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domingo, 2 de janeiro de 2011

Provas de concuros para professores de Filosofia

Prova com questões respondidas - Professor de Filosofia e Teologia - Prefeitura Municipal de Fraiburgo - SC - FEPESE - 2010   

Conhecimentos Específicos

16. As cidades da costa oriental do Mar Egeu eram as mais ricas e prósperas da Hélade; nelas deu-se primeiro um florescimento econômico, técnico e científico, promovido parcialmente pelo contato com outras culturas. Foi em Mileto, a mais importante destas cidades, que apareceu pela primeira vez a filosofia. Costuma-se chamar essa primeira expressão filosófica de escola jônica ou escola de Mileto.
Os três filósofos centrais que representam esta escola são:
a. ( ) Tales, Pitágoras e Anaxímenes.
b. ( X ) Tales, Anaximandro e Anaxímenes.
c. ( ) Heráclito, Anaximandro e Anaxímenes.
d. ( ) Anaximandro, Anaxímenes e Xenófanes.
e. ( ) Heráclito, Anaximandro e Xenófanes.

17. Com Parmênides, a filosofia adquire sua verdadeira hierarquia e se constitui de forma rigorosa. Seu pensamento significa, na história da filosofia, um momento de fundamental importância, pois marca o surgimento da:
a. ( ) Física.
b. ( ) Biologia.
c. ( ) Mitologia.
d. ( X ) Metafísica.
e. ( ) Matemática.

18. Heráclito afirma taxativamente a variação ou movimento das coisas, tudo corre, tudo flui. A realidade é cambiante e mutável e estabelece como substância primordial o(a):
a. ( ) Ar.
b. ( ) Terra.
c. ( X ) Fogo.
d. ( ) Ferro.
e. ( ) Água.

19. A principal preocupação de Sócrates é o homem, o que não é algo novo, pois essa preocupação era própria dos sofistas e de toda a época, mas Sócrates considera o homem de outro ponto de vista.
Qual era este ponto de vista que distinguia Sócrates dos outros filósofos de sua época?
a. ( ) a religião
b. ( X ) a interioridade
c. ( ) a exterioridade
d. ( ) a posição social
e. ( ) os relacionamentos

20. Para explicar a origem do conhecimento, Platão recorre a um de seus procedimentos característicos: conta um mito. O mito de Fedro explica, simultaneamente, a origem do homem, o conhecimento das ideias e o método intelectual do platonismo.
Neste mito, o homem é visto como um ente:
a. ( ) caído, que desconhece a razão.
b. ( ) caído, caracterizado pelas paixões.
c. ( X ) caído, caracterizado por ter visto as ideias.
d. ( ) sem origem definida, que desconhece a razão.
e. ( ) sem origem definida, caracterizado por ter visto as ideias.

21. Aristóteles divide as ciências em três tipos, porém situa, antes de tudo, uma que não entra em nenhum deles, mas é anterior: a lógica.
Quais são estes três tipos de ciências?
a. ( X ) teóricas, práticas e poéticas.
b. ( ) teóricas, artísticas e naturais.
c. ( ) teóricas, naturais e reveladas.
d. ( ) reveladas, exatas e construídas.
e. ( ) exatas, artísticas e teóricas.

22. Como a alma, para Platão, a cidade também pode ser considerada um todo composto de três partes. Essas partes são as três grandes classes sociais que Platão reconhece: o povo (classe produtora), os vigilantes (militares) e os filósofos (governantes).
A forma de determinar a classe a que pertenceriam os cidadãos seria através da:
a. ( ) força.
b. ( ) nacionalidade.
c. ( ) situação econômica.
d. ( ) origem familiar.
e. ( X ) educação.

23. O Deus aristotélico é o ente absolutamente suficiente, e por isso mesmo é o ente máximo. Mas, diferentemente do Deus Cristão, ele não é o criador. O Deus de Aristóteles está separado e consiste em pura theoria, em pensamento do pensamento ou visão da visão.
Qual expressão abaixo define Deus, segundo Aristóteles?
a. ( ) É o puro devir.
b. ( ) É um ente inerte.
c. ( X ) É o primeiro motor imóvel.
d. ( ) É um ente em constante movimento.
e. ( ) É um ente cujas possibilidades são todas irreais.

24. Existe uma função própria do carpinteiro ou do sapateiro; mas Aristóteles se pergunta qual é a do homem em si. Examina a hipótese do viver, mas verifica que a vida é comum às plantas e aos animais e busca então o que é exclusivo do homem.
Qual é para Aristóteles esta forma de vida?
a. ( ) A vida ativa.
b. ( X ) A vida contemplativa.
c. ( ) A vida voltada para a produção.
d. ( ) A vida de prazeres momentâneos.
e. ( ) A vida dedicada à polis.

25. Epicuro opina que o prazer é o verdadeiro bem; e, ademais, é ele que nos indica o que convém e o que repugna à nossa natureza. Porém, Epicuro impõe condições muito determinadas para o prazer.
Assinale a alternativa que corresponde a uma destas condições impostas por Epicuro.
a. ( ) O prazer não deve ser sutil ou espiritual.
b. ( ) O prazer deve ser regido pela paixões violentas.
c. ( ) O prazer tem que vir mesclado com a dor e o desagrado.
d. ( X ) O prazer tem que deixar o homem dono de si, livre, imperturbável.
e. ( ) O prazer longo e estável é aquele ligado a sensualidade.

26. Santo Agostinho viveu em dias críticos para o Império Romano. A estrutura política do mundo estava se transformando de modo acelerado para dar lugar a outra. Os pagãos atribuíam as desventuras que ocorriam ao abandono dos deuses e ao cristianismo; Santo Agostinho empreendeu uma enorme obra apologética, na qual expôs todo o sentido da história.
Qual o nome desta obra?
a. ( ) De vera religione
b. ( ) De Trinitate
c. ( ) De ordine
d. ( ) De beata vida
e. ( X ) De civitate Dei

27. Para Santo Tomás, filosofia e teologia são ciências distintas porque:
a. ( X ) A filosofia se funda no exercício da razão humana e a teologia na revelação divina.
b. ( ) A filosofia é uma ciência complementar à teologia.
c. ( ) A filosofia nos traz a compreensão da verdade que será comprovada pela teologia.
d. ( ) A revelação é critério de verdade, por isso não se pode filosofar.
e. ( ) A teologia é a mãe de todas as ciências e a filosofia serve apenas para explicar pontos de menor importância.

28. Na triplicidade das faculdades da alma, Santo Agostinho descobre um vestígio da Trindade. A unidade da pessoa, que tem essas três faculdades intimamente entrelaçadas, mas não é nenhuma delas, é a do eu, que recorda, entende e ama, com perfeita distinção, mas mantendo a unidade da vida, da mente e da essência.
Quais são as três faculdades da alma para Santo Agostinho?
a. ( X ) memória, inteligência e vontade.
b. ( ) memória, inteligência e imortalidade.
c. ( ) generacionismo, inteligência e vontade.
d. ( ) imortalidade, generacionismo e vontade.
e. ( ) generacionismo, imortalidade e inteligência.

29. Santo Tomás de Aquino demonstra a existência de Deus de cinco maneiras, que são conhecidas como cinco vias.
1. Pelo movimento.
2. Pela causa eficiente.
3. Pelo possível e pelo necessário.
4. Pelos graus da perfeição.
5. Pelo governo do mundo.
6. Pela ontologia.
7. Pela contingência dos entes.
Os argumentos que pertencem à prova apresentada por São Tomás de Aquino são:
a. ( X ) Apenas os argumentos 1, 2, 3, 4 e 5.
b. ( ) Apenas os argumentos 1, 2, 3, 5 e 6.
c. ( ) Apenas os argumentos 1, 3, 4, 5 e 7.
d. ( ) Apenas os argumentos 2, 3, 4, 5 e 6.
e. ( ) Apenas os argumentos 3, 4, 5, 6 e 7.

30. A que filósofo se atribui as frases homo homini lúpus e bellum omnium contra omnes?
a. ( ) Locke
b. ( ) Hume
c. ( X ) Hobbes
d. ( ) Russeau
e. ( ) Thomas Morus

31.
No final da Idade Média, a situação religiosa em que o homem vive torna-se problemática. A teologia está em profunda crise, chegam ao Ocidente os livros gregos e latinos; a devoção ao antigo chega ao extremo.
Neste clima podemos afirmar:
a. ( ) O homem nega a possibilidade de uma "religião natural".
b. ( ) Os filósofos tentam explicar os dogmas do cristianismo de forma racional.
c. ( ) A escolástica ganha impulso e se impõe como pensamento dominante.
d. ( X ) Aparece o humanismo, que prolifera abundantemente.
e. ( ) A teologia é reafirmada tal qual está descrita por Santo Agostinho.

32. Partindo da metafísica nominalista, nos séculos XVI e XVII se constitui uma ciência natural que difere essencialmente da aristotélica e medieval em dois sentidos: a ideia da natureza e o método.
Qual é esta nova ciência da natureza?
a. ( ) Biologia
b. ( ) Medicina
c. ( ) Arquitetura
d. ( ) Química
e. ( X ) Física

33. Para Descartes, as únicas ciências que parecem seguras, a matemática e a lógica, não servem para conhecer a realidade. Que fazer nesta situação? Ele quer construir, se isso for possível, uma filosofia totalmente certa. Para tanto, Descartes se apoia na:
a. ( ) física.
b. ( X ) dúvida.
c. ( ) maiêutica.
d. ( ) contemplação.
e. ( ) certeza.

34. A estrutura metafísica do mundo para Leibniz é formada por substâncias simples, sem partes, que entram na formação dos compostos; são os elementos das coisas. Esta substância contém em si toda a sua realidade e nada lhe pode vir de fora; portanto, tudo o que ocorre com ela está contido na sua essência.
A que substância estamos nos referindo?
a. ( ) íons
b. ( ) aporia
c. ( ) homeomeria
d. ( ) cosmologia
e. ( X ) mônadas

35. Leibniz distingue duas verdades: uma que é evidente a priori, independente de qualquer experiência.
Outra não se justifica a priori, necessita de uma confirmação experimental.
Como Leibniz chamou estas vertentes da verdade?
a. ( ) verdades da razão e verdades construídas
b. ( ) verdades de fato e verdades construídas
c. ( ) verdades reveladas e verdades construídas
d. ( X ) verdades de razão e verdades de fato
e. ( ) verdades reveladas e verdades de fato

36. Segundo Comte, os conhecimentos passam por três estados teóricos diferentes, tanto no indivíduo, como na espécie humana. A lei dos três estados, fundamento da filosofia positiva, é ao mesmo tempo uma teoria do conhecimento e uma filosofia da história.
Estes três estados são chamados de:
a. ( ) teológico, relativista e positivo.
b. ( X ) teológico, metafísico e positivo.
c. ( ) teológico, metafísico e imaginativo.
d. ( ) relativista, teológico e imaginativo.
e. ( ) relativista, metafísico e positivo.

37. Outro filósofo a se preocupar com a questão do método, além de Descartes, foi Francis Bacon. Para ele, a investigação filosófica exige um exame prévio dos preconceitos (ídolos) que podem ocultar a verdade.
Como no cartesianismo, indica a preocupação crítica e o temor ao erro.
Analise os ídolos abaixo.
1. Idola tribus
2. Idola specus
3. Idola fori
4. Idola theatri
5. Idola organun
6. Idola cogitus
7. Idola bellum
Identifique os ídolos a que se refere Francis Bacon e assinale a alternativa que os contém.
a. ( X ) Apenas os de número 1, 2, 3 e 4.
b. ( ) Apenas os de número 1, 3, 5 e 7.
c. ( ) Apenas os de número 2, 3, 4 e 5.
d. ( ) Apenas os de número 3, 4, 5 e 6.
e. ( ) Apenas os de número 4, 5, 6 e 7.

38. Kant quer fazer uma ética do dever ser. É uma ética imperativa que obriga. Procura, portanto, um imperativo. Este imperativo categórico se expressa de diversas formas, seu sentido fundamental é o seguinte:
"Age de tal modo que?
a. ( ) agrade a Deus e aos que te são próximos".
b. ( ) atendas às leis determinadas pelo Estado".
c. ( ) não tragas nenhum prejuízo para ti mesmo".
d. ( X ) possas querer que o que faças seja lei universal da natureza".
e. ( ) a cada situação possas dar a resposta que ela requer".

39. Que tipos de intelectuais foram produzidos através dos séculos? Qual a diferença de ser intelectual na Idade Média, no Renascimento ou no Século XVIII?
Analise as afirmativas abaixo e identifique se são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ).
( ) Na Idade Média, o verdadeiro intelectual é o clérigo, especialmente o frade. O filósofo é nesta época um homem de monastério, de comunidade, ou então professor. É o homem escolar - scholasticus -, que coopera na grande obra coletiva.
( ) No renascimento, o intelectual é um humanista. É um homem do mundo, secular, que cultiva sua pessoa, principalmente nas dimensões da arte e da literatura, impregnadas de essências clássicas.
( ) O intelectual da época moderna é o homem do método. Não faz outra coisa senão buscar métodos, abrir novos caminhos que permitam chegar às coisas, a coisas novas, a novas regiões. É o homem que, com um imperativo essencial de racionalidade, vai constituindo sua ciência.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a. ( ) F - F - F
b. ( ) F - V - F
c. ( ) V - F - V
d. ( ) V - V - F
e. ( X ) V - V - V

40.
À razão, Kant agrega o adjetivo pura.
Razão pura é a que trabalha com:
a. ( ) a dúvida.
b. ( ) o imanente.
c. ( X ) princípios a priori.
d. ( ) princípios a posteriori.
e. ( ) os experimentos.


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