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domingo, 2 de janeiro de 2011

Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Filosofia Antiga e Filosofia Medieval - UFSC - UFFS - 2009


Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Filosofia Antiga e Filosofia Medieval - UFSC - UFFS - 2009  
PROVA OBJETIVA

01) Historicamente existem duas tendências filosóficas de análise da relação entre os mitos e a filosofia grega. Uma, representada especialmente por John Burnet, fala do milagre grego, enfatizando a ruptura radical da filosofia em relação à mitologia, não apenas da cultura grega, mas da mitologia em geral. A outra tendência, representada especialmente por Francis Cornford, fala de uma transição gradual e multifacetada do mito à filosofia. Tendo estas duas tendências em vista, analise as afirmativas abaixo sobre a relação histórica e filosófica entre mito e filosofia:
I. a filosofia grega, a começar pelos pré-socráticos, representa o surgimento consciente de uma atitude teórica marcada pela racionalidade.
II. a filosofia nunca teve qualquer relação com o mito que precede e envolve seu nascimento no mundo grego pré-socrático.
III. a filosofia não se diferencia da mitologia.
IV. os filósofos pré-socráticos discutem questões que elaboraram tanto a partir de uma leitura crítica das explicações mitológicas quanto de sua observação racional dos fenômenos naturais.
V. o uso que Platão faz dos mitos mostra que há uma relação entre filosofia e mitologia no pensamento grego ao menos até a época clássica.
Assinale a alternativa CORRETA.
A( ) Somente as afirmativas I e V são corretas.
B( ) Somente as afirmativas I, IV e V são corretas.
C( ) Somente as afirmativas II e IV são corretas.
D( ) Somente as afirmativas III e V são corretas.
E( ) Somente as afirmativas I, III e V são corretas.

02) Aristóteles chamou os primeiros pensadores de fisiólogos, pois eles se voltaram para a investigação da natureza a partir de princípios racionalmente justificados ou justificáveis.
Analise as afirmativas abaixo sobre a investigação da natureza elaborada pelos présocráticos:
I. existe ordem na natureza, mas nós não podemos conhecê-la.
II. nenhum pré-socrático colocou conjuntamente os quatro elementos (terra, fogo, água e ar) como princípios de todas as coisas.
III. todos os pré-socráticos supõem como verdadeiro que nada provém do nada.
IV. os eleatas diziam que o ser, para eles sinônimo da natureza de todas as coisas, é divisível.
V. Tales, Anaximandro e Anaxímenes defendem que a natureza tem um princípio único.
VI. Anaxágoras afirma que a Inteligência (Nous) é princípio de todas as coisas.
VII. para Leucipo e Demócrito os átomos, que juntamente com o vazio compõe a natureza como um todo, são infinitamente divisíveis.
Assinale a alternativa CORRETA.
A( ) Somente as afirmativas III, V e VI são corretas.
B( ) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
C( ) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
D( ) Somente as afirmativas III, V e VII são corretas.
E( ) Somente as afirmativas III, IV e VI são corretas.

03) As distinções entre ser, como sinônimo do que é verdadeiro, e devir, como o que é aparente, começam a surgir já no pensamento pré-socrático. Estas distinções são desenvolvidas de um modo peculiar por Platão e Aristóteles, assim como na história das escolas do helenismo (especialmente as escolas epicurista, estóica e cética).
Sobre estas distinções, tal como pensadas no mundo grego, analise as afirmativas abaixo:
I. a distinção entre ser e devir se torna explícita apenas a partir de Parmênides e Heráclito.
II. a distinção platônica entre sensível e inteligível não se relaciona com a distinção entre verdade e aparência.
III. Aristóteles pensa ser e devir como absolutamente distintos aspectos do mundo.
IV. os atomistas e epicuristas afirmam que os átomos são objetos materiais perceptíveis.
V. Heráclito defende a concepção do Logos como princípio e harmonia inteligível do devir.
VI. para os eleatas o ser não se identifica com a aparência.
Assinale a alternativa CORRETA.
A( ) Somente as afirmativas I, III e VI são corretas.
B( ) Somente as afirmativas II, V e VI são corretas.
C( ) Somente as afirmativas I e II são corretas.
D( ) Somente as afirmativas II, III, V e VI são corretas.
E( ) Somente as afirmativas I, II, IV e VI são corretas.

04) Ao longo de vários diálogos, Platão discute ou supõe diretamente o que se tornou comum chamar de teoria das Ideias. A partir do conjunto de diálogos em que Platão discute ou supõe diretamente esta teoria podemos depreender um conjunto de afirmações indiscutivelmente verdadeiras sobre teoria das Ideias. Analise as afirmativas abaixo sobre esta teoria:
I. as Ideias não têm nenhuma relação com os entes sensíveis.
II. as Ideias não se relacionam entre si.
III. as entidades matemáticas não são Ideias.
IV. as Ideias são entidades puramente mentais.
V. no diálogo República, a Ideia do bem é determinada como estando além da essência.
VI. ao longo de vários diálogos, Platão usa diversos termos, tais como "forma", "paradigma" e "essência", como sinônimos do termo "Ideia".
VII. para Platão, "Demiurgo" é o nome da divindade que molda o mundo sensível a partir das Ideias.
Assinale a alternativa CORRETA.
A( ) Somente as afirmativas V, VI e VII são corretas.
B( ) Somente as afirmativas I, V, e VI são corretas.
C( ) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
D( ) Somente as afirmativas IV, V e VI são corretas.
E( ) Somente as afirmativas I, VI e VII são corretas.

05) No livro intitulado Metafísica, Aristóteles procura fundamentar e justificar o que chamou de filosofia primeira. Desde a Idade Média há controvérsias quanto à correta interpretação do sentido exato do conceito de filosofia primeira nos textos que compõem a Metafísica, pois há passagens conflitantes sobre este conceito. Independentemente da interpretação adotada pelos exegetas desta obra ao longo da história, analise as afirmativas abaixo sobre a filosofia primeira:
I. Aristóteles nunca afirma que a filosofia primeira é a teologia.
II. a filosofia primeira parte do fato de que o conceito de ser se diz de várias maneiras e procura explicar este fato.
III. a ontologia de Aristóteles tem na essência (ousia) seu tema principal.
IV. as essências (ousia) sensíveis são definidas como formas imateriais.
V. a matemática é chamada por Aristóteles de filosofia segunda em relação à filosofia primeira.
VI. o movente não-movido (Deus) é definido por Aristóteles como única forma sem matéria sempre atual.
Assinale a alternativa CORRETA.
A( ) Somente as afirmativas I, II e V são corretas.
B( ) Somente as afirmativas II, IV e VI são corretas.
C( ) Somente as afirmativas III, V e VI são corretas.
D( ) Somente as afirmativas II, III e VI são corretas.
E( ) Somente as afirmativas I, III e VI são corretas.

06) A Ética a Nicômaco é o principal tratado ético de Aristóteles. Dois tópicos centrais da ética aristotélica são a teoria das virtudes e a análise do conceito de justiça. Sobre estes dois tópicos, leia com atenção as seguintes afirmativas:
I. para Aristóteles o ser humano possui apenas um tipo de virtude, ligada apenas às disposições morais e não às intelectuais.
II. as virtudes são o meio termo entre disposições morais contrárias.
III. ações morais que exprimem o caráter virtuoso são praticadas por causa de algo exterior a elas.
IV. ações morais têm de ser necessariamente as ações voluntárias.
V. a justiça é apenas uma virtude de indivíduos e não de instituições da polis.
VI. Aristóteles explicita a diferença entre justiça distributiva e justiça corretiva.
VII. Aristóteles determina a sabedoria prática (fronesis) como uma capacidade superior à inteligência (nous).
VIII. para Aristóteles a amizade é uma virtude que só ocorre por causa e em vista da utilidade.
Assinale a alternativa CORRETA.
A( ) Somente as afirmativas II, III e VI são corretas.
B( ) Somente as afirmativas I, IV, V e VI são corretas.
C( ) Somente as afirmativas I, IV e VI são corretas.
D( ) Somente as afirmativas I, IV e V são corretas.
E( ) Somente as afirmativas II, IV e VI são corretas.

07) A Política de Aristóteles representa, juntamente com a Ética a Nicômaco, aquilo que o próprio filósofo chama de ciência política. Leia com atenção as afirmativas abaixo sobre a ciência política, tal como exposta no livro Política:
I. os seres humanos são vistos, por princípio, como seres políticos porque possuem a racionalidade ligada ao discurso (logos).
II. Aristóteles não faz restrições políticas à atividade econômica na polis.
III. na teoria das formas de governo elaborada por Aristóteles, as formas justas são a monarquia, a aristocracia e a democracia.
IV. ao contrário de Platão, em sua República, Aristóteles não se preocupa em propor as características de uma cidade ideal.
V. para Aristóteles o maior número de cidadãos da classe média em uma polis é uma condição necessária para sua estabilidade política.
VI. ao contrário de Platão, em sua República, Aristóteles não fala da música na educação dos cidadãos.
Assinale a alternativa CORRETA.
A( ) Somente as afirmativas I, IV e VI são corretas.
B( ) Somente as afirmativas II, III, V e VI são corretas.
C( ) Somente as afirmativas I, III, V e VI são corretas.
D( ) Somente as afirmativas I, IV, V e VI são corretas.
E( ) Somente as afirmativas I e V são corretas.

08) Apesar de sua diversidade e suas diferenças teóricas, todas as escolas do helenismo colocam a ética como a parte mais importante da filosofia. Analise as afirmativas sobre as concepções éticas dessas escolas:
I. para os epicuristas o prazer é o bem ético, por isso defendiam o hedonismo radical.
II. o cético pirrônico deseja chegar a e permanecer na tranquilidade decidindo-se por alguma doutrina específica.
III. segundo Epicuro, para alcançar o bem ético o filósofo deve atuar sempre que possível na política.
IV. os estóicos preconizavam que a virtude para chegar ao bem ético deveria basear-se nas inclinações e desejos.
V. os céticos praticavam a suspensão do juízo (epochê) como meio de se chegar à tranquilidade da alma.
VI. os cínicos eram críticos dos costumes estabelecidos porque acreditavam que as cidades existentes afastavam os seres humanos da felicidade, que para eles consistia no retorno à natureza.
VII. segundo os estóicos, o filósofo só encontrará a felicidade ética se admitir que tudo que ocorre no mundo é justo, porquanto se realiza segundo as leis de uma divindade racional.
Assinale a alternativa CORRETA.
A( ) Somente as afirmativas I, II, V e VII são corretas.
B( ) Somente as afirmativas II, III, V e VI são corretas.
C( ) Somente as afirmativas V, VI e VII são corretas.
D( ) Somente as afirmativas II, V, VI e VII são corretas.
E( ) Somente as afirmativas I, VI e VII são corretas.

09) A Patrística é o primeiro momento da filosofia cristã. Sobre esta tendência filosófica, leia as seguintes afirmativas:
I. a Patrística é um movimento de pensadores cristãos que procura justificar teórica e filosoficamente a concepção de vida e de mundo depreendida da Bíblia.
II. Boécio não é considerado um pensador da Patrística.
III. Plotino é um pensador considerado como participante da Patrística.
IV. a Patrística sempre rejeitou a filosofia greco-romana em seu todo.
V. Santo Agostinho é considerado o maior pensador da Patrística latina.
VI. um dos temas fundamentais da Patrística é a discussão do sentido da Santíssima Trindade.
Assinale a alternativa CORRETA.
A( ) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
B( ) Somente as afirmativas I, II, V e VI são corretas.
C( ) Somente as afirmativas III, V e VI são corretas.
D( ) Somente as afirmativas I, V e VI são corretas.
E( ) Somente as afirmativas II, V e VI são corretas.

10) Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo.
Sabemos das lutas de Santo Agostinho contra as heresias, especialmente no que tange às suas interpretações do sentido histórico da religião cristã. Uma destas heresias foi o Pelagianismo. Segundo Santo Agostinho, em que consiste o erro a que essa heresia conduz?
A( ) Todos os seres humanos são hereges.
B( ) Se não há pecado original, então tampouco pode haver a missão salvadora de Jesus Cristo.
C( ) O ser humano é mau por natureza, não por escolha.
D( ) Deus, ao criar o ser humano, também criou o mal.
E( ) Não há como superar o mal.

11) Leia a seguinte passagem de Santo Agostinho:
"Incorre em erro a alma quando se identifica tanto a essas imagens [exteriores], e, levada por tal amor, vem a considerar-se da mesma natureza que elas." (A trindade) Conforme o pensamento de Santo Agostinho, analise as afirmativas abaixo derivadas do trecho citado:
I. o amor nunca nos engana.
II. o erro deve-se à ação da própria alma.
III. o erro acontece quando a alma se identifica com coisas exteriores a ela.
IV. a alma erra porque, no pecado original, foi abandonada por Deus.
V. a alma erra porque faz parte da natureza.
Assinale a alternativa CORRETA.
A( ) Somente as afirmativas II e III são corretas.
B( ) Somente a afirmativa V é correta.
C( ) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
D( ) Somente a afirmativa II é correta.
E( ) Somente a afirmativa III é correta.

12) Analise as afirmativas abaixo sobre a importância que Santo Agostinho atribui à memória. Mas o que é o mais importante a ser lembrado?
I. Nossa infância.
II. Nosso eu.
III. O pecado original.
IV. Deus.
V. Nossas imagens externas.
Assinale a alternativa CORRETA.
A( ) Somente as afirmativas I e II são corretas.
B( ) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
C( ) Somente a afirmativa II é correta.
D( ) Somente a afirmativa III é correta.
E( ) Somente a afirmativa IV é correta.

13) Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo.
Segundo Santo Agostinho, através de qual procedimento podemos descobrir a verdade?
A( ) Pela experiência empírica.
B( ) Pelo diálogo ecumênico.
C( ) Pela iluminação interior.
D( ) Pela ação do Demiurgo.
E( ) Pela dedução transcendental das categorias.

14) Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo.
A quem os historiadores da filosofia, Gilson e Boehner, atribuem a seguinte afirmação sobre a justificação racional da existência de Deus: "A partir da experiência obtém-se a ideia de ser supremo que, sendo eterno, também deve ser necessário; e, como tal, não pode ser pensado como não existente."?
A( ) Santo Agostinho.
B( ) Santo Anselmo de Cantuária.
C( ) Santo Tomás de Aquino.
D( ) Santo Alberto Magno.
E( ) Averróis.

15) A respeito daquilo que Santo Tomás de Aquino pensa sobre a relação entre fé e razão, através da correlação entre teologia e filosofia, assinale a alternativa CORRETA.
A( ) A filosofia pode contestar a teologia.
B( ) A teologia, de acordo com a filosofia, determina Deus como uma ideia reguladora da razão.
C( ) A teologia tem de se subordinar à filosofia.
D( ) Não há nenhuma relação entre fé e razão.
E( ) A fé orienta a razão.

16) Segundo Santo Tomás de Aquino, há cinco vias que mostram a existência de Deus.
Assinale qual das alternativas descreve CORRETAMENTE estas cinco vias.
A( ) Os argumentos: do primeiro motor; sobre a primeira causa eficiente; sobre o existente necessário; sobre os graus do ser; sobre o fim supremo de todas as coisas.
B( ) Os argumentos: da iluminação interior; sobre a primeira causa eficiente; sobre o primeiro motor; sobre o fim supremo de todas as coisas; sobre os graus do ser.
C( ) Os argumentos: sobre a iluminação interior; sobre a dialética da Ideia do Bem; sobre a causalidade necessária; sobre a hierarquia dos seres; sobre a eternidade.
D( ) Os argumentos: sobre a hierarquia dos seres; sobre a iluminação interior; sobre a dialética da Ideia de Bem; sobre o primeiro motor; sobre a ideia inata de Deus.
E( ) Os argumentos: sobre a Ideia transcendental de Deus; sobre a causalidade necessária; sobre a eternidade; sobre a iluminação interior; sobre o fim supremo de todas as coisas.

17) Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo.
No contexto da polêmica dos universais, de quem é a conhecida tese ontológica: "O ser é unívoco em relação a tudo."?
A( ) Santo Agostinho.
B( ) Santo Tomás de Aquino.
C( ) William de Ockham.
D( ) Duns Scotus.
E( ) Avicena.

18) Um importante filósofo da política do fim do medievo escreveu no capítulo VII de seu livro intitulado Defensor Pacis:
"Há dois gêneros de governos, um equilibrado e outro viciado. Com Aristóteles, chamo de bem equilibrado o gênero em que o governante zela pelo bem comum, de acordo com a vontade dos seus súditos; o gênero viciado é o que apresenta falha, deste ponto de vista. Cada um dos gêneros se divide, em seguida, em três espécies: o equilibrado, em monarquia real, aristocracia e politia; o viciado, nas três espécies opostas, que são a monarquia tirânica, a oligarquia e a democracia."
Assinale a alternativa CORRETA em que aparece o nome do autor desta obra.
A( ) Marcílio de Pádua.
B( ) Sigério de Brabante.
C( ) William de Ockham.
D( ) Santo Tomás de Aquino.
E( ) Duns Scotus.

19) Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que representa a formulação CORRETA do preceito metodológico chamado "navalha de Ockham", diretamente ligado à discussão do problema dos universais.
A( ) Deve-se multiplicar as entidades quando necessário.
B( ) As entidades não se multiplicam desnecessariamente.
C( ) Não se deve multiplicar as entidades sem necessidade.
D( ) A multiplicação das entidades é necessária.
E( ) As entidades multiplicadas são necessárias.

20) Muitos pensadores importantes da filosofia medieval discutiram o problema dos universais e defenderam concepções específicas sobre o mesmo. Analise as afirmativas abaixo sobre o problema e as concepções que procuram respondê-lo.
I. O nominalismo afirma que somente os particulares têm existência real e que os predicados universais só têm existência mental.
II. O realismo afirma que somente os universais têm existência real e que os particulares, ao contrário, não têm nenhum tipo de existência.
III. O conceitualismo é o nome dado à posição, segundo a qual, os universais não são nem realidades ao lado dos indivíduos, nem são apenas palavras arbitrárias (flatus vocis), mas que têm existência mental enquanto conceitos que podem denotar propriedades reais que os particulares possuem em comum.
IV. Mesmo sendo um problema explicitamente discutido e formulado no contexto da filosofia medieval, este problema se vincula diretamente ao pensamento de Platão e Aristóteles.
V. Rosselin e Ockham são defensores do realismo.
Assinale a alternativa CORRETA.
A( ) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
B( ) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
C( ) Somente as afirmativas II, III e V são corretas.
D( ) Somente as afirmativas III, IV e V são corretas.
E( ) Somente as afirmativas I, IV e V são corretas.

GABARITO:
01 - B
02 - A
03 - C
04 - A
05 - D
06 - E
07 - E
08 - C
09 - D
10 - B
11 - A
12 - E
13 - C
14 - B
15 - E
16 - A
17 - D
18 - A
19 - C
20 - B

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