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domingo, 2 de janeiro de 2011

Prova e Gabarito - Professor de Filosofia/Sociologia - Governo do Estado do Piauí - FUNADEPI - 2010


Prova e Gabarito - Professor de Filosofia/Sociologia - Governo do Estado do Piauí - FUNADEPI - 2010  
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

11.Quando começamos a estudar Filosofia, somos logo levados a buscar o que ela é. Nossa primeira surpresa surge ao descobrirmos que não há apenas uma definição da Filosofia, mas várias. Uma primeira aproximação nos mostra quatro definições gerais do que seria a Filosofia. Assinale a assertiva que melhor define o conceito de Filosofia.
a) É uma explicação da realidade a partir de nossas experiências cotidianas, ou seja, é o conhecimento que adquirimos através de nosso senso comum. Portanto, cada pessoa possui um conceito próprio, individual, pessoal e intransferível do que seja Filosofia.
b) É uma visão de mundo de um povo, de uma civilização ou de uma cultura. A Filosofia é um conjunto de idéias, valores e práticas pelos quais uma sociedade apreende e compreende o mundo e a si mesma, definindo para si o tempo e o espaço, o sagrado e o profano, o bom e o mau, o possível e o impossível, o contingente e necessário.
c) É a fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas, isto é, ocupa-se com os princípios, as causas e condições do conhecimento que pretendam ser racional e verdadeiro; com a origem, a forma e o conteúdo dos valores éticos, políticos, religiosos, artísticos e culturais; com a compreensão das causas e das formas da ilusão e do preconceito no plano individual e coletivo; com os princípios, as causas e condições das transformações históricas dos conceitos, das ideias, dos valores e das práticas humanas.
d) É sabedoria de vida, isto é, pensar sobre a vida moral, dedicando-se à contemplação do mundo e dos outros seres humanos para aprender e ensinar a controlar seus desejos, sentimentos e impulsos e a dirigir a própria a própria vida de modo ético e sábio. A Filosofia é uma escola de vida ou uma arte do bem-viver; seria uma contemplação do mundo e dos homens para nos conduzir a uma vida justa, sábia e feliz.
e) É o esforço racional para conceber o universo como totalidade ordenada e dotada de sentido. A tarefa da Filosofia é conhecer a realidade inteira, provando que o universo é uma totalidade, isto é, algo estruturado ou ordenado por relações de causa e feito, e que essa totalidade é racional, ou seja, possui sentido e finalidade compreensíveis pelo pensamento humano.

12. Sobre a evolução histórica do pensamento filosófico ocidental, é incorreto afirmar:
a) A Filosofia Grega é dividida em quatro grandes períodos, nos quais seu conteúdo muda e se enriquece; período pré-homérico, pré-socrático ou cosmológico, socrático ou antropológico e sistemático.
b) A Filosofia Patrística, inicia-se com as epístolas de São Paulo e o Evangelho de São João e termina no século VIII. Resultou dos esforços feitos pelos dois apóstolos intelectuais, Paulo e João, e pelos primeiros padres da Igreja para conciliar a nova religião, o Cristianismo, com pensamento filosófico dos gregos e romanos.
c) A Filosofia da Renascença é marcada pela descoberta de obras de Platão, desconhecidas na Idade Média, e de novas obras de Aristóteles, que passam a ser lidas em grego e a receber novas traduções latinas, mais acuradas e fiéis. A época também se dedica à recuperação das obras dos grandes autores e artistas gregos e romanos e à imitação deles.
d) A Filosofia Moderna é conhecida como "o Grande Racionalismo Clássico", nasce procurando vencer um ambiente de pessimismo teórico, reinante no final do século XVI e início do XVII. Esse pessimismo teórico é o ceticismo, ou seja, a atitude filosófica que duvida da capacidade da razão humana para conhecer a realidade exterior e o homem.
e) A Filosofia Contemporânea abrange o pensamento filosófico que vai de meados do século XIX e chega aos nossos dias. Esse período, por ser mais próximos de nós, parece ser o mais complexo e o mais difícil de definir, pois as diferenças entre as várias filosofias ou posições filosóficas nos parecem muito grandes porque as estamos vendo surgir diante de nós.

13. "Seu grande legado foi em dois sentidos: um, o da sua obra crítica. Aberta, roteirizando a atualização do pensamento brasileiro; outro, o dos seus seguidores, que continuaram levando o Brasil a afirmar uma cultura transformadora, própria e ao alcance dos brasileiros.(...) Foi, antes de tudo, um escritor de jornais, um colaborador frequente, ágil, que sabia da velocidade da imprensa como vanguarda das novidades transformadoras.
O texto acima se refere a um dos mais importantes filósofos brasileiros. Falamos de:
a) Antonio Paim.
b) Roland Corbisier.
c) Marcelo Perine.
d) Tobias Barreto.
e) Henrique C. Lima Vaz.

14. Sobre o conceito de Epistemologia, podemos afirmar que:
a) É o conhecimento das formas e regras gerais do pensamento correto e verdadeiro, independentemente dos conteúdos pensados; regras para a verificação da verdade ou falsidade de um pensamento ou de um discurso.
b) É a análise crítica das ciências, tanto as ciências exatas ou matemáticas, quanto as naturais e as humanas; avaliação dos métodos e dos resultados das ciências; compatibilidades e incompatibilidades entre as ciências; formas de relações entre as ciências.
c) É o estudo das diferentes modalidades de conhecimento humano: o conhecimento sensorial ou sensação e percepção; a memória e a imaginação; o conhecimento intelectual; a idéia de verdade e falsidade; a idéia de ilusão e realidade; formas de conhecer o espaço e tempo.
d) É a linguagem como manifestação humana; signos, significações; a comunicação; a passagem da linguagem oral à escrita, da linguagem cotidiana à filosófica, à literária, à científica; diferentes modalidades de linguagem como diferentes formas de expressão e de comunicação.
e) É o estudo caracterizado pela intenção de ampliar incessantemente a compreensão da realidade, no sentido de apreendê-la na sua inteireza, quer pela busca da realidade capaz de abranger todas as outras, o Ser, quer pela definição do instrumento capaz de apreender a realidade, o Pensamento, tornando-se o homem tema inevitável de consideração.

15. Leia a texto em referência e assinale a alternativa correta:
"O prazer é o início e o fim de uma vida feliz. Com efeito, nós identificamos com o bem primeiro e inerente ao ser humano, em razão dele, praticamos toda escolha e toda recusa, e a ele chegamos escolhendo todo bem de acordo com a distinção entre o prazer e dor.
Embora o prazer seja nosso bem primeiro e inato, nem por isso escolhemos qualquer prazer: há ocasiões em que evitamos muitos prazeres, quando deles nos advêm efeitos o mais das vezes desagradáveis; ao passo que consideramos muitos sofrimentos preferíveis aos prazeres, se um prazer maior advier depois de suportarmos essas dores por muito tempo".
a) O texto é de autoria de Aristóteles, constante na obra Ética a Nicômaco.
b) O texto é de Platão, da obra A República.
c) O texto é de Immanuel Kant, da obra A Fundamentação da Metafísica dos Costumes.
d) O texto é de Santo Agostinho, da obra Confissões.
e) O texto é de Epicuro, da obra Carta sobre a felicidade.

16. Prática da arte greco-romana, a pintura de flores, frutas, utensílios de mesa e pequenos animais foi redescoberta na Europa no século XVII, quando a História Natural, de Plínio, o Velho (século I d.C.) foi traduzida do latim para várias línguas modernas. Esse gênero de pintura é conhecido como:
a) Cubismo.
b) Impressionismo.
c) Natureza-morta.
d) Expressionismo.
e) Futurismo.

17.O conceito mais genérico de ideologia significa o conjunto de idéias, concepções ou opiniões sobre algum tema sujeito a discussão, por exemplo, a ideologia burguesa, a ideologia de um partido político. Historicamente, porém, o conceito de ideologia tem um sentido específico divulgado pelo filósofo e economista:
a) Frederico Nietzsche.
b) Charles Fourier.
c) Robert Owen.
d) Karl Marx.
e) Max Weber.

18. Vivemos hoje tempos de violência. Seriam, porém, mais violentos do que em outros períodos da história ou em outras civilizações? Hegel já definira a história como um "imenso matadouro". Além disso, o que cada um entende por violência seria igual para todos? Por exemplo, o que se passa em sua mente ou na de seu vizinho, quando pensam em um ato de violência? Marque a alternativa correta sobre o que seja então violência e em que situações se manifesta?
a) O seu caráter de disputa, de luta, de conflito que envolve pessoas ou grupos com interesses divergentes e em que a solução apresentada é o recurso abusivo da força. O racismo extremado da doutrina nazista contra ciganos, deficientes físicos e mentais, homossexuais, resultando no genocídio de milhões de seres humanos, e em especial, os judeus.
b) A intencionalidade de um autor e, de outro, uma vítima. A violência é movida por um desejo de destruição do outro, que se configura a partir de diversos tipos de intenção: ferir, matar, prender, ameaçar, impedir de agir, humilhar, roubar ou destruir os bens. O genocídio praticado por espanhóis e portugueses, por ocasião da conquista da América.
c) As agressões tiram a vida, atingem a integridade do corpo, a liberdade, o direito à propriedade ou ainda perturbam o espírito das pessoas. No Brasil, pós-64, quando os militares assumiram o poder e tornoram a tortura uma prática cotidiana nos "porões" da Ditadura Militar. Um exemplo atual é a prisão de Guantánamo, na ilha de Cuba, base militar norte-americana, onde pessoas de diversas nacionalidades, principalmente muçulmanos, estão presos sem direito a um julgamento justo e cotidianamente são torturados e humilhados.
d) Outros tipos de violência podem ser destacados, tais como a violência estrutural. É o caso de bebês que nascem em locais sem saneamento básico e recebem alimentação insuficiente ou inadequada, provocando desnutrição, além da falta de higiene, prejudicando seu desenvolvimento físico e intelectual, além de expô-los a doenças e até ao risco de morte.
e) Todas as assertivas anteriores estão corretas.

19. Das assertivas abaixo, são consideradas violações dos direitos humanos no Brasil, exceto:
a) Detenção arbitrária, tortura e assassinato cometidos pelo governo brasileiro.
b) Violação dos direitos de povos indígenas, a violência rural. Exemplo da situação de conflito no campo foi o massacre em Eldorado dos Carajás, em 17 de abril de 1996, sul do Pará.
c) A violência policial, principalmente contra negros, prostitutas, gays, travestis, os pobres, independentemente da cor e do sexo.
d) A cobrança abusiva de impostos, tais como, IPTU, IPVA, ITR, IRF, entre outros.
e) Violação de direitos de crianças e adolescentes; violência contra a mulher; a discriminação racial; a violência contra defensores de direitos humanos.

20. Leia o texto abaixo e assinale a alternativa correta:
"Para Marx, esse conceito básico, não é puramente teórico, porque se manifesta na vida real quando o produto do trabalho deixa de pertencer a quem produziu. Isso ocorre porque na economia capitalista prevalece a lógica do mercado, em que tudo tem um preço, ou seja, adquire um valor de troca, diferentemente de quando fabricamos o que é necessário para a existência, tais como, casas, roupas ou livros, produtos que tem utilidade vital, valor de uso."
O texto se refere ao conceito de:
a) Alienação.
b) Ideologia.
c) Reificação.
d) Fetichismo.
e) Mais-valia.

21. Sobre o conceito de Sociologia é correto afirmar que:
a) Tem por objetivo as atividades humanas ligadas à produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços. São fenômenos que estudam a distribuição da renda num país, a política salarial, a produtividade de uma empresa.
b) Estuda e pesquisa as semelhanças e as diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos, assim como a origem e a evolução das culturas. Além de estudar a cultura dos povos pré-letrados, ocupa-se também da diversidade cultural existente nas sociedades industriais.
c) Ocupa-se da distribuição de poder na sociedade, assim como da formação e do desenvolvimento das diversas formas de governo.
d) Estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. Envolve o estudo dos grupos e dos fatos sociais, da divisão da sociedade em classes e camadas, da mobilidade social, dos processos de cooperação, competição e conflito na sociedade.
e) Tem por objetivo, a compreensão do mundo e do homem em sua totalidade. Tanto quanto o seu Ser, tanto quanto o seu Dever Ser, ou seja, se caracteriza por uma abordagem universalizante da realidade.

22. Leia o texto abaixo e assinale a alternativa correta:
"A consciência coletiva não se baseia na consciência de indivíduos singulares ou de grupos específicos, mas está espalhada por toda a sociedade. Ela revelaria, "o tipo psíquico da sociedade", que não seria apenas o produto das consciências individuais, mas algo diferente, que se imporia aos indivíduos e perduraria através das gerações. A consciência coletiva é, em certo sentido, a forma moral vigente na sociedade. Ela aparece como um conjunto de regras fortes e estabelecidas que atribuem valor e delimitam os atos individuais. É a consciência coletiva que define o que, numa sociedade, é considerado "imoral", "reprovável" ou "criminoso".
O texto em referência é de:
a) Max Weber, em A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo.
b) Karl Marx, em a Ideologia Alemã.
c) Émile Durkheim, em Da Divisão do Trabalho Social.
d) Jean-Jacques Rousseau, em o Contrato Social.
e) Karl Mannheim, em Ideologia e Utopia.

23. Considerado como um dos mais importantes pensadores modernos, ele foi um dos fundadores clássicos da Sociologia. Dotado de espírito investigativo particularmente aguçado e de grande erudição, criou uma nova disciplina, a Sociologia da Religião, na qual desenvolvia estudos comparados entre a história econômica e a história das doutrinas religiosas. O texto se refere ao sociólogo alemão:
a) Karl Mannheim.
b) Karl Marx.
c) Émile Durkheim.
d) Max Weber.
e) Charles Wright Mills.

24. Considerado um dos conceitos basilares do marxismo, onde Marx busca denunciar as desigualdades sociais, contra a falsa idéia de igualdade política e jurídica proclamada pelos liberais. Assinale a alternativa que corresponde a tal conceito:
a) Classe social.
b) Ação social.
c) Fato social.
d) Alienação.
e) Mais-valia.

25.Os seres humanos necessitam de seus semelhantes para sobreviver, comunicar-se, criar símbolos e formas de expressão cultural, perpetuar a espécie e se realizar plenamente como indivíduos. É na vida em grupo que os indivíduos da espécie humana se tornam realmente humanos. A esse processo, denominamos de:
a) Endoculturação, onde os indivíduos que migram para outro país assimilam a nova cultura.
b) Aculturação, processo pelo qual os bebês ao nascer assimilam a cultura de sua cultura de origem.
c) Sociabilidade, capacidade natural da espécie humana para viver em sociedade, e que se desenvolve pelo processo de socialização.
d) Enculturação, sistema pelo qual os casamentos se realizam, exclusivamente, entre os membros do mesmo grupo social, e que proíbe o casamento com indivíduos fora do grupo.
e) Todas as assertivas estão corretas.

26. A expressão estratificação deriva de estrato, que quer dizer camada. Por estratificação social entendemos, exceto:
a) A distribuição de indivíduos em grupos e grupos em camadas hierarquicamente superpostas dentro de uma sociedade.
b) O processo de aquisição é assimilação dos valores, das normas, regras, leis, costumes e as tradições do grupo humano do qual fazemos parte.
c) Que essa distribuição dos indivíduos se dá pela posição social, a partir das atividades que eles exercem e dos papéis que desempenham na estrutura social.
d) Que em determinadas sociedades podemos dizer que as pessoas estão distribuídas pelas camadas alta (classe A), média (classe B) ou inferior (classe C), que correspondem a graus diferentes de poder, riqueza e prestígio.
e) Por exemplo, que na sociedade capitalista contemporânea, as posições sociais são determinadas basicamente pela situação dos indivíduos no desempenho de suas atividades produtivas.

27. Dentre as principais formas de estratificação social mais conhecidas, só não podemos destacar:
a) Econômica, definida pela posse de bens materiais, cuja distribuição pouco equitativa faz com que haja pessoas ricas, pobres e em situação intermediária.
b) Política, estabelecida pela posição de mando na sociedade, ou seja, grupos que tem poder e grupos que não tem.
c) Profissional, baseada nos diferentes graus de importância atribuídos a cada profissional pela sociedade. Por exemplo, em nossa sociedade a profissão de médico é mais valorizada do que a de pedreiro.
d) Genealógica, isto é a estratificação se dá pelo nascimento, como no sistema feudal, quem nasce nobre, morre nobre, quem nasce servo da gleba, morre na mesma condição.
e) Pelos grupos dos quais os indivíduos fazem, tais como punks, hippies, funkeiros, góticos, emocores e darks.

28. Recentemente no Brasil, uma emissora de grande audiência produziu uma novela retratando os valores, os costumes e tradições de uma cultura baseada no sistema de castas, constituídas pelos brâmanes, xátrias, vaixás, sudras e párias. O país onde ainda hoje esse sistema social existe é:
a) A Arábia Saudita.
b) O Cazaquistão.
c) O Afeganistão.
d) A Índia.
e) O Paquistão.

29. A mudança de posição social de uma pessoa, ou de um grupo de pessoas, num determinado sistema de estratificação social, é denominada de:
a) Mobilidade social.
b) Mudança social.
c) Movimento social.
d) Conflito social.
e) Exclusão social.

30.Nas sociedades contemporâneas, encontramos pessoas que contestam certos valores culturais vigentes, opondo-se radicalmente a eles. Por exemplo, na década de 1950, os Estados Unidos conheceram a beat Generation (geração beat), que contestava o otimismo consumista do pós-guerra norte americano, a ingenuidade que os filmes de Hollywood apregoavam, o anticomunismo generalizado e a falta de um pensamento crítico. Esse movimento foi chamado de:
a) Marginalidade cultural.
b) Contracultura.
c) Retardamento cultural.
d) Padrão cultural.
e) Subcultura.
     [1]    
GABARITO:
11 - C
12 - A
13 - D
14 - B
15 - E
16 - C
17 - D
18 - E
19 - D
20 - A
21 - D
22 - B
23 - D
24 - A
25 - C
26 - B
27 - E
28 - D
29 - A
30 - B

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