Pesquisa personalizada

domingo, 11 de março de 2012

Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Prefeitura Municipal de Alegrete - RS - MSCONCURSOS - 2011

31. No célebre "Jardim de Epicuro" , vicejava uma autêntica comunidade, onde mestre e discípulos viviam de maneira quase ascética, consumindo apenas hortaliças que eles próprios cultivavam, às quais acrescentavam apenas pão e água, ou ainda queijo em ocasiões especiais. Seja como for, não há dúvida de que a real importância da doutrina epicurista está muito longe de consubstanciar-se em aspectos puramente circunstanciais como esses, que chegam a resvalar para o campo do anedótico. Sobre Epicuro, na sua cronologia inicial, é CORRETO afirmar que o mesmo nasceu em:
a) Samos.
b) Atenas.
c) Troia.
d) Cólofon.
e) Teos.

32. Leia o trecho da Carta a Meneceu.
"Nenhum jovem deve demorar a filosofar, e nenhum velho deve parar de filosofar, pois nunca é cedo demais nem tarde demais para a saúde da alma. Afirmar que a hora de filosofar ainda não chegou ou já passou é a mesma coisa que dizer que a hora ainda não chegou ou já passou; devemos, portanto, filosofar na juventude e na velhice para que enquanto envelhecemos continuemos a ser jovens nas boas coisas mediante a agradável recordação do passado, e para que ainda jovens sejamos ao mesmo tempo velhos, graças ao destemor diante do porvir. Devemos então meditar sobre tudo..." (Epicuro Carta de Epicuro a Menoiceus). Para Epicuro, como se expressa na Carta a Meneceu, o objetivo da filosofia é:
a) A felicidade do homem.
b) A imparcialidade diante das decisões tomadas pelos homens.
c) A areté própria do homem.
d) O gozo imoderado dos prazeres mundanos.
e) Estabelecer, refutar e defender argumentos tirados da bíblia.

33. No ano de 306, Epicuro regressa finalmente a Atenas, onde adquire uma ampla casa logo acrescida de um grande jardim, para o fim exclusivo de instalar aquela que viria a ser a sua célebre escola ateniense, muito logo conhecida como "O Jardim de Epicuro" . Enquanto na casa habitavam os mestres, ou seja, além do próprio Epicuro, também os antigos discípulos, entre os mais ilustres, no amplo jardim, acampados em barracas e cultivando hortaliças, instalavam-se os novos discípulos vindos das mais distintas regiões. Após a morte de Epicuro, aos 72 anos de idade, em 270 a.C., ele fora sucedido na direção de sua escola pelo fiel:
a) Hermarco.
b) Metrodoro.
c) Lucrécio.
d) Sêneca.
e) Cícero.

34. Para Aristóteles, a lógica não era uma ciência teorética, nem prática ou produtiva, mas um instrumento para as ciências. Desta forma, concluise que o objeto da lógica é:
a) O raciocínio.
b) O juízo.
c) A proposição.
d) O silogismo.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.

35. Em 322, após a morte de Alexandre Magno, o sucessor deste decide expulsar de Samos todos os colonos atenienses, entre os quais a família inteira de Epicuro. Os historiadores da cultura convencionaram designar Helenismo as atividades culturais desenvolvidas no período transcorrido entre a morte de Alexandre Magno, em 323 a.C., e o fim da república romana, em 31 a.C., quando Augusto (vencedor da batalha de Actium, em 27 a.C.) se torna imperador de Roma. A designação referese à presença dominante da língua e da cultura gregas em todo o mundo conhecido, numa difusão sem precedentes cuja causa inicial foi a convicção de Alexandre, aluno de Aristóteles, de que por seu intermédio a Grécia devia cumprir uma missão civilizatória sobre todos os povos da terra. A língua grega transformou-se na koiné, dialeto comum em todas as terras conquistadas por Alexandre, e Alexandria, no Egito, tornou-se a capital cultural da Antiguidade, papel que conservou mesmo quando Roma ocupou o lugar de centro político e econômico de um império que se estendia do Próximo Oriente ao Sul da Europa, do Mediterrâneo ao Atlântico. Embora o termo Helenismo pareça indicar apenas a hegemonia da cultura grega, na realidade, exprime a comunicação intensa entre as criações culturais helênicas e as orientais enquanto submetidas a um mesmo e único poder central, ligadas por rotas comerciais e tendo como ponto de encontro Alexandria e, mais tarde, Roma. Muitos preferem usar a expressão alexandrinismo para acentuar o papel que a dinastia dos Ptolomeus conferiu a Alexandria como centro de confluência da cultura grega e da oriental, com a criação do Museu e da Biblioteca, espaços destinados às atividades do conhecimento e das artes.
No caso da história da filosofia, fala-se em período helenístico para designar os três grandes sistemas filosóficos predominantes nessa época. São eles:
a) Ceticismo, epicurismo e estoicismo.
b) Epicurismo, neoplatonismo e patrística.
c) Neoplatonismo, ceticismo e patrística.
d) Escolástica e epicurismo.
e) Ceticismo e escolástica.

36. Surge a figura do jardim: o homem sairia da turbulência da polis e iria ao jardim com os seus amigos. Ele não se isolaria, mas se reuniria com os seus amigos, apoiado num esforço de grupo, na busca do autoconhecimento. Propõe a substituição da polis com seu antagonismo, pelo jardim com a sua amizade, onde todos procurariam a sabedoria. Analise as proposições a seguir partindo da proposta fundamental de Epicuro, como CERTAS ou ERRADAS.
I - O autoconhecimento.
II - O apoio à razão.
III - A recusa ao obscurantismo, crendices.
IV - Os homens seriam explicáveis racionalmente. Já os deuses seriam serenos porque estariam distantes dos homens assim como estes no jardim se distanciariam da polis para encontrarem a felicidade.
V - Os deuses não fazem a libertação do homem, mas o é o homem, que, no jardim, se afastaria da turbulência da polis para encontrar a felicidade.
Assim, pode-se concluir que:
a) Somente as proposições I, III e V estão certas.
b) Somente as proposições I, II e IV estão certas.
c) Somente as proposições III, IV e V estão certas.
d) Todas as proposições estão erradas.
e) Todas as proposições estão certas.

37. A liberdade, para Epicuro, seria sempre o desvio de uma fatalidade, apesar do mecanismo do mundo. O homem não estaria à mercê do mundo e, por isto, poderia estabelecer a sua rota, a sua meta. Segundo essa forma de pensar, podese
afirmar que o mesmo introduz a dimensão:
a) Da physis.
b) Do deverser.
c) Do devir.
d) Da verdade.
e) Da percepção dualista da alma.

38. Epicuro exerceu enorme influência sobre Diógenes de Enoanda (Turquia), que, inclusive, chegou a inscrever o tetrapharmakon de Epicuro em umas rochas em local visível para que todos os que por lá passassem, independente da raça, sexo ou condição social, pudessem ler e se inspirar nele. Analise as proposições a seguir como Verdadeiras ou Falsas, considerando a sabedoria ética de Epicuro.
I - Não há nada a temer quanto aos deuses.
II - Não devemos temer a morte.
III - A felicidade é possível.
IV - Podemos escapar da dor.
Sobre o tetrapharmakon de Epicuro é CORRETO afirmar que:
a) Somente as proposições I, II e IV são verdadeiras.
b) Somente as proposições I, III e IV são verdadeiras.
c) Somente as proposições I e IV são verdadeiras.
d) Somente as proposições II e IV são verdadeiras.
e) Todas as proposições são verdadeiras.

39. Como disse Epicuro, "a justiça não existe por si própria, mas encontrase sempre nas relações recíprocas, em qualquer tempo e lugar em que exista entre os humanos o pacto de não causar nem sofrer dano" . A presente proposição passa a ser interpretada no decorrer da história de acordo com as necessidades de cada época. Chegam as lutas populares e as tradições libertárias fazendo nascerem as teorias socialistas modernas. São três as principais correntes socialistas modernas. São elas:
I - Socialismo utópico.
II - Anarquismo.
III - Comunismo ou socialismo científico.
Relacione às teorias socialistas modernas as proposições a seguir:
( ) Desenvolvido nas obras de Marx e Engels.
( ) Defendida por Bakunin.
( ) Defendida por Saint-Simon Fourier e Owen.
( ) Seu ponto de partida é a crítica do individualismo burguês e do Estado liberal, considerado utoritário e antinatural.
( ) Vê a classe trabalhadora como despossuída, oprimida e geradora de riqueza social sem dela esfrutar.
A relação existente entre as correntes socialistas modernas e as proposições apresentadas está contemplada na alternativa:
a) II, I, III, III e II.
b) I, II, III, II e I.
c) III, III, II, I e I.
d) III, II, I, II e I.
e) III, II, I, II e III.

40. A ideologia torna-se propriamente ideologia quando não aparece sob a forma do mito, da religião e da teologia. Com efeito, nestes, a explicação sobre a origem dos seres humanos, da sociedade e do poder político encontra a causa fora e antes dos próprios humanos e de sua ação, localizando a causa originária nas divindades. A ideologia propriamente dita surge quando, no lugar das divindades, encontramos as ideias: o Homem, a Pátria, a Família, a Escola, o Progresso, a Ciência, o Estado, o Bem, o Justo, etc. Com isso, podemos dizer que a ideologia é um fenômeno moderno, substituindo o papel que, antes dela, tinham os mitos e as teologias. Com a ideologia, a explicação sobre a origem dos homens, da sociedade e da política encontra-se nas ações humanas, entendidas como manifestação da consciência ou das ideias. Assim, por exemplo, julgar que o Estado se origina das idéias de estado de natureza, direito natural, contrato social e direito civil é supor que a consciência humana, independentemente das condições históricas materiais, pensou nessas idéias, julgou-as corretas e passou a agir por elas, criando a realidade designada e representada por elas. Analise as proposições a seguir como VERDADEIRAS ou FALSAS, a partir da(s) função(ões) primordial(is) da ideologia.
I - Ocultar a origem da sociedade.
II - Dissimular a presença da luta de classes.
III - Negar as desigualdades sociais.
IV - Oferecer a imagem ilusória da comunidade originada do contrato social entre homens livres e iguais.
Cabenos afirmar que:
a) Somente as proposições I, II e IV são verdadeiras.
b) Somente as proposições I, III e IV são verdadeiras.
c) Somente as proposições I e IV são falsas.
d) Somente as proposições II e IV são falsas.
e) Todas as proposições são verdadeiras.

GABARITO:
31 A
32 A
33 A
34 C
35 A
36 E
37 B
38 E
39 D
40 E

Nenhum comentário: