opinião, ignorância, dúvida.
c) Ignorância, dúvida, opinião, certeza.
d) Ignorância, opinião, dúvida, certeza.
e) Dúvida, ignorância, certeza, opinião.

Questão 39
Considerando as proposições sob os aspectos da quantidade e da qualidade, obtém-se:
a) A: universal afirmativa.
E: universal negativa.
I: particular afirmativa.
O: particular negativa.
b) A: universal modal.
E: universal disjuntiva.
I: particular afirmativa.
O: particular negativa.
c) A: universal afirmativa.
E: universal negativa.
I: particular disjuntiva.
O: particular afirmativa.
d) A: universal disjuntiva.
E: particular qualitativa.
I: a priori disjuntiva.
O: particular negativa.
e) A: particular negativa.
E: particular disjuntiva.
I: universal afirmativa.
O: particular afirmativa.

Questão 40
Observando a ordem natural das operações intelectuais, segundo o realismo aristotélico, tem-se os seguintes atos:
a) Juízo, raciocínio, idéia.
b) Idéia, juízo, raciocínio.
c) Idéia, raciocínio, juízo.
d) Juízo, idéia, raciocínio.
e) Intuição, raciocínio, idéia.

Questão 41
A classificação positivista das ciências, operada por Augusto Comte, no Curso de filosofia positiva, segue os seguintes critérios:
a) A ordem cronológica de seu aparecimento, a observação das faculdades empregadas em cada forma de conhecimento e o objeto e o campo de cada ciência.
b) A complexidade crescente de cada ciência, a sua generalidade e a dependência mútua entre as várias ciências.
c) A divisão dos objetos: cosmológicos e noológicos; as finalidades de cada ciência: teoréticas, práticas e poiéticas e a complexidade crescente.
d) As alternativas b e c se completam.
e) Nenhuma das alternativas corresponde ao pensamento de Comte.

Questão 42
Em filosofia, denomina-se "revolução copernicana" o seguinte posicionamento epistemológico:
a) A exigência metodológica do racionalismo cartesiano.
b) A negação da causalidade objetiva feita por Hume.
c) A afirmação empirista de que somente os dados da experiência sensorial constituem o conhecimento.
d) A tese monista da matéria como origem de toda a realidade.
e) A posição kantiana, expressa na Crítica da razão pura, segundo a qual os objetos devem regular-se pela forma do nosso conhecimento e não o contrário, que o nosso conhecimento deve adequar-se aos objetos.

Questão 43
A fenomenologia tem em Husserl um de seus principais representantes. Pretendendo fazer da filosofia uma ciência rigorosa, propôs a epochê como momento necessário do ato filosófico.
Tal procedimento consiste:
a) Em afirmar a existência de um Espírito Absoluto, de cuja realização a razão humana é um "momento dialético" expresso nas épocas históricas.
b) No estudo a priori das condições transcendentais das faculdades cognitivas.
c) Na admissão de um mundo de substâncias individuais sem a intervenção da consciência subjetiva.
d) Na suspensão do juízo, em que se "coloca (entre parênteses) a crença na existência da realidade exterior e se descrevem as atividades da consciência ou da razão como um poder a priori de constituição da própria realidade".
e) Nenhuma das alternativas anteriores define adequadamente a epochê husserliana.

Questão 44
As características da dialética para os pensadores marxistas são:
a) Tudo se transforma; só se conserva a tese; o pensamento antecede a matéria; a idéia é o princípio do movimento dialético da matéria.
b) Tudo se relaciona; tudo se transforma; a mudança qualitativa; a luta dos contrários.
c) Tudo se transforma; o pensamento antecede a matéria; a luta dos contrários.
d) A idéia é o princípio do movimento dialético da matéria; tudo se transforma; a mudança qualitativa.
e) A antítese precede a tese; o não-ser gera o ser; tudo se transforma; a luta dos contrários.

Questão 45
Uma das teses centrais do pensamento político moderno é o contratualismo. O Estado é visto não mais como expressão da natureza social do homem (Aristóteles), mas como resultado de um pacto entre os homens a fim de tornar possível a convivência pacífica entre os membros da sociedade e o exercício do poder. Tal tese é encontrada com variações nas obras de:
a) Hobbes, Tomás de Aquino e Maquiavel.
b) Maquiavel, Hugo Grotius e Bossuet.
c) Tomás de Aquino, John Locke e Marcílio de Pádua.
d) Galileu, Maquiavel e Rousseau.
e) Hobbes, John Locke e Rousseau.

Questão 46
O período da Revolução Científica é tido pelos historiadores da filosofia e também pelos filósofos da ciência como um movimento que, além de causar uma ruptura epistemológica com o período que o precedeu, mudou por completo a concepção de mundo, do lugar do homem no cosmos e formou um paradigma cuja característica principal é o mecanicismo.
Tal período corresponde
a) à introdução das obras de Aristóteles na Europa por parte dos árabes durante a Idade Média.
b) aos séculos XVII e XVIII em que os iluministas reintroduzem a razão como medida de todas as coisas, rompendo com a tradição e afirmando o naturalismo e o cientificismo.
c) à publicação das obras de Maquiavel (1464-1527), sobretudo O Príncipe (1513), em que se funda a concepção moderna de política, agora vista como "ciência do poder e da estruturação do poder" - uma ciência autônoma desvinculada da ética e da religião.
d) ao período que vai da publicação do De revolutionibus orbium coelestis, de Copérnico, em 1543, a 1687, quando se publica a obra de Newton, Philosophiae naturalis principia mathematica. As idéias presentes nessas obras culminaram nas teses de Galileu e foram respaldadas pela filosofia cartesiana.
e) ao período que abrange, aproximadamente, a vida de Nicolau de Cusa (1401-1464), com cujas obras se faz "a ponte entre a época medieval e o período renascentista".

Questão 47
Considere o discurso de Sócrates, no Banquete repetindo o que teria escutado de Diotima de Mantinéia:
Quando então alguém, subindo a partir do que é belo, através do correto amor aos rapazes, começa a contemplar aquele belo, quase que estaria a atingir o ponto final. Eis, com efeito, em que consiste o proceder corretamente nos caminhos do amor ou por outro se deixar conduzir: em começar do que é belo e, em vista daquele belo, subir sempre, como que se servindo de degraus, de um só para dois e de dois para todos os corpos belos, e dos belos corpos para os belos ofícios, e dos ofícios para as belas ciências, até que das ciências acabe naquela ciência que de nada mais é senão daquele próprio belo, e conheça enfim o que em si é belo.
Nesse texto de Platão, Sócrates discursa entre os convidados, falando sobre o nascimento de Eros (amor).
Da análise do texto, pode-se concluir:
a) O amor é algo dos filodoxos, amantes da opinião (doxa), portanto não deve ser cultivado pelo autêntico filósofo.
b) O amor produz a dormência da alma, deve ser cultivado somente pelos artistas.
c) O amor cumpre uma função mediadora no processo filosófico, fazendo o amante da sabedoria passar por degraus até atingir o belo em si.
d) Sócrates se refere à forma de amar dita "amor platônico".
e) O trecho em foco foi utilizado para fundar o erotismo da sociedade grega.

Questão 48
Considere o seguinte excerto da Metafísica :
O homem que tenha o conhecimento mais perfeito, em qualquer gênero que seja, deve ser aquele que está mais apto a enunciar os princípios mais firmes do objeto em questão. Por conseguinte, aquele que conhece os seres enquanto seres deve ser capaz de estabelecer os princípios mais firmes de todos os seres. Ora, este é o filósofo; e o princípio mais firme de todos será aquele a respeito do qual seja impossível enganar-se: é necessário com efeito que um tal princípio seja ao mesmo tempo o mais bem conhecido de todos os princípios (pois o erro diz respeito sempre àquilo que não se conhece bem), e incondicionado, pois um princípio que é necessário conhecer para compreender todo ser, qualquer que seja, não depende de outro princípio, e aquilo que é preciso conhecer necessariamente para conhecer todo e qualquer ser, é preciso já possuí-lo necessariamente antes de todo outro conhecimento. [...] É impossível que o mesmo atributo pertença e não pertença ao mesmo tempo ao mesmo sujeito, e na mesma relação. [...] Eis portanto o mais firme de todos os princípios [...]. Não é possível, com efeito, conceber alguma vez que a mesma coisa seja e não seja [...] É por esta razão que toda demonstração se remete a esta como a uma última verdade, pois ela é, por natureza, um ponto de partida, mesmo para os demais axiomas.
Deste texto clássico de Aristóteles, pode-se concluir:
a) É inatingível um princípio irredutível que dê suporte a toda forma de conhecimento.
b) Um princípio primeiro existe, mas é indemonstrável, somente se pode supô-lo como evidente em nossas conclusões.
c) A filosofia, como ciência (episteme), é um conhecimento necessário e universal distinto da opinião (doxa) variável e contingente.
d) O que se afirma não diz respeito à realidade em si, pois somente captamos o mutável e organizamos nossos conceitos a partir do que cremos ser verdadeiro.
e) Entre o plano ontológico e o lógico existe total identidade, a ponto de que tudo que é "real é lógico e tudo que é lógico é real".

Questão 49
Distinguem-se quatro etapas ou fases na elaboração metodológica das ciências naturais. Duas dizem respeito ao conhecimento dos fenômenos e duas à formulação das leis.
São elas, respectivamente:
a) Indução, hipótese, observação e experimentação.
b) Observação, experimentação, hipótese e indução.
c) Hipótese, indução, observação e experimentação.
d) Indução, observação, experimentação e hipótese.
e) Experimentação, hipótese, observação e indução.

Questão 50
A filosofia brasileira costuma ser dividida em correntes das quais algumas seriam: ecletismo espiritualista, positivismo, culturalismo, neo-tomismo e existencialismo.
Como representantes dessas correntes, podem ser apontados, respectivamente:
a) Miguel Reale, Montalverne, Pereira Barreto, Benedito Nunes e Arruda Campos.
b) Pereira Barreto, Benedito Nunes, Miguel Reale, Montalverne, e Arruda Campos.
c) Benedito Nunes, Arruda Campos, Miguel Reale, Montalverne e Pereira Barreto.
d) Miguel Reale, Pereira Barreto, Montalverne, Benedito Nunes e Arruda Campos.
e) Montalverne, Pereira Barreto, Miguel Reale, Arruda Campos e Benedito Nunes.

GABARITO:
31 - E
32 - A
33 - E
34 - C
35 - B
36 - D
37 - A
38 - C
39 - A
40 - B
41 - B
42 - E
43 - D
44 - B
45 - E
46 - D
47 - C
48 - C
49 - B
50 - E

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