Pesquisa personalizada

domingo, 9 de março de 2008

Gonçalo Armijos Palácios e a leitura como prazer



Ler o mundo de modo filosófico. Essa deveria ser uma das competências que a filosofia deveria formar nos alunos do ensino médio segundo a LDB. Então, a filosofia nada mais é do que uma técnica de leitura, um modo de ver o mundo? Essa é uma boa questão. É interessante também investigar como os filósofos lêem, como eles se relacionam com os textos. O professor da UFG Gonçalo Armijos Palácios investigou esse tema em dduas série de artigos
: uma investigando a relação entre prazer e leitura e outra sobre como os filósofos lêem uns aos outros. POsto aqui os links para os artigos de Gonçalo sobre leitura e prazer.
Ortega y Gasset criticava a ideia de que a educação formal geralmente se volta muito para o estudo e deixa pouco espaço para a investigação. A forma como lidamos com a leitura é a chave para entender essa diferença: lemos para nos instruir ou para investigar problemas? Estudar é sim importante, mas não deveria ter como preço perder a capacidade de imaginar e multiplicar "mundos no mundo".

I

II

III

IV

V

VI

VII

VIII

Nenhum comentário: