Pesquisa personalizada

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

UFU 2009/2 2a Fase: Filosofia Medieval, Nominalismo

SEGUNDA QUESTÃO
Leia com atenção o seguinte diálogo, entre Adso de Melk e Guilherme de Baskerville, ersonagens do romance O nome da rosa, de Umberto Eco, cuja história se passa na Itália no final do ano de 1327.

Adso: “Porém, quando vós lestes as pegadas sobre a neve e nos ramos, ainda não conhecíeis (o cavalo) Brunello. De certo modo, os rastros nos falavam de todos os cavalos, ou pelo menos de todos os cavalos daquela espécie. Não devemos então dizer que o livro da natureza nos fala só por meio de essências, como afirmam admiráveis filósofos?”
(...)
Guilherme: “Só então soube que meu raciocínio anterior me levara para perto da verdade. De modo que as ideias, que eu usava antes para figurar-me um cavalo que ainda não tinha visto, eram puros signos, como eram signos da ideia de cavalo as pegadas (que vimos) sobre a neve: e usam-se signos e signos de signos apenas quando nos fazem falta as coisas”.
Adso (refletindo sobre o seu mestre Guilherme): “Outras vezes eu o tinha escutado falar com muito ceticismo das ideias universais e com grande respeito das coisas individuais: e depois parece que essa tendência ele a tivesse tanto por ser britânico como por ser franciscano”.
ECO, Umberto. O nome da rosa. Tradução de Aurora F. Bernardini e Homero F. de Andrade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983. p. 42-43.

O trecho em questão pode ser interpretado como uma reflexão sobre o problema dos universais na Idade Média.
Nesta famosa questão, destacam-se duas posições: o Realismo e o Nominalismo. Segundo o Realismo, os conceitos universais são entidades que existem por si e separadas das coisas individuais. Para o Nominalismo, ao contrário, os universais não passam de entidades ou signos mentais, sem existência real separada das coisas individuais.
Responda as seguintes questões.

A) Guilherme de Baskerville está defendendo a posição nominalista ou realista? Por quê?
B) Justifique sua resposta destacando elementos do trecho apresentado.

Nenhum comentário: