Pesquisa personalizada

domingo, 2 de janeiro de 2011

Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Secretaria de Estado de Gestão Administrativa - Governo do Distrito Federal - CESPE/UnB - 2004


Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Secretaria de Estado de Gestão Administrativa - Governo do Distrito Federal - CESPE/UnB - 2004  
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Quando dizemos que um objeto está conectado a outro, isso significa apenas que eles adquiriram uma conexão em nosso pensamento, dando origem à inferência pela qual um se torna prova da existência do outro.
David Hume. Investigação sobre o entendimento humano (com adaptações).

Eu ou pessoa não corresponde a nenhuma impressão, consistindo naquilo a que todas as nossas várias impressões ou idéias estão supostamente referidas. Se alguma impressão der origem à idéia de eu, essa impressão deve permanecer invariavelmente a mesma, durante toda a duração de nossas vidas, uma vez que se supõe que o eu existe dessa maneira.
David Hume. Tratado sobre a natureza humana (com adaptações).

Julgue os itens subseqüentes, tendo em vista os dois fragmentos de texto acima e a filosofia de David Hume.

55 - A noção de conexão entre os objetos, que, por sua vez, conduz à noção de causalidade, independe, segundo Hume, de pressupostos sobre o funcionamento da mente e sobre produção das idéias.

56 - A crítica à identidade pessoal tem relação com a posição racionalista de Hume, fundamentada nos conceitos de impressão e idéia.
________________________________________

Notei certas leis que Deus estabeleceu de tal modo na natureza, e das quais imprimiu tais noções em nossas almas que, depois de refletir bastante sobre elas, não poderíamos duvidar que não fossem exatamente observadas em tudo o que existe ou se faz no mundo.
René Descartes. Discurso do método.

Tendo em vista o texto acima e a filosofia de René Descartes, julgue os itens que se seguem.

57 - Na filosofia de Descartes, parece ser possível afirmar uma verdade por correspondência.

58 - As leis da natureza exibem um caráter antropomórfico, pois foram criadas por Deus e Ele tem vontade.

59 - Se, entre as idéias inatas, há idéias matemáticas e metafísicas, como, por exemplo, a existência de Deus, a física cartesiana decorre, em alguma medida, de certos postulados metafísicos.
______________________________________

Toda arte e toda indagação, assim como toda ação e todo propósito visam a algum bem; por isso, foi dito acertadamente que o bem é aquilo a que todas as coisas visam. Mas, nota-se uma certa diversidade entre as finalidades; algumas são atividades, outras são produtos distintos das atividades de que resultam; onde há finalidade distintas das ações, os produtos são por natureza melhores que as atividades.
Aristóteles. Ética a Nicômacos (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes de acordo com o pensamento de Aristóteles.

61 - Toda atividade tem uma finalidade em si mesma.

62 - Toda atividade humana possui caráter teleológico.

63 - A Ética é uma ciência totalmente independente da ciência política.

64 - A virtude pode ser corretamente definida como a eqüidistância entre dois vícios, um por excesso e outro por falta.

65 O teorema fundamental da teoria aristotélica de movimento, segundo o qual tudo o que se move o faz por alguma coisa, leva à concepção do primeiro motor imóvel do universo, ou seja, de Deus.
________________________________________

Quanto ao pensamento de Auguste Comte, principal representante do positivismo, julgue os itens que se seguem.

66 - Auguste Comte estabeleceu em sua obra filosófica uma relação positiva entre ciência e mito.

67 - Para Augusto Comte, cada ramo do conhecimento humano passa sucessivamente por três estados diferentes: o teológico, o metafísico e o positivo.
________________________________________

Uma pessoa cujos atos foram instituídos por uma grande multidão, mediante pactos recíprocos uns com os outros, de modo a ela poder usar a força e os recursos de todos, da maneira que considerar conveniente, para assegurar a paz e a defesa comum.
Thomas Hobbes. Leviatã (com adaptações).

A partir do exposto no texto acima, julgue os itens a seguir de acordo com o pensamento político de Hobbes.

68 - A pessoa a que o texto se refere é o soberano absoluto, ao qual cada indivíduo transfere todo o poder.

69 - O homem é por natureza um ser altruísta e sociável.
________________________________________

Em rio, não se pode entrar duas vezes no mesmo, segundo Heráclito, nem substância mortal tocar duas vezes na mesma condição; mas, pela intensidade e rapidez da mudança, dispersa e de novo reúne (ou melhor, nem mesmo de novo nem depois, mas ao mesmo tempo), compõe-se e desiste, aproxima-se e afasta-se.
Plutarco. De E apud Delphos (com adaptações).

Com base no texto de Plutarco acima e nas origens do pensamento filosófico na Grécia antiga, julgue os seguintes itens.

70 - É correto afirmar que, para Heráclito, a característica fundamental da realidade é a eterna mudança.

71 - Entre os elementos que participam do surgimento da Filosofia, é correto destacar o abandono paulatino de explicações míticas do mundo.
________________________________________

Enquanto a ciência, em primeiro lugar, deve defender o nível de objetividade de suas formulações contra a pressão dos interesses particulares, engana-se quanto ao interesse fundamental, que se constitui não somente na razão do impulso, mas também na condição de uma objetividade possível.
Jürgen Habermas. Conhecimento e interesse (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes de acordo com o pensamento da chamada Escola de Frankfurt.

72 - A ciência é caracterizada pela ausência total de interesses.

73 - Para Horkheimer, a teoria crítica não se reduz a descrições da situação concreta da classe dominada, mas leva-a a buscar transformações.

74 - O filósofo Theodor W. Adorno está incluído entre os principais representantes da chamada Escola de Frankfurt.
________________________________________

Quando qualquer número de homens, pelo consentimento de cada indivíduo, constituíram uma comunidade, fizeram dessa comunidade, por isso mesmo, um só corpo, com o poder de agir como um só corpo, isto é, somente pela vontade e determinação da maioria. Pois o que faz qualquer comunidade agir é somente o consentimento dos indivíduos que a compõem; e como é necessário a todo objeto que forma um só corpo que se mova num sentido, é necessário que este corpo se mova para onde leva a força maior, que é o consentimento da maioria.
John Locke. Dois tratados sobre o governo (com adaptações).

À luz do texto acima e de acordo com a filosofia política de Locke, julgue os itens a seguir.

75 - As ações e decisões de uma comunidade devem representar a vontade e a determinação de todos os membros dessa comunidade.

76 - O estado natural do homem é caracterizado pela ausência de liberdade e pela falta de igualdade.

77 - Locke pode ser corretamente incluído tanto entre os pensadores do liberalismo como entre os adeptos de uma teoria contratual do Estado.
________________________________________

A imagem poética não está submetida a um impulso. Não é o eco de um passado. É antes o inverso: pela explosão de uma imagem, o passado longínquo ressoa em ecos e não se vê mais em que profundidade esses ecos vão repercutir e cessar. Por sua novidade, por sua atividade, a imagem poética tem um ser próprio, um dinamismo próprio.
Gaston Bachelard. A poética do espaço.

Julgue os itens que se seguem, tendo em conta o exposto no texto acima e no pensamento de Bachelard.

78 - A imagem poética é algo inesperado, puro, impossível de ser traduzido em outra linguagem que não a linguagem poética.

79 - A relação entre a imagem poética e um impulso que se localiza no passado é de causalidade.
________________________________________

Agora, meu caro Glauco, é preciso aplicar, ponto por ponto, esta imagem ao que dissemos atrás e comparar o mundo que nos cerca com a vida da prisão na caverna, e a luz do fogo que a ilumina com a força do Sol. Quanto à subida à região superior e à contemplação dos seus objetos, se a considerares como a ascensão da alma para a mansão inteligível, não te enganarás quanto à minha idéia, visto que também tu desejas conhecê-la. Só Deus sabe se ela é verdadeira. Quanto a mim, a minha opinião é esta: no mundo inteligível a idéia do bem é a última a ser apreendida, e com dificuldade, mas não se pode apreendê-la sem concluir que ela é a causa de tudo o que de reto e belo existe em todas as coisas; no mundo visível ela engendrou a luz e o soberano da luz; no mundo inteligível, é ela que é soberana e dispensa a verdade e a inteligência; e é preciso vê-la para se comportar com sabedoria na vida particular e na vida pública.
Platão. A República (com adaptações).

Acerca do texto acima e segundo o pensamento de Platão, julgue os itens subseqüentes.

80 - É possível reconhecer na alegoria ou mito da caverna uma dimensão política.

81 - Embora seja a mais alta em perfeição, a idéia do bem é acessível aos sentidos.

82 - A reflexão filosófica é uma condição necessária para a instauração de um estado (polis) justo.

83 - A alma é imortal e, portanto, nasce e renasce muitas vezes.
________________________________________

Eu diria que os educadores são como as velhas árvores. Possuem uma face, um nome, uma estória a ser contada. Habitam um mundo em que o que vale é a relação que os liga aos alunos, sendo que cada aluno é uma entidade sui generis, portador de um nome, também de uma estória, sofrendo tristezas e alimentando esperanças. E a educação é algo pra acontecer neste espaço invisível e denso, que se estabelece a dois. Espaço artesanal. Mas, professores são habitantes de um mundo diferente, onde o educador pouco importa, pois o que interessa é um crédito cultural que o aluno adquire numa disciplina identificada por uma sigla, sendo que, para fins institucionais, nenhuma diferença faz aquele que a ministra.
Rubem Alves. Conversas com quem gosta de ensinar (com adaptações).

Com base no exposto no texto acima, julgue os seguintes itens.

84 - O educador relaciona-se com seus alunos, sem necessariamente reconhecer a singularidade de cada um.

85 - Para o educador, a vida interior do aluno representa papel secundário no processo educacional.
________________________________________

(...) a função da ideologia é a de apagar diferenças e fornecer aos membros da sociedade o sentimento da identidade social, encontrando certos referenciais identificadores de todos e para todos, como, por exemplo, a Humanidade, a Liberdade, a Igualdade, a Nação, o Estado.
Marilena de Souza Chauí. O que é ideologia (com adaptações).

Considerando o texto acima, é correto afirmar que, para a sua autora,

86 - a ideologia tem por função assegurar a coesão dos membros da sociedade, enquanto oculta a realidade como, por exemplo, das diferenças de classe.
________________________________________

O homem nada mais é do que aquilo que ele faz de si mesmo: é esse o primeiro princípio do existencialismo.
Jean Paul Sartre. O existencialismo é um humanismo.

De acordo com o exposto no texto acima e com o pensamento de Sartre, julgue os itens subseqüentes.

87 - O homem está condenado a inventar o homem a cada instante.

88 - A essência ou natureza do homem precede sua existência.

89 - O homem não é totalmente responsável por suas ações, uma vez que está condenado à liberdade.

90 - O corpo não é algo que se liga exteriormente à consciência, mas, sim, uma estrutura permanente que torna possível a consciência.
________________________________________

O exemplo dos selvagens, que foram encontrados quase todos nesse ponto, parece confirmar que o gênero humano era feito para sempre nele permanecer, que esse estado é a verdadeira juventude do mundo, e que todos os progressos ulteriores foram, aparentemente, outros tantos passos para a perfeição do indivíduo, e, efetivamente, para a decrepitude da espécie.
Jean-Jacques Rousseau. Discurso sobre a desigualdade (com adaptações).

Tendo em conta o texto acima, julgue os itens a seguir de acordo com o pensamento de Rousseau.

91 - A civilização colabora positivamente para o aperfeiçoamento e desenvolvimento da natureza humana originária.

92 - A educação deve seguir a ordem da própria natureza, adaptando-se à s necessidades individuais do desenvolvimento da criança e proporcionando-lhe o conhecimento do mundo por meio do contato com as próprias coisas.
________________________________________

Quando filosofamos nós? Manifestamente apenas então quando entramos em diálogo com os filósofos. Disto faz parte que discutamos com eles aquilo de que falam. Este debate em comum sobre aquilo que sempre de novo, enquanto o mesmo, é tarefa específica dos filósofos, é o falar, o legein no sentido de dialegesthai, o falar como diálogo.
Uma coisa é verificar opiniões de filósofos e descrevêlas. Outra coisa bem diferente é debater com eles aquilo que dizem, e isto quer dizer, do que falam.
Martin Heidegger. O que é isto - a filosofia? (com adaptações).

A partir do exposto no texto acima, julgue os itens que se seguem segundo o pensamento de Heidegger.

93 - A filosofia deve ocupar-se, antes de qualquer discussão sobre um pensador, com questões referentes à vida e à intenção original desse pensador.

94 - A temporalidade constitui a dimensão fundamental da existência humana.

95 - Uma das características fundamentais da metafísica tradicional é sua preocupação com a questão do ser.

96 - A fenomenologia, desenvolvida por Edmund Husserl, abriu caminho para diversas reflexões filosóficas de Martin Heidegger.
________________________________________

No que diz respeito a todas as coisas que compreendemos, não consultamos a voz de quem fala, a qual soa por fora, mas a verdade que dentro de nós preside à própria mente, incitados talvez pelas palavras a consultá-la. Quem é consultado ensina verdadeiramente, e este é Cristo, que habita, como foi dito, no homem interior.
Santo Agostinho. De Magistro (com adaptações).

Considerando o exposto no texto acima, julgue os itens seguintes de acordo com o pensamento de Santo Agostinho.

97 - A verdade deve ser buscada em algo exterior ao homem.

98 - Tanto a civitas dei (cidade de Deus) como a civitas terena (cidade terrena) estão fundadas sobre o amor. Trata-se, entretanto, de diferentes tipos de amor.

99 - Agostinho pertence àqueles pensadores cristãos que afirmam categoricamente a incompatibilidade entre fé e razão.
________________________________________

Quando dizemos, então, que o prazer é fim, não queremos referir-nos aos prazeres dos intemperantes ou aos produzidos pela sensualidade, como crêem certos ignorantes, que se encontram em desacordo conosco ou não nos compreendem, mas ao prazer de nos acharmos livres de sofrimentos do corpo e perturbações da alma.
Epicuro. Antologia de textos (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens que se seguem na ótica do pensamento epicurista.

100 - A doutrina epicurista defende o amor imoderado pelos prazeres.

101 - A filosofia tem por finalidade apontar aos homens os meios para atingir a felicidade.
________________________________________

Deve pertencer à índole própria da filosofia esta carência de reconhecimento unânime de qualquer das suas formas, pela qual diverge das ciências. O modo da certeza que nela se pode alcançar não é científico, ou seja, idêntico para todos os entendimentos; é o de uma certificação que só é bem sucedida se o homem na sua totalidade nela cooperar. Ao passo que os conhecimentos científicos se referem a objetos particulares que não estão necessariamente ao alcance do conhecimento de todos, a filosofia refere-se à totalidade do ser, que importa a todo o homem enquanto homem, procura uma verdade que, onde quer que fulgure, comove mais profundamente do que qualquer conhecimento científico.
A estas situações fundamentais da nossa existência damos o nome de situações-limite. Quer isto dizer que são situações que não podemos transpor nem alterar. A tomada de consciência destas situações-limite é, após o espanto e a dúvida, a origem mais profunda da filosofia.
Karl Jaspers. Iniciação filosófica (com adaptações).

Com base no texto acima e na filosofia de Jaspers, julgue os itens subseqüentes.

102 - O filósofo deve ignorar o conhecimento científico, uma vez que se ocupa da totalidade do ser e possui uma verdade mais profunda e originária que qualquer certeza da ciência.

103 - A filosofia tem por objetivo o homem e, portanto, deve ser compreendida como um ramo da antropologia.

104 - Morte e culpa podem ser corretamente consideradas situações-limite.
________________________________________

O que é racional é real e o que é real é racional.
Hegel. Filosofia do direito.

Em relação à afirmação acima, julgue os itens seguintes segundo o pensamento de Hegel.

105 - Existe uma identidade necessária e total entre a razão e a realidade.

106 - A filosofia acaba criando uma cisão entre a razão e a realidade.
________________________________________

No século XI, Anselmo de Aosta formulou a prova ontológica da existência de Deus. Essa prova ontológica

107 - fundamentava-se no princípio de que aquilo de que não se pode pensar nada de maior existe tanto no intelecto quanto na realidade.
________________________________________

Age como se a máxima de tua ação se devesse tornar, pela tua vontade, em lei universal da natureza.
Immanuel Kant. Fundamentação da metafísica dos costumes.

Com relação ao texto acima e de acordo com o pensamento de Kant, julgue os seguintes itens.

108 - O imperativo categórico, formulado por Kant, afirma a autonomia da vontade como princípio universal de conduta.

109 - Ao obedecer às normas e às leis que propôs a si mesmo, o homem encontra a possibilidade de sua autonomia, ou seja, da liberdade.

110 - A ética kantiana é eudemonista, ou seja, que visa a felicidade.

111 - Kant procurou formular uma filosofia moral pura, ou seja, despida de tudo que seja empírico.
________________________________________

Não existe realização do imaginário, quando muito poder-se-ia falar da sua objetivação. Cada toque de pincel não foi dado para si próprio nem mesmo para constituir um conjunto real coerente (no sentido em que se poderia dizer que determinada alavanca numa máquina foi concebida para o conjunto e não para si própria). Foi dado em ligação com um conjunto sintético irreal e o fim do artista era constituir um conjunto de tons reais que permitissem a esse irreal manifestar-se. Assim, o quadro deve ser concebido como uma coisa material e visitada de tempos em tempos (cada vez que o espectador assume a atitude imageante) por um irreal que é precisamente o objeto pintado.
Jean Paul Sartre. O imaginário (com adaptações).

Tendo como base o texto acima e o pensamento de Sartre, julgue os itens a seguir.

112 - O que faz da obra uma obra de arte não é um irreal.

113 - A obra de arte deve ser entendida como a passagem de algo imaginário para o real.

114 - A consciência do objeto artístico é imageante, isto é, realiza o objeto na imaginação ou irrealiza o objeto, que é verdadeiramente visado por meio da materialidade dos elementos da obra, por exemplo, das cores.
________________________________________

Tendo em conta o pensamento de Ludwig Wittgenstein, julgue o item abaixo.

115 - Em suas Investigações Filosóficas, Wittgenstein procura abandonar a perspectiva logicista do Tractatus Lógico-Philosophicus e introduz, entre outros, o conceito de jogos de linguagem.
________________________________________

Em 1781, é publicada a Crítica da razão pura de Immanuel Kant. Com base nessa obra, julgue os itens subseqüentes.

116 - Espaço e tempo são as duas únicas condições do conhecimento puro do entendimento.

117 - O noumenon - coisa-em-si - não é acessível ao conhecimento.

118 - O conhecimento a priori depende exclusivamente da experiência.
________________________________________

À luz da filosofia moderna dos séculos XVI e XVII, julgue os seguintes itens.

119 - As características gerais do pensamento moderno incluem a valorização da razão como critério último do conhecimento verdadeiro e a da idéia de método ou de mathesis universales.

120 - O pensamento filosófico, encantado com o progresso científico, volta-se exclusivamente para problemas epistemológicos, não se ocupando mais com questões políticas.

GABARITO:
55E - 56E - 57C - 58E - 59C - 61E - 62C - 63E - 64C - 65C - 66E - 67C - 68C - 69E - 70C - 71C - 72E - 73C - 74C - 75E - 76E - 77C - 78C - 79E - 80C - 81E - 82C - 83C - 84E - 85E - 86C - 87C - 88E - 89E - 90C - 91E - 92C - 93E - 94C - 95E - 96C - 97E - 98C - 99E - 100E - 101C - 102E - 103E - 104C - 105C - 106E - 107C - 108C - 109C - 110E - 111C - 112E - 113E - 114C - 115C - 116E - 117C - 118E - 119C - 120E

Nenhum comentário: