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domingo, 2 de janeiro de 2011

Prova e Gabarito - Professor de Religião - Licenciatura Plena em Filosofia - Prefeitura Municipal de Xinguara - PA - FADESP - 2009

Prova e Gabarito - Professor de Religião - Licenciatura Plena em Filosofia - Prefeitura Municipal de Xinguara - PA - FADESP - 2009  
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21. Se a Antropologia é uma ciência que busca abranger o fenômeno humano o mais globalmente possível, é correto afirmar que
(A) somente a antropologia pode ajudar a conhecer o homem em sua plenitude, inclusive no âmbito de sua opção religiosa.
(B) se quiser contribuir efetivamente com a revelação do humano, só poderá fazê-lo em íntima relação com a teologia.
(C) a antropologia não possui a ambição de ser ciência, posto que se propõe a estudar todas as manifestações do humano.
(D) a ciência e a filosofia, enquanto duas tentativas de conhecer o homem, são também antropologia, ao se relacionarem dialeticamente num processo de mútua fecundação.

22. "Uma multidão de franceses acompanhava o cortejo de Jean Paul Sartre, sob o sol primaveril de Paris. Homens, mulheres, jovens e idosos choravam e lamentavam a morte do seu maior filósofo, dramaturgo e escritor dos últimos tempos..."
"Certa vez perguntaram a um filósofo: "Para que serve a filosofia?". E ele respondeu: "Para não darmos nossa aceitação imediata às coisas, sem maiores considerações.""
As duas frases acima demonstram que a filosofia, além de fazer parte do cotidiano das pessoas pode ser
(A) usada livremente, porém com restrições a determinados povos e períodos da história.
(B) aplicada no dia-a-dia, pois ela torna o homem mais aberto a novas opiniões e permite o desenvolvimento do senso crítico.
(C) problemática, porque torna o conhecimento sobre as relações humanas mais complicadas.
(D) praticada apenas por professores e estudantes da área, pois sua popularização é algo impraticável.

23. Na perspectiva do pensamento de Paulo Freire, a prática pedagógica se constitui em
(A) imposição da verdade revolucionária.
(B) dimensão necessária da prática social.
(C) ação independente do rigor científico.
(D) necessidade de preenchimento da mente infantil.

24. O conhecimento é resultado de uma relação entre um sujeito cognoscente e um objeto cognoscível, que se caracteriza como um processo
(A) desigual e desequilibrado, embora entre pólos de conteúdos idênticos.
(B) absoluto e imutável, na medida em que nenhum dos dois sofrerá qualquer modificação.
(C) em que o sujeito não se transforma em função do objeto.
(D) no qual o sujeito, apreendendo as características do objeto, constrói em sua consciência, uma imagem ou representação do mesmo.

25. Na relação entre Filosofia e Ciência é correto afirmar que
(A) a melhor maneira de definir ciência é, evitando a perspectiva filosófica, basear-se em estudos sistemáticos e racionais.
(B) a busca de respostas de caráter religioso e mítico tem maior probabilidade de se constituir em método mais adequado de descoberta.
(C) o termo "ciência" nem sempre foi entendido da mesma maneira e, ainda hoje, existem divergências sobre o que deve, ou não, ser considerado científico.
(D) desde o surgimento da filosofia moderna, a definição rigorosa e consensual de ciência passou a ser algo mais fácil de ser estabelecido.

26. Perguntas elementares como "porque chove?" ou "de onde vem o relâmpago?" podem ser questões originárias de estudos científicos. Entretanto, essas perguntas também podem dar origem a respostas de caráter religioso e mítico, que se baseiam
(A) na observação crítica e no registro diário das ocorrências naturais.
(B) em estudos sistemáticos sobre aspectos do mundo natural.
(C) na vontade de um Deus, de deuses ou em forças sobrenaturais.
(D) na importância central dos seres humanos na ordem das coisas.

27. Sócrates, um dos maiores pedagogos da história da educação universal, concebeu um método para descobrir a verdade que temos em nós a partir do reconhecimento da própria ignorância. Esse método denomina-se
(A) Maiêutica.
(B) Apagógico.
(C) Antropologismo.
(D) Paidéia.

28. As frases "O homem é a medida de todas as coisas" e "Deus é a medida de todas as coisas", são, respectivamente, bases para os pensamentos de
(A) agostinianos e tomistas.
(B) positivistas e dialéticos.
(C) cartesianos e fisiologistas.
(D) antropocentristas e teocentristas.

29. Há alguns anos, nas escolas brasileiras, festejava-se a "libertação" dos escravos no dia 13 de maio, data em que foi assinada a Lei Áurea. Mais recentemente, os movimentos negros passaram a defender o 20 de novembro, data da morte de Zumbi, como principal referência de seu processo de libertação. O motivo dessa mudança deve-se à
(A) reconstrução dos fundamentos ideológico-culturais daquele acontecimento histórico e a consequente mudança de enfoque sobre o conceito de libertação e cidadania.
(B) discussão sobre os novos calendários escolares como estratégia de garantir a tradição historiográfica vigente.
(C) maior ênfase e importância da ação dos abolicionistas em relação às lutas desencadeadas pelos movimentos negros.
(D) inexistência de crítica sobre o processo de introjeção da ideologia racista no próprio negro, a partir da relação ambígua que muitas vezes existia entre senhor e escravo.

30. Segundo Hilton Japiassú no seu "Dicionário Básico de Filosofia", o período medieval foi marcado pelas sucessivas tentativas de conciliação entre razão e fé, entre a filosofia e os dogmas religiosos, sem, contudo, poder questioná-los, por isso a filosofia passou a ser considerada
(A) serva da teologia.
(B) superior à religião.
(C) no mesmo nível da fé.
(D) principal referência para os teólogos.

GABARITO:
21 - D
22 - B
23 - B
24 - D
25 - C
26 - C
27 - A
28 - D
29 - A
30 - A

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