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domingo, 2 de janeiro de 2011

Prova e Gabarito - Filosofia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFPB - Paraíba - 2009


Prova e Gabarito - Filosofia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFPB - Paraíba - 2009  
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - FILOSOFIA
UCs de Filosofia, Metodologia da Pesquisa Científica, Relações Humanas no Trabalho

26. As circunstâncias históricas do Mundo Antigo certamente contribuíram para as discussões do pensamento filosófico da Grécia Antiga. Assinalar o item verdadeiro:
a) Arqueduto, Pirâmides, Moeda, Matemática e Metalurgia.
b) Navegações, Moeda, Política, Calendário e Polis.
c) Calendário, Arqueduto, Moeda, Matemática e Pirâmides.
d) Matemática, Navegação, Pólis, Metalurgia e Calendário.
e) Nenhuma das alternativas acima.

27. Em que sentido a Filosofia é uma passagem de superação da Mitologia?
a) Quando passa a explicar o sentido da vida através do logos, do discurso rigoroso.
b) Quando se dá de forma cantada e narrada.
c) Quando se dá através da narrativa rigorosa explicativa.
d) Quando o logos perde força dialógica e passa a discursar metafisicamente.
e) Nenhuma das alternativas acima.

28. Ao analisar a célebre frase: "Não se toma banho duas vezes no mesmo rio", podemos dizer que o princípio de causalidade das coisas remete a que sentido e é atribuído a que pensador?
a) Ao sentido de movimento de Tales de Mileto.
b) Da água de Anaximandro de Mileto.
c) Do movimento de Heráclito de Éfeso.
d) Da substância perene da água em Pitágoras de Samos.
e) Toda as alternativas acima estão INCORRETAS.

29. O arcabouço Filosófico de Sócrates nos faz atracar em terras firmes quando o Pensamento do homem volta-se para a busca do sentido do Ser a partir
a) da penetração da Filosofia na Agricultura.
b) do desvio da força cósmica ao centro do homem.
c) da visão de mundo como força numeral.
d) do voltar-se ao homem como princípio de investigação.
e) Nenhuma das alternativas.

30. A Busca do Conhecimento até alcançar o Bem Supremo, Mundo Ideal, é um Pensamento encontrado
a) nos fragmentos dos Pré-socráticos.
b) nas narrativas mitológicas.
c) nas Obras de São Tomás de Aquino.
d) nas discussões de Santo Agostinho.
e) Nenhuma das alternativas.

31. A substância Pensante demonstra uma ferrenha busca pelo conhecimento verdadeiro, claro e distinto, de modo a duvidar daquilo que aprendemos no mundo, que vai do mais simples ao mais complexo. Isso nos remete a compreender a Filosofia de que Pensador?
a) Platão.
b) Aristóteles.
c) Hegel.
d) Descartes.
e) Nenhuma das alternativas acima está correta.

32. O filósofo Karl Marx busca em suas obras fazer uma crítica rigorosa à Economia Política Mundial. Dessa forma, o que podemos dizer sobre o princípio primeiro de sua filosofia?
a) Que está em busca de estabelecer quem é rico e quem é pobre.
b) Quem é responsável pela distribuição dos recursos financeiros aos trabalhadores.
c) A responsabilidade das Escolas Superiores.
d) Que o poder direciona o sentido da vida do homem no mundo.
e) Todas as alternativas estão INCORRETAS.

33. "O filósofo até agora só fez interpretar o mundo em vários sentidos, mas o que lhe cabe em tese não é apenas isso, mas sim, transformá-lo." A que se refere e a quem pertence esta sentença clássica?
a) É dita por Karl Marx em respeito à mudança efetiva das classes menos favorecidas
para plena realização social, econômica e política.
b) Ao fato de que o homem tenta mudar de vida, mas não consegue, porque é lento (Karl Marx).
c) À vida dos que apenas ficam pensando no Cogito, ergo sum, de Descartes.
d) Discursa sobre o Imperativo Categórico de Kant.
e) Nenhuma das alternativas acima.

34. O pensador Nietzsche comenta em seus escritos que a cultura ocidental não atende às fundamentações do ser no mundo, principalmente, quando o considera apenas como ser para o conhecimento. Dessa forma, o que pretende esse pensador?
a) Escrever uma História sobre o Conhecimento Humano.
b) Comentar acerca do Pensamento de Sócrates.
c) Fazer uma Crítica ao conhecimento Ocidental com o impulso criador como princípio do Ser.
d) Fazer uma crítica ao Pensamento de Alexandre Mágno sobre as políticas gregas antigas.
e) Nenhuma das alternativas acima.

35. Em Sartre a concepção de Liberdade está direcionada para a responsabilidade do indivíduo em suas atuações na sociedade em que vive. Nesse sentido, pode-se apreender que
a) O pensador está dizendo que o arké do Ser é a liberdade.
b) O pensador afirma que ser Livre é ir e vir quando bem entender.
c) O Filósofo está dizendo que ninguém é livre, só o Filósofo.
d) Pensar em Liberdade é pensar sem fronteiras na sociedade.
e) As alternativas acima estão INCORRETAS.

36. A Metodologia Científica está presente em diversos cursos de nível técnico, tecnológico e superior. Dessa forma, pode-se perceber que o conhecimento científico diferencia-se do popular mais no que se refere ao seu contexto metodológico do que propriamente no que concerne ao seu conteúdo. Visto assim, assinale a resposta certa.
a) Conhecimento Científico: valorativo, reflexivo, assistemático, verificável, falível e inexato.
b) Conhecimento Científico: factual, contingente, sistemático, verificável, aproximadamente exato.
c) Conhecimento Científico: valorativo, racional, sistemático, não verificável, infalível e exato.
d) Conhecimento Científico: valorativo, inspiracional, sistemático, não verificável, infalível e exato.
e) Nenhuma das alternativas acima.

37. Diversas são as definições de Ciência ou do que se entende por Ciência, mas no sentido definido por Trujillo Ferrari, a palavra assume que acepção?
a) Ciência é uma sistematização de conhecimentos, um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o não comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar.
b) A Ciência é todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistêmico conhecimento, com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação.
c) Ciência é a investigação propriamente dita de um fenômeno.
d) Entende-se por Ciência toda argumentação técnica em prol do ser humano.
e) Nenhuma das alternativas acima.

38. O que podemos dizer sobre o entendimento da finalidade da Metodologia Científica na concepção de Pedro Demo?
a) É uma preocupação instrumental, que trata das formas de se fazer ciência, que cuida dos procedimentos, das ferramentas e dos caminhos para se chegar à realidade.
b) É uma força que impulsiona o saber.
c) É uma ciência que estuda os métodos.
d) É uma condição pós-moderna.
e) Nenhuma das alternativas acima é verdadeira.

39. O Projeto de Pesquisa é um documento que tem por finalidade atender às etapas operacionais de um trabalho de pesquisa e metodizá-los. Desse modo, deve trazer elementos que contemplem respostas às seguintes questões:
a) Que mecanismos são oferecidos para fazer a pesquisa fluir? Como serão apresentados os conteúdos programáticos? Como será a planilha de oferta de recursos? Como serão feitas ou com quem serão as entrevistas?
b) O que será lembrado e o que podemos concluir dos gráficos apontando estatísticas da forma paripatética de ensinar?
c) O que será pesquisado? O que se deseja fazer? Para que se deve fazer? Como será realizada a pesquisa? Quais recursos serão necessários para a execução? Quanto tempo vai se levar para executá-la?
d) O que será investigado? O que se deseja investigar? Para que deve arrumar? Como será realizada a escrita? Quais os modos de planejar?
e) Nenhuma das alternativas acima.

40. Para se fazer um Estudo Científico pautado em Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é preciso ter conhecimento das NBRs que delimitam e orientam a formatação do texto, principalmente no que se refere ao Artigo Científico. Para tanto, é preciso saber quais as Normas Básicas para construir um Estudo organizado. Assim sendo, marque o item que apresenta corretamente essas normas.
a) NBR 14724, janeiro de 2006; NBR 10520, agosto de 2002; NBR 6028, novembro de 2003; NBR 6023, agosto de 2002; e NBR 6022, maio de 2003.
b) NBR 14724, janeiro de 2006; NBR 10520, agosto de 2002; NBR 6028, novembro de 2003; NBR 60752, dezembro de 2007; e NBR 6022; maio de 2003.
c) NBR 14724, janeiro de 2006; NBR 10520, agosto de 2002; NBR 6000, novembro de 2004; NBR 6023, agosto de 2002; e NBR 6022, maio de 2003.
d) NBR 14724, janeiro de 2006; NBR 10520, agosto de 2002; NBR 6000, novembro de 2004; NBR 6023, agosto de 2002; e NBR 6020, maio de 2007.
e) Nenhuma das alternativas.

41. Em termos gerais a pesquisa bibliográfica pode ser entendida como uma forma de
a) explicar, observar, registrar, descrever, analisar e correlacionar fatos ou fenômenos sem manipulá-los.
b) explicar e manipular diretamente as variáveis relacionadas com o objetivo de estudo.
c) explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em documentos.
d) explicar um problema a partir de si mesmo com teorias ainda não publicadas em documentos.
e) Nenhuma das alternativas acima está correta.

42. Aquela Pesquisa cujos resultados venham apresentar novas conquistas para a ciência, sobre determinado assunto, levado a efeito em parte ou em conjunto, é considerada
a) de consistência lógica.
b) de apoio técnico.
c) de plausibilidade.
d) de fertilidade.
e) Nenhuma das alternativas acima.

43. Existem algumas leis que regem as teorias da ciência moderna, da mesma forma que regem os métodos que são aplicados em determinadas ciências para operacionalização das investigações. Nesses casos, podemos dizer que o Método Indutivo e o Método Dedutivo são ordenados e regidos também por leis. Assinale quais são as leis da Indução e da Dedução, respectivamente, para a investigação.
a) Do centro para o particular e do particular para o centro.
b) Do particular para o centro e do centro para o particular.
c) Do extremo para as partes e das partes para o extremo.
d) Do particular para o geral e do geral para o particular.
e) Todas as alternativas estão incorretas.

44. A complexidade do universo e a diversidade de fenômenos que nele se manifestam, aliadas à necessidade do homem de estudá-los para poder entendê-los e explicá-los, levam ao surgimento de diversos ramos de estudo e ciências específicas. Esta necessidade de uma classificação quer seja de ordem de complexidade e de conteúdo, quer sejam objetos e metodologias, classifica as ciências de que forma?
a) Formais: Física e Direito; Factuais: Sociologia e Política.
b) Formais: Economia e Antropologia; Factuais: Lógica e Matemática.
c) Formais: Física e Química; Factuais: Lógica e Direito.
d) Formais: Lógica e Matemática; Factuais: Direito e Sociologia.
e) Nenhuma das alternativas acima.

45. Uma sociedade marcada pelo egoísmo das relações sociais, pela valorização do tirar vantagem, pela ausência de solidariedade humana, pela indiferença para com a miséria alheia e pela tolerância com a corrupção e a impunidade, torna o homem a expressão de:
a) Um forte conservador de energias para o trabalho.
b) Um vencedor diante da concorrência ferrenha nas relações do mundo do trabalho.
c) Um trabalhador preocupado com o sucesso do Ser social.
d) Um trabalhador preocupado com sua própria realização.
e) Nenhuma das Alternativas acima.

46. Segundo Freud, a conduta do homem no mundo social nos remete às relações humanas no trabalho e é determinante direto da estrutura da personalidade. Sendo assim, o ego, o superego e o id figuram como mecanismo do agir humano. Nessa ótica, qual ou quais desses elementos participa(m) diretamente do agir moral do sujeito em prol de uma ação equilibrada e social?
a) Ego, superego e id.
b) Id, ego e superego.
c) Ego e id.
d) Superego.
e) Nenhuma das alternativas acima.

47. Na perspectiva do pensamento de Platão, as relações humanas deveriam ser calcadas pelo valor supremo do bem. Desse modo, o ideal que todos os homens deveriam tentar atingir estaria em uma condição fundamental. Essa condição seria:
a) Os homens deveriam seguir apenas a razão, desprezando os instintos ou paixões.
b) O homem deveria levar em conta tudo aquilo que ele tem de racional e de instintivo.
c) O homem, sem os instintos e sem as paixões, não consegue agir para o bem.
d) O homem de ação boa é todo aquele que sabe dosar paixão e razão.
e) Nenhuma das alternativas acima.

48. O código de ética utilizado pelas empresas, em seu contexto fundamental, favorece o aprimoramento do agir humano nas relações do trabalho, resguardando um princípio de causalidade filosófica. A saber, o princípio
a) da oportunidade.
b) da cooperação.
c) do bem.
d) do fazer.
e) Nenhuma das alternativas acima.

49. Segundo o Ministério Público do Trabalho, toda e qualquer conduta que caracteriza comportamento abusivo, frequente e intencional, por meio de atitudes, gestos, palavras ou escritos que possam ferir a integridade física ou psíquica de uma pessoa, vindo a pôr em risco o seu emprego ou degradando o seu ambiente de trabalho, pode ser considerada:
a) Alienação.
b) Assédio Moral.
c) Engano.
d) Psicopata.
e) Nenhuma das alternativas acima.

50. Um ambiente de trabalho caracterizado por condutas de respeito, com expressiva condição para o princípio do bem, demonstra para a sociedade, o fortalecimento e o encorajamento dos empregados em relação ao mundo do trabalho digno e gratificante. Desse modo, qual seria uma atitude divergente da situação descrita acima?
a) Normal, assédio moral e ética.
b) Imoral, ética e ilegal.
c) Moral, ética e lógica.
d) Pertinente, anti-ética e normal.
e) Nenhuma das alternativas acima.

GABARITO
26 B
27 A
28 C
29 D
30 E
31 D
32 D
33 A
34 C
35 A
36 B
37 B
38 A
39 C
40 A
41 C
42 E
43 D
44 D
45 D
46 D
47 A
48 C
49 B
50 E

Um comentário:

Anônimo disse...

Complex Post. This transmit helped me in my college assignment. Thanks Alot