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domingo, 11 de março de 2012

2008 MOBIN

2008 MOBIN

9.  Entendendo-se por legislação da natureza o conjunto de leis que rege os fenômenos naturais, é legítimo afirmar que as leis científicas concernem  às relações de

(A)  causalidade contingente entre os fenômenos naturais. 
(B)  contigüidade instituída entre os fenômenos naturais. 
(C)  necessidade causal entre os fenômenos naturais. 
(D)  semelhança de fato entre os fenômenos naturais. 
(E)  contigüidade de fato entre os fenômenos naturais.

10.  De acordo com a obra  Novum Organum de, Francis Bacon, são classificados em quatro gêneros os ídolos que bloqueiam a mente humana. Ao criticar os ídolos, o filósofo tem como propósito denunciar as opiniões 

(A)  oriundas da idolatria pagã. 
(B)  cristalizadas e preconceituosas. 
(C)  pessoais emitidas pelas principais personagens que se destacaram na história. 
(D)  geradas pelas quatro disciplinas que constituíam o Quadrivium, isto é, as quatro disciplinas que compunham o currículo escolar da Idade Média. 
(E)  originadas nas quatro principais religiões mundialmente conhecidas. 

11.  Para Descartes o erro reside apenas no juízo, isto é, na atribuição de um predicado a um sujeito, ou na inserção do sujeito na classe do predicado. Sendo a natureza humana criada pelo Deus Perfeitíssimo, o filósofo justifica a possibilidade do erro de julgamento devido à (ao) 

(A)  vontade infinita ultrapassar o entendimento finito. 
(B)  vontade finita pretender ultrapassar o entendimento infinito. 
(C)  vontade finita pretender ultrapassar o entendimento finito. 
(D)  vontade infinita ultrapassar o entendimento infinito. 
(E)  regressão da vontade ante a infinitude do entendimento. 

12.  A afirmação de que a linguagem é condição do pensamento significa dizer que ela é 

(A)  meio de comunicação entre os seres pensantes. 
(B)  instrumento a serviço do pensamento. 
(C)  discurso alusivo ao pensamento. 
(D)  constitutiva do próprio pensamento. 
(E)  expressão fiel do pensamento. 

13.  Em Lógica, a falácia denominada argumentum ad hominem (contra o homem) é cometida quando se ataca a pessoa que fez a afirmação ao invés de se refutar o argumento em que se baseia a própria afirmação. 

Com base nessa explicação sobre o argumento falacioso,  é correto afirmar que o caráter pessoal 
(A)  é logicamente irrelevante para a verificação da correção do raciocínio. 
(B)  é logicamente relevante para a verificação da correção do raciocínio. 
(C)  é parcialmente relevante. 
(D)  pode ser invocado somente quando houver uma justificativa absolutamente procedente. 
(E)  é invocado somente quando a pessoa atacada possui prestígio socialmente reconhecido. 

14.  O conceito aristotélico de  mímesis (imitação), empregado de modos diversos nas respectivas modalidades de arte, concerne à 

(A)  cópia fiel da realidade imitada. 
(B)  representação da realidade imitada. 
(C)  reprodução parcial da realidade imitada. 
(D)  reprodução total da realidade imitada. 
(E)  descrição da realidade imitada. 

15.  O termo arte deriva do vocábulo latino ars, que, por sua vez, corresponde ao vocábulo grego techne (técnica), no sentido lato de atividade humana baseada em regras. Mas, a partir do século XVIII, o termo técnica passou a designar a produção do útil e o termo arte, a produção exclusiva do belo. Considerando o seu caráter tanto utilitário quanto estético, é correto afirmar que o design industrial 

(A)  subordina a beleza das formas à funcionalidade. 
(B)  visa à beleza do material empregado para a fabricação dos utensílios. 
(C)  emprega materiais nobres para produzir a beleza dos utensílios. 
(D)  se vale da tecnologia para imitar os modelos artísticos. 
(E)  se caracteriza pela bricolagem dos objetos artísticos já elaborados. 

16.  A consciência moral exerce sua capacidade deliberativa diante de alternativas possíveis. Mas, a despeito do condicionamento histórico-social, a vontade deve ser livre para que o sujeito moral possa ser responsável pelos seus próprios atos. Com base na ética kantiana, o sujeito autônomo é aquele que 

(A)  deve agir de acordo com seu livre-arbítrio.  
(B)  age consoante as leis positivas tal como estas se acham consignadas nos códigos civil e penal.  
(C)  procura agir respeitando sempre os preceitos religiosos e morais socialmente estabelecidos. 
(D)  age incondicionalmente de acordo com o dever que ele mesmo se impõe, mas de modo que este possa ser reconhecido como lei universal. 
(E)  age de pleno acordo com as condições necessárias para se atingir a felicidade e o bem-estar de todos os cidadãos. 


09.  C 
10.  B 
11.  A 
12.  D 
13.  A 
14.  B 
15.  A 
16.  D

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