Pesquisa personalizada

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Prefeitura Municipal de Cubati - PB - ASPERHS - 2007


Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Prefeitura Municipal de Cubati - PB - ASPERHS - 2007  
Conhecimentos Específicos

21.Sobre a Filosofia podemos afirmar:
a) Originou-se da inquietação gerada pela curiosidade humana em compreender e questionar os valores e as interpretações comumente não aceitas sobre a sua própria realidade.
b) Originou-se da inquietação gerada pelo sentimento humano de grandeza e questionador sobre os valores e as interpretações comumente aceitas sobre a sua própria realidade.
c) Originou-se da inquietação gerada pela curiosidade humana em compreender e questionar os valores e as interpretações comumente aceitas sobre a sua própria realidade.
d) Originou-se do comodismo e da fase da curiosidade humana em compreender e questionar os valores e as interpretações
comumente aceitas sobre a sua própria realidade.
e) N.D.R

22.O mito:
I. É uma narrativa tradicional com caráter explicativo e/ou simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religião.
II. Procura explicar os principais acontecimentos da vida, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semideuses e heróis (todas elas são criaturas sobrenaturais).
III. É uma primeira tentativa de explicar a realidade.
IV. O termo "mito" é, por vezes, utilizado de forma pejorativa para se referir às crenças comuns (consideradas sem fundamento objetivo ou científico, e vistas apenas como histórias de um universo puramente maravilhoso) de diversas
comunidades.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
a) I, apenas
b) II e III, apenas
c) III e IV, apenas
d) I e IV, apenas
e) I, II, III e IV

23.Sócrates não foi muito bem aceito por parte da aristocracia grega, pois defendia algumas idéias contrárias ao funcionamento da sociedade grega. Criticou muitos aspectos da cultura grega, afirmando que muitas tradições, crenças religiosas e costumes não ajudavam no desenvolvimento intelectual dos cidadãos. Sobre este filósofo é correto afirmar:
a) Sua arte de dialogar, conhecida como maiêutica, provocava aquilo que ficou conhecido como "a parturição das idéias".
b) Sua arte de dialogar, conhecida como dialética, provocava aquilo que ficou conhecido como "a parturição das idéias".
c) Sócrates nasceu em Atenas e morreu na mesma cidade, anos mais tarde, de velhice.
d) Sócrates procurava responder à questões do tipo: "O que é a natureza ou o fundamento último das coisas?"
e) N. D. R.

24.Platão nasceu em Atenas, provavelmente em 427 a.C. e morreu em 347 a.C. É considerado um dos principais pensadores gregos, pois influenciou profundamente a filosofia ocidental. Sobre este filósofo pode-se afirmar:
I. Suas idéias baseiam-se na diferenciação do mundo entre as coisas sensíveis (mundo das idéias e a inteligência) e as coisas visíveis (seres vivos e a matéria).
II. Platão não valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento.
III. Fundou a Academia, uma escola de filosofia com o propósito de recuperar e desenvolver as idéias e pensamentos socráticos.
IV. Foi um dos maiores críticos da democracia do seu tempo. Pelo menos daquela que era praticada em Atenas e que ele conheceu de perto.
V. Como já em Sócrates, assim em Platão a filosofia tem um fim prático, moral; é a grande ciência que resolve o problema da vida. Este fim prático realiza-se, no entanto,
materialmente, através da especulação, do conhecimento da ciência.
Estão corretas as proposições:
a) I, II e III, apenas
b) II, IV e V, apenas
c) II, III e IV, apenas
d) I, III e IV, apenas
e) I, II, III, IV e V

25.Sobre os pensadores gregos é incorreto o que se diz em:
a) Aristóteles aceitou a idéia, vigente em sua época, de que tudo na natureza se compunha de quatro elementos - ar, água, fogo e terra -, mas a eles acrescentou um quinto elemento - o éter -, que formaria o espaço celeste.
b) Platão, ao contrário de Sócrates, interessou-se vivamente pela política e pela filosofia política.
c) Em seu método, ao iniciar uma conversa, Aristóteles sempre adotava a posição de uma pessoa ignorante, que apenas "sabe que nada sabe". E justamente por usar esta afirmativa, ele forçava as pessoas a usarem a razão. Ele entrava de tal forma na conversa, e de tal forma a dominava, que era capaz de aparentar uma maior ignorância ou de mostrar-se mais tolo do que realmente era.
d) De fato, Aristóteles pode ser considerado o criador do estudo da Lógica e seu livro Organon, que trata desse tema, foi o único, dentre toda a sua obra, a continuar sendo estudado na Europa após a queda do Império Romano.
e) Entre as acusações contra Sócrates estava a de que ele estava introduzindo novos daimonions, novas entidades divinas.

26.A respeito do Positivismo julgue os itens a seguir:
( ) O positivismo é uma linha teórica da sociologia, criada pelo francês Auguste Comte.
( ) Os positivistas abandonaram a busca pela explicação de fenômenos externos, como a criação do homem, por exemplo, para buscar explicar coisas mais práticas e presentes na vida do homem, como no caso das leis, das relações sociais e da ética.
( ) O positivismo teve grande aceitação na Europa e também em outros países, como o Brasil, as idéias de Comte foram amplamente aceitas pela tradição sociológica e filosófica marxista.
( ) O Positivismo tem por finalidade colaborar para estabelecer uma educação e uma instrução, de cunho altruístico, científico e industrial, a fim de criar uma Única Civilização Positiva.
( ) O positivismo apresenta duas partes que se complementam e entrelaçam: o culto e o dogma científico.
a) VVVFF
b) VVFVF
c) FVFVF
d) FFVFV
e) FFFVV

27.Na teoria marxista, o materialismo histórico:
a) A sociedade é comparada a um celeiro no qual as fundações, a infra-estrutura, seriam representadas pelas forças econômicas.
b) Pretende a explicação da história das sociedades humanas, a partir da Idade Média, através de fatos materiais, essencialmente econômicos e técnicos.
c) Pretende a explicação da história das sociedades humanas, em todas as épocas, através dos fatos materiais, essencialmente econômicos e técnicos.
d) Pretende a explicação da história das sociedades humanas, em todas as épocas, através de fatos materiais, culturais e técnicos.
e) De acordo com a tese do materialismo histórico defende-se que a evolução histórica, desde as sociedades mais remotas até a atual, se dá pelos confrontos entre diferentes classes sociais decorrentes da "exploração do meio pelo homem".

28.Thomas Hobbes foi um matemático, teórico político, e filósofo inglês. Sobre sua obra Leviatã, podemos afirmar:
a) Explanou os seus pontos de vista sobre a natureza humana e sobre a necessidade de governos e sociedades.
b) Defende a necessidade do governante de basear suas forças em exércitos próprios, não em mercenários.
c) Explanou os seus pontos de vista sobre a natureza humana e sobre a capacidade do homem de viver independente de governos.
d) Defende a necessidade do governante de basear suas forças em exércitos mercenários e não constituir exércitos próprios.
e) N.D.R

29.Sobre John Locke, estão incorretas:
I. Estava interessado nos tópicos tradicionais da filosofia: o Eu, o Mundo, Deus e as bases do conhecimento.
II. Está entre os filósofos empiristas, assim chamados devido a abrirem espaço para a ciência junto à filosofia, valorizando a experiência como fonte de conhecimento.
III. Viajou fora da Inglaterra, especialmente na França, onde ampliou o seu horizonte cultural, entrou em contato com movimentos filosóficos diversos, em especial com o
racionalismo.
IV. A maior parte de sua obra se caracteriza pela oposição ao autoritarismo, em todos os níveis: individual, político e religioso.
a) I, II e III, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I, II, III e IV.
d) I e IV, apenas.
e) N.D.R.

30.Jean-Jacques Rousseau foi um filósofo suíço, escritor, teórico político e um compositor musical autodidata. Sobre esse filósofo pode-se afirmar que:
a) Rousseau foi uma das principais inspirações ideológicas da primeira fase da Revolução Francesa.
b) Inspirados nas idéias de Rousseau, os revolucionários defendiam o princípio da soberania burguesa e igualdade de direitos.
c) Rousseau é associado frequentemente às idéias capitalistas e considerando um opositor do socialismo e comunismo.
d) Seu pensamento político, baseado na idéia da bondade natural do homem, levou-o a criticar em diversas ocasiões a naturalização, a injustiça e a opressão da sociedade contemporânea.
e) Rousseau é associado frequentemente às idéias anticapitalistas e considerado um antecessor do socialismo e comunismo.

31.Sobre a filosofia de Karl Marx, julgue os itens a seguir:
( ) A dialética marxista postula que as leis do pensamento correspondem às leis da realidade.
( ) Este filósofo alemão foi expulso da maior parte dos países europeus devido ao seu radicalismo.
( ) Foi o criador da obra o Capital, livro publicado em 1867.
( ) Marx continuou e desenvolveu plenamente as três principais correntes ideológicas do século XIX.
a) VVVV
b) VFVF
c) FVFV
d) VVFV
e) FVFF

32.A confusão que acontece entre as palavras Moral e Ética existem há muitos séculos. A própria etimologia destes termos gera confusão, sendo que Ética vem do grego "ethos" que significa modo de ser, e Moral tem sua origem no latim, que vem de "mores", significando costumes. Sobre estes dois conceitos é correto afirmar:
a) A Moral sempre existiu, pois todo ser humano possui a consciência Moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive.
b) A Ética teria surgido com Platão, pois se exigi maior grau de cultura.
c) A moral investiga e explica as normas morais, pois leva o homem a agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência.
d) A ética não é somente um ato individual, pois as pessoas são, por natureza, seres sociais.
e) A ética se constitui em um processo de formação do caráter da pessoa humana.

33.Julgue as afirmativas a seguir:
I. Aristóteles, ao contrário de seu mestre, esforçou-se por demonstrar que a essência não se separa dos corpos apreendidos pelos sentidos. O conhecimento é constituído a partir da percepção e da experiência.
II. A teoria platônica e aristotélica tem suas raízes no debate epicurista.
III. Segundo Platão, conhecer é conhecer a essência. O mundo que os sentidos captam é verdadeiro.
IV. A filosofia de Platão, ao contrário da de Aristóteles prioriza o mundo das idéias.
V. A semelhança encontrada entre o pensamento platônico e o Aristotélico é a conclusão do mundo ideal como mundo real.
Estão falsos:
a) I, II e III
b) II, III e IV
c) I e IV
d) III e IV
e) II, III e V

34.De acordo com o pensamento Tomista, a filosofia pode prestar um precioso serviço á fé, exceto:
a) Negando as coisas que são ditas pela revelação sem uma autêntica demonstração racional.
b) Ilustrando, por meio de certas semelhanças, as coisas que pertencem à fé.
c) Opondo-se às coisas que são ditas pela fé.
d) Demonstrando aquelas coisas que são preâmbulos da fé.
e) N.D.R

35.Marque a única alternativa que se opõe ao idealismo de Hegel.
a) Para Hegel, o Ser é a Idéia que se exterioriza no sujeito.
b) A realidade objetiva é o resultado do trabalho humano sobre a natureza, enquanto, a realidade subjetiva é a consciência dessa outra realidade, aquilo que permite dar significado ao que está fora do sujeito.
c) A realidade é constituída no pensamento. O mundo subjetivo, portanto, é o mundo real. Isso constitui seu sistema chamado de Idealismo.
d) De acordo com o entendimento do pensamento Hegeliano, podemos admitir que o homem é a natureza tomando consciência de si. A passagem do "em si" ao "para si".
e) N.D.R

36.Qual das alternativas abaixo está de acordo com a concepção Kantiana a respeito da estética e do belo?
a) O sentimento do Belo é determinado pela realidade empírica do objeto e, portanto, inteiramente dependente dos condicionamentos individuais; deste modo, o sentimento do belo é a posterirori e, como tal, incapaz de fundamentar a
validade universal e necessária dos juízos estéticos.
b) O juízo estético é uma intuição do inteligível no sensível, não uma intuição objetiva, mas subjetiva. Esse juízo não tem valor cognitivo, não consiste num juízo sobre a perfeição do objeto e é válido independentemente dos conceitos e das sensações produzidas pelo objeto.
c) Existe uma antinomia fundamental entre a idéia de um gosto subjetivo, imbuído do que a sensibilidade comporta de contingência particular e arbitrária e a idéia de um gosto universal e necessário.
d) O juízo estético gera um conhecimento que brota da relação do sujeito com o objeto da arte, este conhecimento se funda no sentimento do prazer e do belo.
e) Acima de tudo existe o Belo em si, a idéia geral ou universal da beleza, que pode ser alcançada pela ascese dialética, permitindo ao filósofo participar da Beleza em si.

37. "É decisivo compreender que saber o que significa a verdade, ou sob que condições uma declaração é chamada verdadeira, não é o mesmo que, e deve ser claramente distinguido de, possuir um meio de decidir se determinada declaração é verdadeira ou falsa.". Sobre este tema, pode-se afirmar:
( ) É suficiente possuir um meio de decidir sobre a verdade de uma declaração.
( ) A funcionalidade de algo é mais relevante do que saber se esse algo é verdadeiro.
( ) É importante fazer distinção entre definição de verdade e critério de verdade.
( ) As declarações verdadeiras são hierarquicamente mais importantes.
( ) O que importa é apenas definir as condições de verdade de uma declaração.
A ordem correta é:
a) FFVFF
b) VVFVV
c) FFVVF
d) FFVFV
e) VVFVF

38.Sobre Santo Agostinho, é correto afirmar:
a) Sempre teve um comportamento moral exemplar, desde jovem.
b) Foi o principal representante da Escolástica.
c) Após sua mocidade, profundamente desviada moralmente, se converteu ao cristianismo em Milão.
d) Teve, até o fim de sua vida, sérios atritos com Ambrósio, bispo de Milão, por descordar de suas idéias.
e) Converteu-se primeiramente ao protestantismo, de onde absorveu algumas idéias, e só depois converteu-se ao catolicismo.

39.Nascido na Itália, em uma família nobre, Santo Tomás de Aquino foi o maior expoente da filosofia escolástica. Sobre este filósofo pode-se afirmar:
a) Demonstrou a irracionalidade da fé.
b) Foi influenciado apenas pelo pensamento latino de Cícero.
c) Recebeu grande influência de Platão.
d) Recebeu grande influência de Aristóteles.
e) Demonstrou que filosofia e teologia não se distinguem.

40.Sobre John Locke é correto afirmar:
a) Foi uma das grandes expressões do Empirismo italiano.
b) Divide as idéias, ou representações, em Idéias Simuladas, Idéias Simultâneas e Idéias Vagas.
c) Divide suas idéias em proporcionais e desproporcionais.
d) Foi uma grande expressão do Impressionismo Inglês.
e) Divide suas idéias ou representações em Idéias Simples e Idéias Complexas.

GABARITO
21-C 26-B 31-A 36-B
22-E 27-C 32-A 37-A
23-A 28-A 33-E 38-C
24-D 29-E 34-A 39-D
25-C 30-E 35-E 40-E

Nenhum comentário: