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terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Secretaria de Administração - Distrito Federal - CESPE/UnB - 2006


Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Secretaria de Administração - Distrito Federal - CESPE/UnB - 2006  
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

O primeiro conhecimento é o mito. Primeiro na origem e na fundamentação de todo outro conhecimento. Mito é comunicação imediata com todos os seres; uma comunicação dionisíaca; uma comunicação entusiástica.
Do mito se diferencia o conhecimento da ciência. No início, a ciência começou como filosofia. Os títulos acadêmicos de doutoramento Ph.D. das universidades anglo-saxônicas ainda lembram a identidade primitiva de filosofia e ciência. Hoje estão separadas. E administram conhecimentos diferentes. Conhecimentos importantes, porque todas as valorações da vida passam hoje, necessariamente, pelo crivo da filosofia e da ciência.
Do mito, da filosofia e da ciência diferencia-se o bom senso, que é o conhecimento de uso certo e comedido de toda experiência.
Arcangelo R. Buzzi. Introdução ao pensar - o ser, o conhecimento, a linguagem. Petrópolis: Vozes, 1990, p. 81 (com adaptações).

Julgue os itens subseqüentes, com relação às idéias do texto acima e ao assunto nele abordado.

51 - De acordo com o texto, o mito não se identifica com o bom senso, pois o mito, como fantasia e mentira, é desprovido de contato com o real.

52 - O logos difere do mito, pois o primeiro, como discurso racional, apresenta explicações em que razões são dadas, enquanto o mito, como narrativa de caráter poético, freqüentemente recorre aos deuses, ao tempo em que revela os profundos anseios humanos.

53 - Ao se vivenciar os mitos, sai-se do tempo profano, cronológico, ingressando-se em um tempo qualitativamente diferente, um tempo "sagrado", um tempo sem tempo, primordial e indefinidamente recuperável.

54 - Na tentativa de se dar uma explicação racional para a origem das coisas, sem com isto se fazer uma regressão causal ao infinito, na antiga Grécia procurou-se um elemento primordial que fosse um explicador universal. Anaxímenes entende ser este elemento primordial a água, e Tales de Mileto, o ar.

55 - Protágoras de Abdera (490-421 a.C.) afirmava que o homem é a medida de todas as coisas, das que são como são e das que não são como não são. Nesse sentido, ele teve uma interpretação objetiva da realidade, defendendo o iluminismo e atacando os sofistas.

Sócrates, Platão e Aristóteles, os principais filósofos da Grécia Antiga estruturaram, por meio de diferentes métodos, uma visão do mundo, na medida em que sistematizaram o conhecimento humano tendo em vista a racionalidade do mesmo. A respeito das doutrinas desses filósofos, julgue os próximos itens.

56 - Segundo Aristóteles, há três espécies de constituição de governo - a monarquia, a aristocracia e a timocracia -, que podem se degenerar, respectivamente, em tirania, oligarquia e democracia.

57 - A chamada revolução socrática, que levou os historiadores a dividirem a história da filosofia grega em pré e póssocrática, deveu-se ao fato de Sócrates ter insuflado os jovens contra o governo de Atenas e Esparta, motivo pelo qual foi condenado a beber sicuta.

58 - No mito da caverna, Platão atribui ao filósofo, após este ter conhecido o mundo real, ou seja, o mundo das idéias, o papel político-pedagógico de salvar os seus irmãos prisioneiros da caverna.

59 - O conhecimento filosófico caracteriza-se por ter a pretensão de ser universal, racional e teleológico, e por abordar todas as coisas pelas suas causas primeiras ou razões mais elevadas.

60 - A posição cética caracteriza-se pela suspensão de juízo quanto à possibilidade ou não de algo ser verdadeiro ou falso, embora originalmente tenha significado indagação, investigação.

61 - Ideologia é o mesmo que doutrina, ou seja, a ciência dos doutos em forma de idéias representativas da realidade.

A lógica pode ser entendida como ciência das formas do pensamento coerente que estuda a simples apreensão, o juízo e o raciocínio. Nesse sentido, considere os seguintes argumentos:
a) Todo círculo é redondo. Ora, nenhum quadrado é redondo. Logo nenhum quadrado é círculo.
b) Todo argelino é africano. Ora, algum africano é católico. Logo, algum católico é argelino.
c) Se o Brasil não melhorar o futebol, então não participará do próximo campeonato mundial. Ora, não vai acontecer o Brasil não melhorar o futebol. Logo ...

A respeito desses argumentos e da lógica, julgue os itens a seguir.

62 - O argumento a) é um silogismo formal e materialmente válido, categórico, do modo AEE da segunda figura, em que "quadrado", "círculo" e "redondo" são, respectivamente, os termos menor, maior e médio.

63 - O argumento b) é um silogismo dedutivo, válido formal e materialmente, categórico, sendo a sentença da premissa maior uma sentença toto-total afirmativa, segundo a quantificação do predicado de Hamilton.

64 - O argumento c) é um silogismo hipotético condicional no qual, pondo-se a parte condicionante, por-se-á a parte condicionada, mas não vice-versa. A sua conclusão é: Logo, o Brasil participará do próximo campeonato mundial.

65 - Na lógica dialética, o espírito nega-se como natureza e afirma-se como cultura, nega-se como ser em si, tornando-se ser para si; o sentido imediato é superado dialeticamente por um sentido novo, posto pelo próprio espírito.

Em todo o decorrer da história, o ser humano sempre preocupou-se com o problema do conhecimento como parte da metafísica. A questão da possibilidade, dos limites e do conteúdo do conhecimento ocupa parte fundamental daquilo que, sob diversos aspectos, costumou-se chamar epistemologia, criteriologia ou gnoseologia. No que se refere a esse tema, julgue os itens que se seguem.

66 - A epistemologia é a parte da filosofia que trata do estudo do conhecimento sistematizado e busca construir teorias do conhecimento científico.

67 - Segundo Kant, a estética transcendental é uma ciência de todos os princípios da sensibilidade estabelecidos a priori, na qual existem duas formas puras de intuição sensível: as noções puras de espaço e as de tempo.

68 - A criteriologia estuda quais são as referências do conhecimento, as medidas e os parâmetros humanos do conhecer.

69 - O empirismo afirma que todos os conhecimentos originamse da razão e, por isso, também é chamado de racionalismo.

Tendo em vista as características do conhecimento filosófico, do conhecimento científico e dos seus métodos, julgue os itens a seguir.

70 - Francis Bacon, um dos pilares da filosofia moderna, deduziu que o ser humano inicialmente existe como pensamento, para depois afirmar a sua existência, ou seja, vai da idéia do pensamento ao ser que pensa, realizando-se, então, o salto sobre o abismo que separa a subjetividade da objetividade.

71 - O conhecimento filosófico aspira ser teleológico, racional, universal, metódico, utiliza-se de princípios como leis formais do pensamento.

72 - O conhecimento científico tem, entre outras características, a aspiração de ser assistemático, crítico, subjetivo e de procurar demonstrar por leis as suas certezas.

73 - Herbert Marcuse participa das idéias da Escola de Frankfurt pelas quais o conceito de neutralidade essencial das ciências é estendido também para a tecnologia. Para ele, o a priori tecnológico não é um a priori político.

74 - Para Hegel, o direito, a moralidade e a realidade jurídica e social concebem-se por meio dos seres, adquirindo uma forma concreta determinada por uma estrutura da própria natureza, uma vez que o real é o real e o racional é idêntico a si próprio, não se identificando estas duas realidades.

75 - No materialismo dialético de inspiração marxista, há uma aplicação do realismo hegeliano pelo qual tudo o que existe na natureza independe da relação tese, antítese, síntese, mas está vinculado aos interesses da burguesia capitalista.

76 - A filosofia, como problemática do conhecimento, exerce influência bastante reduzida na formação do ser humano, pois, em matéria de conhecimento, tudo é relativo; logo, cada pessoa tem direito a ter uma opinião particular acerca do mundo que deve ser incondicionalmente respeitada.

Com relação ao positivismo, julgue os próximos itens.

77 - Auguste Comte caracteriza o estado positivo, que é único na natureza, pela subordinação da imaginação e da argumentação às razões transcendentais, posto que as estruturas para intelecção dos seres são adequadas para o entendimento da realidade.

78 - Comte classifica as ciências de acordo com a simplicidade dos seus objetos, partindo das mais simples para as mais complexas. A sociologia é a ciência mais simples e mais geral, por tratar dos seres na sociedade, e a matemática, a mais complexa e concreta pela complexidade dos seus cálculos.

79 - Na visão geral do desenvolvimento da humanidade, Comte, entendendo a ordem como base e o progresso como fim, ressaltou a importância de um princípio fundamental, ausente no dístico pátrio da bandeira brasileira, o amor.

Com relação ao existencialismo, julgue os itens a seguir.

80 - Jean Paul Sartre, filósofo existencialista, entendia que o homem é tal qual projetou ser, e que, estando condenado a ser livre, usa de uma liberdade que não pediu, padece de angústia por encontrar-se lançado na existência, e de desamparo pela falta de um norte, tendo como conseqüência o desespero.

81 - Sartre não admite a existência de uma natureza humana, pois é o próprio homem, em uma livre escolha, e em situação que determina sua própria existência. Portanto, é correto afirmar que existem dois tipos de ser: o ser-para-si, que é o fenômeno, e o ser-em-si, que é a consciência.

82 - O existencialismo toma de Heidegger a frase que tornou famosa toda a escola: a essência precede à existência, isto é, não existe uma natureza humana, uma definição do que seja o homem, pois há uma essência precedente ao ato de existir.

Acerca da fenomenologia, que é uma das importantes correntes de pensamento do século XX, desenvolvida sobretudo na França e na Alemanha, julgue os itens subseqüentes.

83 - A fenomenologia, movimento filosófico que tem E. Husserl como um dos seus principais chefes, baseia-se no estudo dos fenômenos como aquilo que se apresenta aos sentidos do homem.

84 - Husserl dedica-se ao estudo da consciência e da subjetividade de acordo com a tradição da modernidade, mas procede a uma suspensão das crenças habituais, procurando chegar ao dado da consciência. A redução fenomenológica leva, assim, à redução eidética.

Um cientista, seja teórico seja experimental, formula enunciados ou sistemas de enunciados e verifica-os um a um. No campo das ciências empíricas, para particularizar, ele formula hipóteses ou sistemas de teorias, e submete-os a teste, confrontando-os com a experiência, por meio de recursos de observação e experimentação. A tarefa da lógica da pesquisa científica, ou da lógica do conhecimento, é, segundo penso, proporcionar uma análise lógica desse procedimento, ou seja, analisar o método das ciências empíricas.
K. Popper. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1975, p. 27 (com adaptações).

Considerando o texto acima e a teoria popperiana, julgue os itens que se seguem.

85 - Para comprovar uma teoria, K. Popper procura comparar logicamente as conclusões, investiga a forma lógica da teoria, compara com outras teorias e finalmente verifica as aplicações empíricas das conclusões que dela se possam deduzir.

86 - Popper usa o critério da verificabilidade como critério de demarcação, pois entende ser melhor dizer o que uma coisa é do que o que não é, e usa para tanto a indução nas ciências naturais.

Kant, no decorrer da obra Fundamentação da Metafísica dos Costumes (1960), afirma que: a) neste mundo, e até também fora dele, nada é possível pensar que possa ser considerado como bom sem limitação a não ser uma só coisa: uma boa vontade; b) embora muitas coisas que o dever ordena possam acontecer em conformidade com ele, é, contudo, ainda duvidoso que elas aconteçam verdadeiramente por dever e que tenham, portanto, valor moral; c) o imperativo categórico é, portanto, só um único, que é este: age apenas segundo uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal.

Considerando os trechos acima transcritos e a problemática da ética kantiana, julgue os itens a seguir.

87 - Considerando o trecho a), é correto afirmar que a ética kantiana se direciona na realidade para uma ética do desinteresse, em que a boa vontade é boa sem limites, precisamente por ser uma manifestação da razão puramente prática e por cumprir o dever unicamente pelo dever.

88 - Considerando o trecho b) e a doutrina ética kantiana, é correto afirmar que a ação por puro dever é, em última análise, moralmente idêntica à ação em conformidade ao dever, pois, embora seja duvidoso que estas últimas aconteçam verdadeiramente por dever, todas as ações humanas são feitas seguindo algum princípio.

89 - Considerando o trecho c) e a doutrina ética kantiana, é correto afirmar que a teoria ética de Kant desemboca em uma regra universal já preconizada pelo catolicismo, na medida em que é redutível ao princípio religioso: não faças ao próximo aquilo que não queira que os outros façam a ti.

Um estudo sobre ética que se pretenda filosófico deve dedicar-se preliminarmente a delinear o contorno semântico dentro do qual o termo ética será designado e a definir assim, em primeira aproximação, o objeto ao qual se aplicarão suas investigações. Henrique C. de Lima Vaz. Ética filosófica. São Paulo: Loyola, 1999 (com adaptações).

Com relação à questão ética, julgue os itens subseqüentes.

90 - O termo ética, segundo sua significação etimológica, une os sentidos de costume e caráter.

91 - Em uma linguagem atual e mais precisa, a moral é a ciência do agir humano, é a ação humana epistemologicamente considerada, ao passo que a ética trata dos costumes e das ações humanas amplamente consideradas.

92 - A moral de situação é aquela que considera a relatividade dos princípios éticos dependente de cada contexto, no qual as circunstâncias não só condicionam o ato moral, mas o determinam.

93 - Sócrates tinha como máxima o dito "Homem, conhece-te a ti mesmo", em uma época em que abundavam os estudos cosmológicos, e, embora nada tivesse escrito de que se tenha conhecimento, foi considerado o pai da ética.

94 - Para Aristóteles, a questão fundamental da filosofia é a procura do bem supremo identificado como a felicidade, que consiste no agir corretamente e ter uma boa sorte.

Política e filosofia nasceram na mesma época. Por serem contemporâneas, diz-se que "a filosofia é filha da pólis", e muitos dos primeiros filósofos foram chefes políticos e legisladores de suas cidades. Por sua origem, a filosofia não cessou de refletir sobre o fenômeno político, elaborando teorias para explicar sua origem, sua finalidade e suas formas.
Marilena Chaui. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1995, p. 379 (com adaptações).

Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens que se seguem.

95 - Na visão aristotélica, o ser humano é um animal político, que estabelece as normas do agir pessoal para si próprio (ética), deduz as normas do agir doméstico (economia) e examina o contexto, que é a cidade em que o homem virtuoso deve exercer a sua virtude (política).

96 - O conjunto dos poderes de uma nação politicamente organizada é o Estado.

97 - O socialismo utópico, embora veja a classe trabalhadora como oprimida e geradora da riqueza social de que não desfruta, sonha com uma irreal sociedade de pessoas livres e iguais que se autogovernam.

98 - A liberdade é o poder que a vontade possui de se autodeterminar e agir sem ser coagida por nenhuma força.

99 - O determinismo, ao afirmar que tudo tem uma causa, inclusive as decisões da vontade, tende a eliminar o conceito de liberdade humana.

Com relação à estética, à arte de elite e à arte popular, julgue os próximos itens.

100 - A arquitetura é chamada "a arte maior", pois, de certo modo, abriga e influencia as demais, enquanto que a música não é uma arte plástica, sendo a mais dinâmica das artes de movimento.

101 - Toda arte é bela se agradar ao órgão da visão e não por concretizar uma idéia de modo excelente.

102 - A sétima arte é assim chamada por causa das sete colinas de Hollywood onde, em uma delas, existia um famoso estúdio cinematográfico.

Tendo em vista as várias concepções da estética, julgue os próximos itens.

103 - A obra aberta, segundo Umberto Eco, é uma mensagem fundamentalmente clara, uma unicidade de significado que convive em vários significantes.

104 - Para Baumgarten, a estética é o estudo das sensações (sentidos) e das percepções (intelectuais).

105 - O estilo barroco implica em uma obra de feição esquisita, exagerada ou extraordinária. É uma arte exuberante.

106 - O ideal bizantino de beleza era mais divino do que humano, intelectual e abstrato.

107 - A função pragmática da arte diz respeito a sua utilidade. Desse modo, a arte não é valorizada em si mesma, mas como meio para se alcançar uma outra finalidade.

108 - A função naturalista refere-se ao interesse pelo que a obra retrata, em detrimento de sua forma ou modo de apresentação, como, por exemplo, uma pintura ou escultura para evocar algo ou alguém com certa importância.

A obra de arte, na intensa evocação do estranho no familiar, sempre revoluciona o mundo organizado e abala seu sentido de vida: denuncia nossa desfaçatez e maneira infernal de vivê-lo. A arte é, pois, sempre revolucionária e denunciadora.
Arcangelo R. Buzzi. Introdução ao pensar. Petrópolis: Vozes, 1990 (com adaptações).

A partir do assunto abordado no fragmento de texto acima e tendo em vista a filosofia da arte, julgue os seguintes itens.

109 - A secção áurea, desde a Idade Média, consiste em um desvio estético da harmonia geométrica regular, ou, geralmente, implica desprezo das proporções fornecidas pelo mundo natural.

110 - As artes podem ser plásticas ou dinâmicas. A pintura é a bidimensional das artes dinâmicas. Nisto difere-se da arquitetura que é uma arte tridimensional.

111 - As partes constitutivas da música como arte são duas: harmonia e ritmo. Desse modo, a música só existe enquanto dura em um tempo determinado; fora disso, é escrituração musical.

112 - Arte mimética é aquela que gera um efeito purificador e de distensão produzido naqueles que assistem. Um exemplo são as tragédias.

113 - T. Adorno e W. Benjamim são filósofos da Escola de Frankfurt e trabalharam a questão estética e da filosofia da arte na sua concepção idealística ontológica sem vinculação com a realidade.

114 - A arte de elite confunde-se com a arte popular, porque ambas procuram a expressão do belo por meio das belas artes, e tanto uma como outra produzem sensações de emoção estética pela percepção da harmonia e integridade das suas obras.

115 - A função formalista da arte busca a essência integradora da obra de arte na sociedade na medida em que serve como utilidade ornamental.

A filosofia diz respeito a uma estruturação teórica do pensamento tendo em vista a compreensão do universo e do homem e o estabelecimento de ações a partir de um enfoque considerado adequado para o atingimento da felicidade. Nesse sentido, julgue os itens seguintes.

116 - O estoicismo é uma corrente filosófica clássica grega antiga que duvidava da possibilidade do conhecimento.

117 - O empirismo de Francis Bacon, que foi um dos pilares da filosofia moderna, mostra que a pura razão é o veículo pelo qual todo o conhecimento chega à mente do homem.

118 - Os hedonistas tinham como regra moral a busca do mínimo prazer possível sendo natural e necessário, pois assim encontrariam a paz como soberano bem.

119 - Nietzsche é o filósofo da vontade considerada como a própria essência da subjetividade do "eu". Seu pessimismo é superado por meio da arte e da experiência estética, sobretudo da música, que ele valorizava particularmente.

120 - A doutrina epicurista entendia que era importante o convencimento nas votações da pólis, pois seus adeptos apreciavam a arte retórica mesmo quando dissociada da verdade.

Gabarito:

51E 52C 53C 54E 55E 56C 57E 58C 59C 60C

61E 62C 63E 64E 65C 66C 67C 68C 69E 70E

71C 72E 73E 74E 75E 76E 77E 78E 79C 80C

81E 82E 83X 84C 85C 86E 87C 88E 89E 90C

91E 92C 93C 94C 95C 96C 97C 98C 99C 100C

101E 102E 103E 104C 105C 106C 107C 108C 109E 110E

111E 112E 113E 114E 115E 116E 117E 118E 119E 120E

Um comentário:

Anônimo disse...

como assim gabarito não entendi, onde esta as alternativas