Pesquisa personalizada

domingo, 2 de janeiro de 2011

Prova e Gabarito - Teoria e Filosofia da História e História Antiga e Medieval - UFSC - UFFS - 2009


Prova e Gabarito - Teoria e Filosofia da História e História Antiga e Medieval - UFSC - UFFS - 2009  
PROVA OBJETIVA

01) Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas com relação às fontes históricas.
( ) Apesar de existirem vários tipos de fontes disponíveis ao historiador, as únicas realmente confiáveis são as escritas.
( ) Uma vez que as fontes falam por si, não cabe ao historiador preocupar-se com o contexto das mesmas.
( ) Na análise de fontes, o historiador precisa estar atento aos critérios de quem produziu o documento.
( ) Cabe ao historiador zelar pela preservação das fontes, sempre tomando os devidos cuidados ao manuseá-las.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
A( ) F - F - V - V
B( ) F - V - V - V
C( ) V - F - F - V
D( ) V - F - V - F
E( ) V - V - F - F

02) Assinale a alternativa CORRETA.
A( ) A história quantitativa não contribuiu para a Escola dos Annales pois ficou restrita às análises econômicas.
B( ) A terceira geração da Escola dos Annales foi marcada pela direção de Fernand Braudel e suas análises da longa duração.
C( ) A história cultural foi criada somente após o fim da Guerra Fria, quando a história política passou a ser considerada irrelevante.
D( ) A história social tem como objeto exclusivo a luta de classes e o estudo de suas transformações ao longo do tempo.
E( ) Os historiadores positivistas acreditam que a história deve ser escrita através da estrita observação dos fatos que permitam revelar a verdade histórica.

03) "Penso que a história é bem a ciência do passado, com a condição de saber que este passado se torna objeto da história, por uma reconstrução incessantemente reposta em causa - não podemos falar das cruzadas como o teríamos feito antes do colonialismo do século XIX, mas devemos interrogar- nos sobre se, e em que perspectivas, o termo "colonialismo" pode ser aplicado à instalação dos Cruzados da Idade Média, na Palestina [Prawer, 1969-70]."
(LE GOFF, Jacques. História e Memória. 4 ed. Campinas: UNICAMP, 1996. p. 25-26)
Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas com relação à escrita da história.
( ) O contexto do historiador influencia na forma como ele irá selecionar seu objeto, bem como nas questões que formulará as fontes.
( ) Uma vez que o presente influencia na escrita sobre o passado, um mesmo objeto de estudo pode ser interpretado de diferentes maneiras.
( ) A forma como o historiador interpreta o passado depende de suas próprias concepções a respeito da história.
( ) Uma vez que a história depende do contexto do historiador, podemos afirmar que ela é uma ciência sem método.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
A( ) V - F - V - V
B( ) V - F - F - V
C( ) F - F - V - V
D( ) V - V - V - F
E( ) V - V - F - F

04) Sobre fontes históricas, é CORRETO afirmar que:
A( ) dificilmente a cultura material pode ser uma fonte para a história, já que é desprovida de registros escritos que permitem sua identificação.
B( ) as fontes audiovisuais devem ser percebidas como representações da realidade e não interpretadas como testemunhos diretos e objetivos da história.
C( ) na análise de periódicos, o historiador deve se ater ao seu conteúdo, não importando sua aparência física ou sua forma de circulação.
D( ) como a fonte oral é produzida a partir de uma "testemunha ocular da história", o historiador pode confiar mais em sua veracidade.
E( ) após o aparecimento da Nova História, a biografia passou a não ser mais considerada como fonte histórica.

05) Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas com relação à história cultural.
( ) Uma das características da história cultural que se desenvolveu após os anos 70 do século XX foi a análise dos aspectos culturais do comportamento humano.
( ) A história cultural estimulou o abandono de quadros teóricos generalizantes e privilegiou o estudo de hábitos, costumes e grupos específicos.
( ) As relações entre história cultural e história social são possíveis e podem enriquecer a perspectiva que se tem da história.
( ) Uma das críticas à história cultural é sua tendência à fragmentação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
A( ) V - F - V - V
B( ) V - V - V - V
C( ) V - F - V - F
D( ) F - F - V - F
E( ) V - V - F - F

06) Sobre a historiografia greco-romana, é CORRETO afirmar que:
A( ) o historiador, considerado testemunha privilegiada dos acontecimentos históricos, desempenhava a função de hagiógrafo, responsável pela análise e descrição épica dos feitos dos monarcas.
B( ) a história era considerada "mestra da vida" e o historiador responsável pelo registro e interpretação dos acontecimentos, emanações da vontade criadora dos deuses.
C( ) havia um conceito otimista acerca da natureza humana e um conceito substancialista de entidades eternas, subjacentes ao processo de transformação histórica.
D( ) gregos e romanos consideravam a história a ciência da investigação metódica, capaz de restaurar o passado com o auxílio da metempsicose.
E( ) Heródoto, denominado "O pai da História", registrou as invasões da Grécia pelos romanos, considerava o passado um problema filosófico e literário, isto é, a verdade histórica seria obtida através da pesquisa e do discurso narrativo literário.

07) As ideias do Cristianismo divulgadas durante a Idade Média promoveram mudanças significativas no modo como a história era concebida durante a Antiguidade.
Com relação às concepções historiográficas europeias medievais, analise as afirmativas abaixo.
I. A fragmentação política da Europa medieval foi determinante para o surgimento das Crônicas e dos Anais, reveladores de uma concepção parcial e particularista de História.
II. O conceito de história medieval deriva da doutrina cristã do pecado original, da graça e da criação.
III. O universalismo é uma das características presente nos escritos dos historiadores medievais, cuja intenção era revelar o desenvolvimento geral dos desígnios divinos referentes à história da humanidade.
IV. O processo histórico representa a execução dos desígnios divinos e não envolve as intenções humanas.
V. Com o advento do Tomismo, o caráter investigativo exigido dos cronistas e historiadores neoplatônicos foi substituído por escritos apocalípticos influenciados pela Suma Teológica.
Assinale a alternativa CORRETA.
A( ) Somente a afirmativa III é correta.
B( ) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
C( ) Somente as afirmativas II e V são corretas.
D( ) Somente as afirmativas I e III são corretas.
E( ) As afirmativas I, II, III, IV e V são corretas.

08) Sobre a historiografia grega antiga, analise as afirmativas abaixo.
I. Os autores gregos criaram a História como uma investigação, frequentemente sobre o seu tempo vivido, procurando recorrer a testemunhos oculares dos acontecimentos narrados.
II. Heródoto estudou as guerras entre gregos e persas. Tucídides estudou a Guerra do Peloponeso e Políbio narrou o crescimento territorial de Roma na época do Imperador Trajano.
III. Heródoto teve a decisiva contribuição do filósofo Platão, seu mestre, para desenvolver sua concepção de história ligada ao mundo das ideias.
IV. Plutarco foi um biógrafo que estudou e comparou as trajetórias vivenciais de políticos de destaque e chefes militares gregos e romanos.
V. Sócrates, Platão e Aristóteles, apesar de conhecidos como filósofos, também escreveram tratados valiosos para a historiografia grega, inspirados na máxima "conhecer a si mesmo".
A( ) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
B( ) Somente a afirmativa I é correta.
C( ) Somente as afirmativas II e III são corretas
D( ) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
E( ) As afirmativas I, II, III, IV e V são corretas.

09) Considerando a existência de uma tradição que divide a História em "idades" ou períodos, a questão do tempo torna-se relevante para o ofício do historiador.
Sobre o tempo, analise as afirmativas abaixo.
I. A humanidade convive com fenômenos temporais como o dia e a noite, as estações, o nascimento e a morte, acontecimentos que nos permitem sentir, definir e comprovar a existência do tempo e desmentir a sua relatividade.
II. Diante da dificuldade de definir e comprovar a existência do tempo, diferentes civilizações estabeleceram divisões do mesmo, tomando por base os movimentos da Terra, do Sol e da Lua. Trata-se do tempo físico ou cronológico, que é arbitrário, pois obedece convenções nem sempre aceitas por todas as civilizações.
III. O objeto de estudo da História é o tempo histórico, ou seja, os períodos da existência humana nos quais ocorreram eventos mais ou menos ligados aos mesmos problemas, fatores, sistemas e ideias, períodos em que há uma certa articulação de eventos.
IV. O tempo histórico não é linear como o tempo cronológico, mas formado por diferentes durações, pois está vinculado às ações dos grupos humanos e ao conjunto de fenômenos sociais, políticos, econômicos e mentais, que resultam dessas ações.
V. Medir o tempo histórico e dividi-lo em partes ou periodizá-lo envolve atitudes racionais e métodos que eliminam qualquer arbitrariedade ou discordância entre as diferentes civilizações, referentes às formas de contagem do tempo.
A( ) Somente as afirmativas I e III são corretas.
B( ) Somente as afirmativas II e V são corretas.
C( ) Somente a afirmativa III é correta.
D( ) As afirmativas I, II, III, IV e V são corretas.
E( ) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

10) Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna.
"O nível da história _________________é aquele do quotidiano e do automático, é o que escapa aos sujeitos particulares da história, porque revelador do conteúdo impessoal de seu pensamento, é o que César e o último soldado de sua legiões, São Luís e o camponês de seus domínios, Cristóvão Colombo e o marinheiro de suas caravelas têm em comum".
(LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. História: novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988. p. 71)
A( ) das mentalidades
B( ) positivista
C( ) estruturalista
D( ) social
E( ) econômica

11) Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo com relação à Guerra dos Cem Anos:
( ) a guerra contribuiu para consolidar o regime feudal na França e na Inglaterra.
( ) uma das causas da guerra foi o controle de territórios franceses pela Inglaterra.
( ) o principal objetivo de Joana d´Arc era levar o Delfim a Reims para ser coroado como Carlos VII, rei da França.
( ) a guerra não foi contínua e entre as razões da interrupção das hostilidades estão as tréguas e a peste negra.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
A( ) V - V - F - F
B( ) F - V - V - V
C( ) F - V - F - V
D( ) F - V - F - F
E( ) F - F - V - V

12) Os interesses da burguesia comercial e a centralização do poder político foram importantes para a ocorrência das grandes navegações. Além disso, foi fundamental o desenvolvimento técnico da construção naval e da própria navegação.
Assinale a alternativa CORRETA que define os portulanos.
A( ) Cartas náuticas.
B( ) Bússola e astrolábio.
C( ) Invenção da caravela.
D( ) Invenção do barco a vapor.
E( ) Definição das coordenadas geográficas.

13) O governo era exercido por três poderes: executivo, legislativo e judiciário. Os cidadãos participavam ativa e diretamente no controle de todos os negócios públicos, observando-se em todas as decisões o princípio da maioria. Os mandatos eram de um (1) ano, permitindo-se a reeleição. Os cidadãos que agiam contra o Estado podiam ser condenados ao exílio com suspensão de seus direitos políticos por dez anos. É CORRETO afirmar que esta descrição define:
A( ) o regime político de Esparta após a legislação aprovada por Licurgo.
B( ) a evolução política das cidades-Estado gregas.
C( ) o regime político do período republicano em Roma.
D( ) a evolução política de Roma após o triunfo do cristianismo.
E( ) o regime político de Atenas após as reformas de Clístenes.

14) Sobre os textos de história romana, é CORRETO afirmar que:
A( ) Salústio escreveu sobre a crise política do século final da República, narrando uma história parcial, pois partidário do Senador Catilina.
B( ) Cornélio Tácito escreveu sobre os germânicos e acentuou a pressão exercida pelos ostrogodos sobre as fronteiras do Império.
C( ) Suetônio foi um historiador que se concentrou no estudo da vida da plebe e dos escravos, desprezando os patrícios e os governantes.
D( ) Tito Lívio escreveu uma longa História de Roma, das origens até a época de Augusto.
E( ) Flávio Josefo foi um historiador de origem judaica, mas em Roma tornou-se um dos principais conselheiros de Públio Cornélio Cipião, durante a segunda guerra contra Cartago.

15) Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas com relação à mitologia na antiguidade oriental.
( ) O principal deus da mitologia dos egípcios era o sol, o único a não ser representado antropozoomorficamente por eles.
( ) A íntima relação com os ciclos da natureza, em especial com o calendário agrícola, influenciou na concepção temporal egípcia, expressa em suas crenças.
( ) Os mesopotâmicos haviam, dentre seus mitos, uma narrativa de dilúvio muito anterior à registrada pelos hebreus.
( ) Os egípcios aceitavam abertamente as mudanças e novidades originadas de outros povos, o que explica sua grande variedade de estilos artísticos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
A( ) V - F - F - F
B( ) F - V - F - F
C( ) F - V - V - F
D( ) V - F - F - V
E( ) V - F - V - V

16) Com relação à Idade Média, analise as afirmativas abaixo.
I. Durante o período histórico que foi denominado Idade Média, o mundo ocidental conheceu uma fase de decadência científica, social e cultural de tal monta que os medievalistas contemporâneos se referem ao período com a expressão "noite de mil anos".
II. Os significados dos termos renascimento e iluminismo servem para ilustrar parte do que se pensava da Idade Média nas épocas correspondentes. Os renascentistas pretendiam restaurar o passado grandioso dos gregos e romanos. Os iluministas, lançar luzes sobre a "escuridão medieval".
III. Historiadores como Michelet e Hilário Franco Júnior reforçaram os preconceitos referentes à Idade Média ao compará-la às prostitutas e bruxas do período.
IV. Os historiadores denominados marxistas também contribuíram para perpetuar os preconceitos referentes à Idade Média, pois afirmavam que no período a luta de classes inexistiu.
V. Durante a Idade Média, como outros períodos da História da humanidade, a Europa vivenciou crises, bem como desenvolvimento científico e cultural.
Assinale a alternativa CORRETA.
A( ) Somente as afirmativas II e V são corretas.
B( ) Somente as afirmativas I e III são corretas.
C( ) Somente a afirmativa III é correta.
D( ) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
E( ) As afirmativas I, II, III, IV e V são corretas.

17) Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas com relação à antiguidade oriental.
( ) O Egito antigo se organizou politicamente em cidades-Estado independentes do poder central.
( ) Na Mesopotâmia, a monarquia surgiu de forma provisória: o rei era escolhido diante da necessidade de enfrentar alguma emergência específica, perdendo seus poderes quando a situação se resolvia.
( ) Uma vez estabelecidas, as monarquias no Egito e na Mesopotâmia possuíam a mesma característica: rei e faraó eram considerados divinos.
( ) Mesopotâmia e Egito pertencem ao Crescente Fértil, região onde os rios existentes facilitaram o desenvolvimento agrícola.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
A( ) F - F - V - F
B( ) V - V - F - V
C( ) F - V - F - V
D( ) V - F - F - V
E( ) V - F - V - F

18) As conquistas territoriais da república romana provocaram profundas consequências políticas, econômicas e sociais. Os irmãos Graco, Tibério e Caio, como Tribunos da Plebe, procuraram implementar reformas em favor dos pobres.
Sobre esta questão, é CORRETO afirmar que a Lei Frumentária pretendia:
A( ) dividir as terras do estado entre lavradores sem terra.
B( ) limitar em 125 hectares a posse da terra de cada arrendatário.
C( ) conceder direitos de cidadania romana completa aos latinos.
D( ) distribuir cereais a preços baixos à plebe romana.
E( ) conceder direitos limitados de cidadania aos povos conquistados.

19) Sobre as ciências medievais europeias, é CORRETO afirmar que:
A( ) a perscrutação e a experimentação eram proibidas, pois consideradas ofensivas e ameaçadoras das verdades reveladas por Deus.
B( ) Pedro Abelardo e Santo Alberto consideravam que os avanços das ciências aconteceriam de forma natural, no tempo propício estabelecido por Deus. Portanto, bastava ao cientista atitudes que favorecessem a inspiração.
C( ) Roger Bacon, defensor do método experimental e autor de estudos sobre a ótica e a geografia, foi torturado pela Inquisição e abdicou da suas descobertas para evitar a morte na fogueira.
D( ) a hierarquia eclesiástica repudiava as manifestações de pensamento que colocassem em risco a ortodoxia cristã. O Santo Ofício reprimia as atitudes contrárias às normas e aos valores da Igreja.
E( ) as reflexões de Santo Tomás de Aquino, durante o século XIII, transformaram a Teologia "mãe de todas as ciências", mesmo repudiando o uso da razão e da experiência.

20) A divisão da História é convencionada a eventos que caracterizam a mudança de uma idade para a outra. Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo com relação à transição da Idade Antiga para a Idade Média.
( ) A ocupação turca e a queda do Império Romano do Oriente.
( ) As grandes navegações e a descoberta da América.
( ) A deposição de Rômulo Augústulo por Odoacro, rei dos hérulos.
( ) O desmembramento do império de Carlos Magno.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
A( ) F - F - V - F
B( ) F - F - F - V
C( ) F - V - V - F
D( ) V - V - V - F
E( ) F - F - V - V

GABARITO:
01 - A
02 - E
03 - D
04 - B
05 - B
06 - C
07 - B
08 - D
09 - E
10 - A
11 - B
12 - A
13 - E
14 - D
15 - C
16 - A
17 - C
18 - D
19 - D
20 - A

Nenhum comentário: