Pesquisa personalizada

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Secretaria de Educação do Estado - PE - Universidade de Pernambuco - 2008


Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Secretaria de Educação do Estado - PE - Universidade de Pernambuco - 2008  
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

41. O professor traz para sala de aula uma caixa de papelão totalmente fechada. Enquanto manuseiam a caixa, ele orienta os alunos para que procurem expressar o que pensam sobre o objeto a partir da seguinte indagação: o que poderá estar dentro daquela caixa? Esse procedimento metodológico terá como objetivo discutir a filosofia como
I. um modo como cada um se coloca diante da realidade, procurando refletir sobre os acontecimentos a partir de certas posições teóricas.
II. uma reflexão que não vai além da pura aparência dos fenômenos.
III. um jogo irreverente que parte do que existe, critica, coloca em dúvida, faz perguntas importunas, abre a porta das possibilidades, faz-nos entrever outros mundos e outros modos de compreender a vida.
IV. um atitude de constatação daquilo que a ciência descobriu.
V. um modo de interrogar a natureza de modo científico/filosófico.
Analise os itens acima e assinale a alternativa CORRETA.
A) I e II.
B) III e IV.
C) I e IV.
D) II, III e IV.
E) II e IV.

42. Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais( DCN ) e referidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o papel primordial da filosofia para o Ensino Médio (hoje dentro do Ensino Fundamental) é
A) ser um instrumento de reflexão sobre os aspectos humanísticos/históricos/filosóficos da formação.
B) pôr em marcha as diferentes perspectivas teóricas dos conhecimentos que fazem a proposta da escola.
C) aprimorar, no educando, o seu desenvolvimento à compreensão dos fundamentos filosóficos do conhecimento.
D) delinear alguns elementos que podem auxiliar na contextualização mais adequada da ciência no Ensino Médio.
E) trabalhar a interdisciplinaridade, proposta como eixo estruturante a ser privilegiado em tida formulação curricular e o modo como devem ser tratados os conhecimentos filosóficos.

43. Relembrando o mote kantiano de que "não se ensina Filosofia, ensina-se a filosofar", a solução para esse aparente impasse parece ser dada pela própria natureza da atividade filosófica,..........
Assinale a alternativa que melhor completa a sentença.
A) ...ou seja: para além do conteúdo abstrato a ser ensinado, está em questão, a necessidade de que o estudante tenha um modo de pensar baseado nos pressupostos daquilo que é aparente.
B) ...isto é, sua peculiar característica reflexiva: para além do conteúdo concreto a ser ensinado, o que está em questão é, antes, a necessidade de tornar familiar ao estudante um modo de pensar que aponta, precipuamente, para os pressupostos daquilo que é aparente.
C) ...o que está em questão é a dúvida na qual deve tornar familiar ao estudante.
D) ...pois o que está em questão é a capacidade do estudante em pensar com radicalidade, os problemas apresentados pela cultura em que se vive.
E) ...caracterizada pela descoberta, pela crítica ao óbvio, pela lógica formal do pensamento humano e pela radicalidade da proposta a ser assumida, enfim, pela reflexão individual ou coletiva.

44. Para serem compreendidos, é necessário que os textos filosóficos sejam interpretados. O processo de interpretação dos textos filosóficos dar-se-á, quando o aluno/intérprete
I. abandonar essa primeira perspectiva e alcançar o texto em seu contexto específico.
II. retornar às suas próprias demandas problemáticas. Em síntese, uma "exegese" do texto filosófico só é possível na perspectiva de uma mediação entre texto e contexto de seu intérprete.
III. interpretar, de modo analítico, os pressupostos contidos no discurso, levando-o à crítica, possibilitando uma síntese entre o leitor/intérprete e autor.
IV. favorecer uma troca de argumentos de um lado que contemplem o autor e de outro que considere a perspectiva axiológica do leitor/ intérprete.
V. partir de seus conhecimentos, capacidades e contexto pessoal (biográfico, sócio-histórico etc.)
Assinale a alternativa que apresenta a resposta INCORRETA.
A) I e II
B) III e IV.
C) I e IV.
D) II, III e V.
E) II, IV e V.

45. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a base para a escolha de conteúdos do tema ética como tema transversal pode enfatizar os seguintes pontos:
I. o núcleo moral de uma sociedade, ou seja, valores eleitos como necessários ao convívio entre os membros dessa sociedade.
II. a prática e a convivência dos indivíduos em sociedade.
III. o caráter democrático da sociedade brasileira.
IV. considerar a justiça acima de tudo e de todos os cidadãos.
V. o caráter abstrato dos valores abordados.
Assinale a alternativa que apresenta os itens INCORRETOS.
A) I e II.
B) III e IV.
C) I e IV.
D) II, III e V.
E) II e IV.

46. Para se apropriar mais completamente de toda a riqueza possível de um texto, o aluno tem que desenvolver alguns procedimentos analíticos e, ao fazê-lo, ele já precisa ir registrando, de algum modo, suas impressões, interpretações, observações parciais, até que consiga reconstruir a estrutura textual e efetuar as críticas que julga pertinentes (PCNs). A respeito desse procedimento, ou seja, da necessidade de que o aluno registre suas impressões sobre o texto filosófico a ser analisado, e elabore, por escrito, o que foi apropriado de modo reflexivo, é CORRETO afirmar.
I. Constitui-se um processo em que se desenvolve a argumentação dos autores e aprende-se a encadeá-los, no sentido de estruturar uma justificação para suas críticas.
II. Constitui uma situação de avaliação privilegiada, na medida em que pode tomar conhecimento da opinião do outro sobre sua produção, referir-se a algum padrão socialmente aceito, representado pela escola.
III. Ao escrever, o aluno pode objetivar seus processos de compreensão e tomá-los como elementos de autoconstrução consciente.
IV. O desenvolvimento da competência da escrita é um aspecto secundário no desenvolvimento da personalidade e de um pensar reflexivo.
V. Trata-se de desenvolver argumentações próprias e aprender a encadeá-las, no sentido de estruturar uma justificação para suas críticas.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS.
A) I e II.
B) III e IV.
C) I e IV.
D) II, III e V.
E) II, IV e V.

47. O estudo da ética deve cuidar de conteúdos que toquem em alguma medida a sensibilidade da pessoa. Portanto, para que um indivíduo se incline a legitimar um determinado conjunto de regras, é necessário que o veja como traduzindo algo de bom para si. O auto-respeito, por ser um bem essencial, está presente nos projetos de bem-estar e de felicidade como parte integrante. Segundo os PCNs - Ética, o êxito na busca e construção do auto-respeito depende
I. do interesse individual que leva à construção da consciência moral e ética.
II. do êxito dos projetos de vida que cada pessoa determina para si. Seja qual for o projeto escolhido, o mínimo de êxito na sua execução é essencial ao auto-respeito.
III. da esfera ética, entendida como busca da conduta aceitável na sociedade, que permitem, justamente, o êxito dos projetos de vida e o decorrente auto-respeito.
IV. da esfera moral, pois é nesta esfera que cada um tem inclinação a legitimar os valores e as normas morais que permitam, justamente, o êxito dos projetos de vida e o decorrente auto-respeito.
V. da imagem e do respeito que cada um tem de si mesmo, quanto referenciado, mesmo que em parte, por juízos que os outros o fazem dele.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS.
A) Apenas I e II.
B) Apenas III e IV.
C) Apenas I e IV.
D) Apenas II, III e V.
E) Apenas II, IV e V.

48. A filosofia nasceu no espaço social, que constituiu a democracia grega, um espaço-praça (agora), criado em função do debate público acerca da vida comum. (PCN - Ensino Médio). Utilizando-se de uma praça ou de um espaço público como estratégia didática para o debate filosófico, o professor deverá assegurar que o
I. aluno participe, em igualdade de condições, em qualquer debate, sistemático ou não, intra e/ou extra-escolar.
II. aluno não mude de posição, quando estiver convencido de que a sua pode não ser necessariamente a melhor.
III. professor, na medida do possível, possa manifestar-se, fazer opções, discutir possíveis encaminhamentos.
IV. professor possa reorientar o seu curso em atendimento a demandas legítimas que se instalem durante o processo.
V. debate propicie o desenvolvimento e o fortalecimento da capacidade individual de fazer sua própria voz ser ouvida na "assembléia", na medida em que o aluno possa aceitar livremente suas regras e manifestar seus desacordos acerca de qualquer infração de regras do debate.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS.
A) I, II, III e IV.
B) III, IV e V.
C) I, III, IV e V.
D) II e III.
E) I, II e V.

49. Após visita a diferentes ambientes pedagógicos de aprendizagem na escola, o professor e os alunos debatem sobre o processo de construção do conhecimento. Será possível afirmar a partir daí que o conceito filosófico do conhecimento refere-se-a um(a)
I. relação que se estabelece entre um sujeito cognocente e o objeto a ser conhecido.
II. produto da relação entre sujeito e objeto, que não pode ser transmitido.
III. processo que implica numa relação de transformação, tanto do sujeito quanto do objeto.
IV. produto da relação entre sujeito e objeto que pode ser transmitido.
V. processo que não implica uma relação de transformação, mas, de interpretação do homem.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS.
A) Apenas I, II e V.
B) Apenas III e IV.
C) Apenas I, II e IV.
D) Apenas I, II e III.
E) Apenas I, III, IV e V.

50. Em uma excursão didática ao centro do comércio do Recife, o professor orienta seus alunos para observarem, por um determinado tempo, as diversas pessoas que por ali circulam. Depois, solicita que produzam um texto filosófico a partir da questão: quem é o homem? No texto produzido, os alunos deverão apresentar abordagens ou dimensões do homem como
I. ser histórico.
II. ser religioso.
III. ser que produz cultura.
IV. ser de conhecimento.
V. ser que se realiza pelo trabalho.
Assinale a alternativa que contém os itens CORRETOS.
A) Apenas I e II.
B) Apenas III e IV.
C) I, II, III, IV e V.
D) Apenas II, III e V.
E) Apenas I e V.

51. Lidamos diariamente com diversos conhecimentos. Alguns podem ser considerados conhecimentos concretos, outros, conhecimentos abstratos.
I. Tomar o governador do Estado como exemplo de um conhecimento abstrato sobre o ser político.
II. Tomar um aluno como exemplo de um conhecimento abstrato sobre o ser humano.
III. Tomar um partido político como exemplo de um conhecimento concreto sobre o ser político.
IV. Tomar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso como exemplo de um conhecimento abstrato sobre o ser político.
V. Tomar o time do Sport como exemplo de conhecimento concreto sobre os times de futebol.
As afirmativas expressam uma conexão metodológica de conhecimento concreto ou abstrato num contexto de exemplificação em sala de aula. Assinale a alternativa que traduz todas as afirmativas CORRETAS.
A) Apenas I e II.
B) Apenas III e IV.
C) Apenas I, II, IV e V.
D) Apenas II e III.
E) Apenas III e V.

52. Numa situação de ensino-aprendizagem em que o professor pretende discutir a questão do conhecimento, focalizando-o como diferentes possibilidades de que o homem dispõe para entender o mundo, que procedimentos didáticos poderão ser utilizados para expressar melhor a diferença entre mito e filosofia?
I. Partir de uma questão-pergunta e buscar respostas a partir do conhecimento mítico e do conhecimento filosófico.
II. Destacar o critério de verdade que legitima o conhecimento mítico e, da mesma forma, destacar critérios que legitimam o conhecimento filosófico.
III. A partir de uma exposição teórica, situar, no contexto histórico, a concepção mítica e a concepção filosófica.
IV. A partir de uma exposição teórica, identificar o objeto de estudo do mito e da filosofia.
V. Analisar os critérios de verdade para o conhecimento mítico e para a filosofia.
Assinale a alternativa que contém os itens CORRETOS.
A) Apenas I e II.
B) Apenas III e IV.
C) Apenas I, II e V.
D) Apenas II e III.
E) Apenas IV.

53. Para entender as diferentes modalidades do conhecimento humano, o professor deverá expressar aos seus alunos as diferenças e características fundamentais de cada tipo de conhecimento, conceituando
I. senso comum como conhecimento irracional, de pouca influência na formação de novos conhecimentos;
II. ciência como um saber, que, na sua essência, procura desvendar a natureza a partir, principalmente, das relações entre causa e efeito.
III. arte como um conhecimento que proporciona entender o mundo através da sensibilidade do artista.
IV. filosofia como um saber que se propõe a oferecer um conhecimento, baseado na busca rigorosa da origem dos problemas, relacionando-os a outros aspectos da vida humana.
V. mito como saber capaz de superar a subjetividade do homem frente ao desconhecido.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS.
A) Apenas I e II.
B) Apenas III e IV.
C) Apenas I, II, III e IV.
D) Apenas II e III.
E) Apenas I e V.

54. Identifique qual dos contextos abaixo caracteriza um raciocínio lógico dedutivo.
A) Maria comprou uma bicicleta da marca "veloz", porque sua colega tinha uma bicicleta idêntica que era muito resistente, confortável.
B) João escolheu estudar no colégio S. João Del Rey, já que todos seus colegas estudavam nesse colégio.
C) Os eleitores votaram no presidente Lula, já que pertencem ao Partido dos Trabalhadores.
D) Na minha rua, João gosta de futebol. E, ainda mais, André, Pedro, Mário, Wellington, José Antônio... Enfim, na minha rua, todos gostam de futebol!
E) Ana Maria é título de uma música do cantor Santana, portanto Ana Maria é sucesso.

55. Identifique qual dos contextos abaixo caracteriza um raciocínio lógico dedutivo.
A) João fumou a vida inteira e morreu sem ter nenhuma doença cancerígena. Logo eu posso continuar fumando, que também não terei nenhuma doença dessa natureza.
B) André Vital e seu irmão escolheram a escola Internacional de Barreiros para estudar. Sua mãe que fez seus estudos nesta escola garante que ela é uma das melhores.
C) Na minha rua, Vovô Tiago gosta de assistir a jogos pela televisão. E, ainda mais, André, Pedro, Mário, Wellington, José Antônio... Enfim, na minha rua, todos gostam de a assistir jogos pela televisão!
D) A sra. Neuza Maria comprou uma lavadora de roupas da marca "veloz", porque sua colega tinha uma lavadora idêntica, que era muito resistente e confiável.
E) Deus é bondoso, logo Ele existe!

56. Identifique qual dos contextos abaixo caracteriza um raciocínio lógico indutivo.
A) O professor Alexandre Borba da Cruz defende a realização de um seminário, pois acredita que será a melhor forma de envolver todos.
B) Após ter almoçado, todos os dias, durante um ano no restaurante "PAI VELHO", Antônio afirma que esse restaurante é de boa qualidade!
C) Marina conheceu João, e ficou apaixonada por ele no mesmo dia.
D) Célia não votou nessas eleições, afirmando que todos os candidatos "calçam 40" ou são iguais.
E) Estes alunos votaram no presidente, já que pertencem ao seu partido.

57. Identifique qual dos contextos abaixo caracteriza um raciocínio por analogia.
A) André não viajou para o Rio de Janeiro, temendo a violência que afetou seu primo na última temporada.
B) Os pais da escola Moacir Chagas, no município de Vila Antiga - Minas Gerais, apostam no planejamento participativo da escola como forma de melhoria da educação dos seus filhos.
C) Marina conheceu João e ficou apaixonada por ele no mesmo dia.
D) Embora haja desemprego em todos os Estados Brasileiros, em Pernambuco o problema é ainda mais grave, afirmou o sindicalista Paulo de Jesus.
E) Célia votou nessas eleições, mas afirmou que não confia nos políticos.

58. No seu livro A águia e a Galinha - Uma metáfora da Condição Humana, Leonardo Boff (2000) propõe uma reflexão acerca do arquétipo entre a águia e a galinha. Boff deseja expressar a situação humana no seu cotidiano e na vida global através da personagem galinha. Reflete a situação humana no seu cotidiano, no círculo de vida privada, nos afazeres domésticos, nos hábitos e tradições culturais. Será didaticamente CORRETO que a leitura desse texto objetive desenvolver, no aluno, a capacidade de
I. compreender os elementos cognitivos, afetivos, sociais e culturais que constituem a identidade própria e a dos outros.
II. desenvolver no aluno um olhar especificamente filosófico, investigativo, questionador da produção textual.
III. aprender a respeitar a especificidade de cada estrutura discursiva e considerar, com igual cuidado, o registro ou o suporte textual específico em que essa estrutura se apresenta.
IV. entrar na lógica discursiva filosófica e no domínio do discurso do autor em diferentes textos.
V. discutir a ética em todas as suas dimensões como regra de conduta individual e coletiva.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS.
A) Apenas I, II e III.
B) Apenas I e II.
C) Apenas III e IV.
D) Apenas I, II, III e V.
E) Apenas II.

59. O professor traz para a sala de aula um exemplar de Jornal do dia e distribui com seus alunos para que todos tomem conhecimento dos principais questões ali abordadas. Para discutir a questão dos valores sociais, o professor poderá propor os seguintes procedimentos:
I. buscar os principais valores implícitos defendidos pelo Jornal, a partir das fotografias.
II. identificar os valores que estão sendo negados através das matérias/notícias do jornal.
III. evidenciar que os Jornal são imparciais e, portanto, não defendem nenhum valor social especificamente.
IV. comparar os valores do jornal com os valores da sociedade atual.
V. classificar, numa escala de importância, os valores da sociedade atual a partir do Jornal.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas INCORRETAS.
A) Apenas II e III.
B) Apenas I, II e III.
C) Apenas IV.
D) Apenas I, II, IV e V.
E) Apenas I, II e V.

60. A filosofia no Ensino Médio possui uma natureza transdisciplinar e pode cooperar decisivamente no trabalho de articulação dos diversos sistemas teóricos e conceptuais curriculares. A respeito do perfil profissional de quem deverá assumir a função do ensino da filosofia, que recomendações expressas fazem os Parâmetros Curriculares Nacionais?
A) Que se pode dispensar a presença de um profissional da área, fazendo uso de outros profissionais de área afins, como as ciências humanas no qual a filosofia estar inserida.
B) Que não se pode, de modo algum, dispensar a presença de um profissional da área, qualquer que seja a forma assumida pela Escola para proporcionar a construção de competências de leitura e análise filosófica dos diversos textos em que o mundo é tornado significativo.
C) Que o saber filosófico não é para o Ensino Médio um saber especializado, podendo ser tratado como tema transversal e, portanto, pode ser adequadamente tratado por um profissional de qualquer área.
D) Que a presença de um profissional da área só será exigida, quando a forma assumida pela Escola dispuser da construção de competências filosóficas específicas e restritas a essa área do saber.
E) Que, desde que a presença de um profissional da área seja solicitada pela Escola, ele deverá proporcionar a construção de competências específicas, como a reflexão crítica dos saberes difundidos pela mesma.

61. Os valores existem em todas as sociedades e culturas. É uma experiência fundamentalmente humana que se encontra no centro de toda escolha de vida. (ARANHA; MARTINS, 1998.) Será didaticamente CORRETO discutir a questão dos valores em sala de aula, afirmando que os valores são
I. uma herança e, portanto, em parte, herdados da cultura da comunidade a que pertencemos.
II. uma herança e, portanto, no seu todo, herdados da cultura da comunidade a que pertencemos.
III. importantes e fundamentais para a sociedade, na medida em que servem para que a essa subsista e mantenha a sua integridade e o seu desenvolvimento.
IV. determinantes das prioridades de cada sociedade.
V. responsáveis e determinantes dos parâmetros da produção econômica dos diferentes povos.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS.
A) Apenas I, II e V
B) Apenas III e IV.
C) Apenas I, III e IV.
D) Apenas II e III.
E) I, II, III, IV e V.

62. No processo de ensino/aprendizagem de filosofia, abordando a questão da ética, as atividades de avaliação deverão ter os seguintes objetivos:
I. perceber e respeitar diferentes pontos de vista nas situações de convívio;
II. usar o diálogo como instrumento de comunicação na produção coletiva de idéias e na busca de solução de problemas;
III. conhecer diferentes concepções filosóficas em diferentes épocas;
IV. sensibilizar para reflexão radical sobre os problemas humanos;
V. provocar a participação em atividades de grupo com responsabilidade e colaboração.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS.
A) Apenas II e III
B) Apenas I, III e IV.
C) Apenas I e IV.
D) Apenas III e IV.
E) Apenas I e II.

63. O professor solicita aos alunos que façam uma dissertação a partir do tema que aborda a liberdade humana. Sob a ótica conceitual, no texto a ser avaliado, deve ser observado:
I. o modo como o aluno se expressou em relação à percepção do outro como impedimento a sua liberdade.
II. a descrição em algum local do texto, da definição conceitual sobre a liberdade humana.
III. a referência ao homem como um ser determinado na sociedade atual.
IV. o modo como o aluno expressou sue pensar reflexivo sobre os aspectos históricos sobre a liberdade humana.
V. a identificação no texto das condições da liberdade humana.
Está(ão) INCORRETA(S)
A) Apenas as afirmativas II e III.
B) Apenas as afirmativas I, II, III e IV.
C) Apenas as afirmativas I e IV.
D) Apenas a afirmativas III, IV e V.
E) Apenas a afirmativa IV.

64. O professor convida um político para participar de uma mesa redonda com os seus alunos, para de modo propositivo, discutir o conceito de política. Do ponto de vista didático, as principais questões a serem abordadas devem ser:
I. quanto ganha de salário esse político, e o que faz dos seus vencimentos?
II. quais seus projetos no futuro, quando deixar a vida pública?
III. qual sua proposta para diminuir os índices de analfabetismo no país?
IV. o que ele propõe para se estabelecer no país uma política de incentivo à produção de alimentos.
V. solicitar ao político que apresente uma leitura da realidade social e, após, discutir com os alunos, a sua proposição.
Qual das alternativas a seguir representa todas as afirmativas CORRETAS?
A) Apenas as afirmativas II e III.
B) Apenas as afirmativas I, II, III e IV.
C) Apenas as afirmativas I e IV.
D) Apenas as afirmativas III, IV e V.
E) Apenas a afirmativa IV.

65. Em um determinado momento da história, a questão da política passou a ter um caráter científico. Para discutir em sala de aula este momento histórico do pensamento político, é coerente ao professor focalizar a seguinte abordagem teórica:
I. discutir a prática política dos gregos em Atenas, enfatizando, sobretudo, a experiência democrática vivida por aquele povo.
II. abordar a prática dos Sofistas, filósofos responsáveis pela elaboração teórica que legitima o ideal democrático da nova classe dos comerciantes.
III. a proposta de cidade ideal pensada por Platão, em que os futuros governos são escolhidos entre os filósofos.
IV. aborda a concepção de política a partir de Maquiavel, quando a política se desliga das questões filosóficas e da moral cristã, passando a requerer uma lógica de que é impossível governar sem o uso da violência.
V. interroga as principais teorias que balizaram os regimes políticos da Grécia antiga até os nossos dias.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS.
A) Apenas as afirmativas I e IV.
B) Apenas as afirmativas I, II, III e V.
C) Apenas a afirmativas II, III, IV e V.
D) Apenas as afirmativas III, IV e V.
E) Todas as afirmativas estão incorretas.

66. Segundo os PCNs do Ensino Médio, os critérios de avaliação para o ensino da Ética serão referência tanto para o professor quanto para o aluno de modo a garantir a continuidade do trabalho. Assim sendo, no processo de avaliação desta temática, são objetivos do processo de avaliação:
I. orientar o processo de reelaboração dos novos conteúdos do ensino.
II. apontar os conceitos apreendidos pelos alunos e, ao mesmo tempo, apontar os aspectos que repercutem no seu comportamento ético em sociedade.
III. balizar o trabalho do professor na criação de situações de aprendizagem que busquem, garantir aos alunos o desenvolvimento das capacidades necessárias à construção progressivista de conhecimento para uma atuação pautada em princípios da ética democrática.
IV. informar o aluno sobre seus avanços, suas dificuldades e orientar os investimentos que ele deverá fazer no seu processo de aprendizagem.
V. apontar os deveres a serem entendidos como índices de qualificação moral.
Assinale a alternativa que contém as afirmações INCORRETAS.
A) Apenas I e IV.
B) Apenas I, II e V.
C) Apenas II, III, IV e V.
D) Apenas III, IV e V.
E) I, II, III, IV e V.

67. As questões fundamentais da filosofia, desde os seus primórdios, estão ligadas aos grandes campos de interesse da humanidade. Assim, será um tema de interesse da filosofia a ser abordado em sala de aula
I. a lógica, enquanto conhecimento das formas gerais e regras gerais do pensamento correto e verdadeiro.
II. a epistemologia, enquanto estudo das deferentes modalidades e possibilidades do conhecimento humano.
III. a filosofia política, enquanto estudo sobre a natureza do poder e da autoridade.
IV. a linguagem, enquanto manifestação dos signos, significações oral e escrita.
V. o Ceticismo enquanto forma de conhecer o mundo e suas contradições.
Assinale a alternativa que contém as afirmações CORRETAS.
A) Apenas I e IV.
B) Apenas I, II e V.
C) Apenas II, III, IV e V.
D) Apenas III, IV e V.
E) Apenas I, II, III e IV.

68. Inspirados na produção de Marx e Engels, os princípios básicos da dialética podem ser assim definidos:
I. A realidade é concebida como sistema extraordinariamente complexo e interligado, no qual tudo o que existe está relacionado com tudo.
II. A realidade não como um sistema estático e imutável, mas, inversamente, como um sistema aberto e dinâmico, em permanente movimentação.
III. A realidade é movimento, processo.
IV. A realidade é concebida como sistema interligado, onde algumas aspectos existentes dentro dela estão em sintonia.
V. A realidade é estática, portanto interligada.
Assinale a alternativa que contém as afirmações INCORRETAS.
A) Apenas IV e V.
B) Apenas I, II e V.
C) Apenas II, III, IV e V.
D) Apenas III, IV e V.
E) I, II, III, IV e V.

69. Na modernidade, a dialética foi retomada pelo filósofo Hegel. Assinale a alternativa que correspondente à concepção hegeliana de dialética.
A) A dialética é um processo dinâmico que se manifesta em todo o universo e sua essência residiria na contradição que produz o movimento do mundo pelo choque das coisas contrárias.
B) A dialética é dinâmica, manifesta-se em alguns aspectos do universo, e sua essência reside na polarização que produz o mundo.
C) A dialética em Hegel é o método adotado para se entender a relação entre o bem o mal.
D) A dialética afirma que cabe ao pensamento humano atingir a verdade objetiva e não a teoria sobre ela.
E) A dialética, afirma Hegel, não é um método, mas, um conhecimento sobre verdade objetiva do homem sobre a natureza.

70. Faça a correlação entre o autor e seu pensamento:
I. Martin Heidegger
II. Albert Einstein
III. Augusto Comte
IV. Karl Marx
V. Jean-Paul Sartre
( ) Não basta interpretar o mundo - é necessário transformá-lo.
( ) Realidade é algo que se move.
( ) Basta comparar as duas acepções do termo ordem, que significa, sempre ao mesmo tempo comando e arranjo.
( ) Ao afirmarmos que o homem se escolhe a si mesmo, queremos dizer que cada um de nós se escolhe, mas queremos dizer também que, escolhendo-se, ele escolhe a todos os homens.
( ) Somente na clara noite do nada da angústia, surge a originária abertura do ente, enquanto tal (...)
Assinale a alternativa que contém a seqüência CORRETA.
A) I, II, III, IV e V.
B) II, III, IV, V e I.
C) IV, III, V, I e II.
D) IV, II, III, V e I.
E) V, IV, I, II e III.

71. Um dos métodos utilizados por filósofos, como Sócrates e Platão, é a dialética. Numa exposição em sala de aula, seria correto caracterizar a dilética como
I. a demonstração de uma tese a partir da análise crítica das contradições contidas no raciocínio do interlocutor.
II. a busca da verdade por meio do raciocínio continuamente repetido por um interlocutor.
III. a busca da verdade por meio do choque de idéias, e do denvelamento das contradições de um raciocínio.
IV. o método que concebe a realidade como algo extremamente estático, em permanente transformação.
V. o método que concebe a realidade como algo extremamente dinâmico, em permanente transformação.
Assinale a alternativa que contém as afirmações INCORRETAS.
A) Apenas I e IV.
B) Apenas I, II e V.
C) Apenas II, III, IV e V.
D) Apenas III, IV e V.
E) Apenas II e IV.

72. No final do século IXX surgiram as chamadas Filosofias da Existência ou Corrente Existencialista. Numa exposição em sala de aula, seria CORRETO caracterizar o existencialismo como
I. uma tendência filosófica, divergente em vários aspectos,que discute a existência humana como ponto final de suas reflexões.
II. um conjunto de tendências filosóficas, embora divergentes em vários aspectos, que discutem a existência humana como ponto de partida e objeto fundamental de suas reflexões.
III. Filosofias referentes à condição humana específica do homem como ser no mundo.
IV. Filosofias referentes ao fim da humanidade e ao homem como ser no mundo.
V. Filosofia que tem, nas suas concepções básicas, um traço comum, uma visão drástica acerca do destino do homem.
Assinale a alternativa que contém as afirmações CORRETAS.
A) Apenas II e IV.
B) Apenas I, II e V.
C) Apenas II, III, IV e V.
D) Apenas III, IV e V.
E) Apenas I e IV.

73. Immanuel Kant deixou uma grande contribuição para a filosofia, sobretudo no campo do problema do conhecimento humano. Numa exposição em sala de aula, seria correto caracterizar o pensamento kantiano sobre o conhecimento como
I. o conhecimento é fundamentalmente concebido no campo empírico e se refere aos dados fornecidos pelos sentidos, isto é, que é posterior à experiência.
II. o conhecimento empírico se refere aos dados fornecidos pelos sentidos, isto é, que é posterior à experiência.
III. o conhecimento puro não depende de quaisquer dados dos sentidos, ou seja, é anterior a experiência.
IV. o conhecimento puro depende de quaisquer dados dos sentidos, ou seja, é anterior a experiência.
V. só o conhecimento puro conduz a juízos universais.
Assinale a alternativa que contém as afirmações INCORRETAS.
A) Apenas II e IV
B) Apenas I, II e V.
C) Apenas II, III, IV e V.
D) Apenas III, IV e V.
E) Apenas I e IV.

74. Ao tratar do tema liberdade como questão filosófica, pode-se focalizar diferentes concepções, abordagens e campos diferentes de exercício da liberdade. Didaticamente pode-se discutir esse tema a partir das seguintes abordagens, campos e concepções.
I. Não há como negar que o ser humano se acha preso a determinismos, por exemplo, tem um corpo sujeito a leis da física e da química.
II. Conforme Augusto Comte, não somos livres, mas determinados pelo momento, pelo meio e pela raça.
III. Temos que admitir que na atividade psíquica normal e cotidiana, através da qual entramos em contato com o mundo - conhecendo-o e a ele efetivamente reagindo, atuam mecanismos da inteligência humana tais como memória, intervenção, intuição, abstração e assim por diante.
IV. Além dos determinismos psicológicos, podemos acrescentar os culturais: ao nascer, encontramos um mundo já constituído e recebemos como herança a moral, a religião, a organização social.
V. Tudo o que fazemos tem uma causa. Estamos sempre situados no tempo e no espaço.
Assinale a alternativa que contém as afirmações CORRETAS.
A) Apenas II e IV.
B) Apenas I, II e V.
C) Apenas II, III, IV e V.
D) Apenas III, IV e V.
E) I, II, III, IV e V.

75. A questão da liberdade humana é um dos principais temas da filosofia moderna. Didaticamente, que tipos e conceitos de liberdades pode-se abordar acerca deste tema?
I. A liberdade ética, que diz respeito ao sujeito moral, capaz de decidir com autonomia em relação a si mesmo e aos outros.
II. A liberdade econômica, que diz respeito a uma atividade produtiva exercida com cuidado para que as relações de dependência entre as pessoas sejam de colaboração e não de competição.
III. A liberdade jurídica, em que ninguém pode mais ser submetido à servidão e à escravidão, qualquer um deveria ter liberdade de locomoção, pensamento, agremiação e ação nos limites estabelecidos pela lei.
IV. A liberdade política, que se expressa no espaço público ocupado pelo cidadão, como participante dos destinos da cidade.
V. A liberdade que é alguma coisa dada, pois não resulta de um projeto de ação.
Assinale a alternativa que contém as afirmações CORRETAS.
A) Apenas II e IV.
B) Apenas II.
C) Apenas I.
D) Apenas V.
E) I, II, III, IV e V.

76. Dentre os períodos clássicos da filosofia, a cosmologia figura entre um dos mais importantes, sobretudo na filosofia grega. Numa exposição em sala de aula, seria CORRETO caracterizar este período em que a filosofia
I. se preocupa de modo racional e sistemático sobre a origem, ordem e transformação da natureza.
II. afirma que não existe criação do mundo, isto é, nega que o mundo tenha surgido do nada.
III. afirma que não existe criação do mundo, isto é, nega que o mundo tenha surgido do nada, devendo o mundo ter sido transformado.
IV. não se deteve de modo racional e sistemático sobre a origem, ordem e transformação da natureza.
V. apoiou a idéia de que a criação do mundo veio de Deus.
Assinale a alternativa que contém as afirmações INCORRETAS.
A) Apenas II e IV.
B) Apenas I, II e V.
C) Apenas II, III, IV e V.
D) Apenas IV e V.
E) Apenas I e IV.

77. O método mais utilizado na história da ciência é o indutivo. Dentre as suas características e natureza deste método, pode-se destacar:
I. a indução que realiza um caminho contrário a dedução.
II. a indução que serve para induzir novas idéias a partir de comparações.
III. a indução que realiza um caminho igual a dedução.
IV. com a indução, partimos dos casos particulares iguais ou semelhantes para buscarmos uma lei geral.
V . com a indução podemos, a partir de leis gerais, afirmamos novas leis gerais.
Assinale a alternativa que contém as afirmações CORRETAS.
A) Apenas II e IV.
B) Apenas I, II e V.
C) Apenas I, IV e V.
D) Apenas IV e V.
E) Apenas I e IV.

78. Duas correntes do pensamento filosófico marcaram toda a história: Realismo e Idealismo. Para discutir em uma sala de aula, a natureza e as características de cada uma dessas correntes de pensamento, deve-se pontuar os aspectos em que I. o realismo refere-se à idéia de objetividade acerca da existência do espaço e do tempo.
II. o realismo afirma a existência da razão pura.
III. o idealismo afirma a existência da razão subjetiva.
IV. o realismo afirma a existência da razão subjetiva.
V. o idealismo afirma a existência da razão pura.
Assinale a alternativa que contém as afirmações INCORRETAS.
A) Apenas IV e V.
B) Apenas I, II e V.
C) Apenas II, III, IV e V.
D) Apenas IV e V.
E) Apenas I e IV.

79. Duas concepções sobre a arte predominam na história: a concepção pedagógica e a concepção da arte como expressão. Numa exposição em sala de aula, focalizando as funções e as finalidades da arte, sugere-se que o professor aborde esta temática, dando destaque
I. à concepção pedagógica da arte fundamentada em Platão e Aristóteles.
II. à iniciativa de Gottfried Wilhelm Leibniz, que coloca dança e música como disciplinas fundamentais na formação do corpo e da alma.
III. à contribuição de Immanuel Kant, que afirma que a função mais alta da arte é produzir o sentimento do sublime.
IV. à perspectiva da arte como expressão, que afirma ser através da arte que se vê a visão, faz falar a linguagem, faz ouvir a audição e faz sentir as mãos e o corpo.
V. à concepção pedagógica da arte como fundamentada em Friedrich Engels.
Assinale a alternativa que contém as afirmações INCORRETAS.
A) Apenas II e V.
B) Apenas I, II e V.
C) Apenas II, III, IV e V.
D) Apenas IV e V.
E) Apenas I e IV.

80. O professor de filosofia propõe aos seus alunos que assistam juntos ao documentário Os anos JK. Após assistir o documentário o professor inicia uma discussão e aborda o conceito e a função da arte. Será CORRETO caracterizar este documento, como uma obra
I. pragmática, por querer aprender a respeito da realidade histórica e social do final dos anos 50 e início dos 60.
II. naturalista, pois a arte não tinha intenção de mostrar o filme, como filme mas a realidade que ele mostrava.
III. formalista, pois nele pode ser observada a linguagem cinematográfica e as possibilidades novas para o cinema.
IV. de arte, que como outras, tem funções múltiplas, dependendo do interesse com que nos aproximamos dela.
V. de arte informal, pois não se pode observar a linguagem cinematográfica.
Assinale a alternativa que contém as afirmações CORRETAS.
A) Apenas II e IV.
B) Apenas I, II e V.
C) Apenas II, III, IV e V.
D) Apenas I, II e IV.
E) Apenas I e IV.

GABARITO:

41 C
42 E
43 B
44 B
45 D
46 D
47 E
48 C
49 D
50 C
51 E
52 C
53 NULA
54 C
55 E
56 B
57 A
58 D
59 NULA
60 B
61 C
62 E
63 C
64 D
65 B
66 B
67 E
68 A
69 A
70 D
71 E
72 A
73 E
74 E
75 NULA
76 D
77 C
78 A-D
79 A
80 D

Nenhum comentário: